Foi-se o tempo em a área de TI era vista como uma grande despesa para as organizações. Hoje em dia, os investimentos no setor são considerados importantes e estratégicos para todos os tipos de negócio.
Na verdade, sem a tecnologia, é praticamente impossível se adaptar às novas demandas do mercado, oferecer a seus clientes e parceiros serviços mais inovadores e, consequentemente, obter lucros e vantagens competitivas.
O setor de TI está presente em muitas empresas, estimulando a melhora de processos e o aumento da produtividade. Ou seja, ela é a chave para o bom desempenho de todas as atividades.
Contudo, é preciso entender a dinâmica da própria área e fazer algumas mudanças que melhorem a sua eficiência. Por isso, sugerimos 4 dicas para gestores que querem ampliar a TI do seu negócio.
1 – Treinamento dos profissionais
A tecnologia está sempre mudando e se reinventando. Nada na área de TI é estático e com duração para a vida inteira. Por isso, os profissionais da sua organização precisam ser treinados para utilizar as tendências mais inovadoras do mercado.
As atualizações dos colaboradores são medidas que contribuem para a melhoria do serviço e deixam todos os profissionais alinhados com as novas práticas, eliminando falhas nos processos, conflitos e erros operacionais.
2 – Invista em comunicação unificada
A comunicação é a base para o desenvolvimento de toda organização. Sem ela, não há troca de informações, consenso de estratégias e nem tomada de decisão eficaz. É função do setor de TI facilitar a transmissão de informações entre os funcionários da companhia.
Para empresas que necessitem de contato com várias frentes trabalho, filiais e escritórios, o ideal é a comunicação unificada. O Skype for Business ou 3CX, por exemplo, reúne em uma única ferramenta chamada de áudio, videoconferência, VoIP e mensagens instantâneas.
Soluções como essa tornam a comunicação mais ágil, eficaz e de baixo custo. Afinal, outras formas de contato, como o telefone tradicional, podem ser evitadas, além de diminuir o número de deslocamentos para reuniões e demais atividades empresariais.
3 – Soluções em cloud
Armazenar dados e/ou rodar programas nos computadores e dispositivos não é visto como uma estratégia eficiente e segura para o mundo dos negócios. Acontece que máquinas podem sofrer danos, serem roubadas ou, simplesmente, pararem de funcionar, perdendo todo o conteúdo e informações que estavam arquivadas nelas.
A solução em cloud surgiu para proteger os dados da sua organização de forma remota, sem ocupar espaço físico, com segurança e economia.
A computação em nuvem é um sistema em que aplicativos, informações e recursos de TI são disponibilizados como serviço através da internet. Esse serviço garante que o usuário visualize, altere e armazene documentos e aplicativos de qualquer lugar em que ele estiver, bastando ter acesso à internet e log-in do sistema.
Esse tipo de recurso oferece muitas vantagens para as empresas, como:
- Agilidade no acesso aos dados;
- Eliminação de gastos com compra de servidores, softwares, antivírus e manutenção do setor;
- Economia de espaço, já que não há mais necessidade montar estruturas robustas para a área de TI.
O objetivo da solução em cloud é funcionar ininterruptamente todos os dias da semana.
4 – Terceirização
A terceirização é uma das dicas para gestores que querem ampliar a TI do seu empreendimento. Ela está cada vez mais presente em organizações que têm o intuito de aprimorar os negócios e reduzir despesas, sem abrir mão da segurança e qualidade nos serviços.
Vale ressaltar que o outsourcing é um ótimo investimento, visto que a ampliação da TI não se dará por meio de aumento da equipe ou compra de mais equipamentos, mas na melhora do desempenho das soluções tecnológicas. Com isso, a organização pode continuar com a mesma estrutura interna, trabalhando exclusivamente com a essência do seu negócio.Se você não sabe se é o momento de ampliar a TI da sua empresa, não fique na dúvida! Entre em contato com a 4infra e converse com nossos consultores.