(031) 3195-0580
4infra

5 coisas que não podem faltar na infraestrutura de TI de PMEs

5 coisas que não podem faltar na infraestrutura de TI de PMEs

As pequenas e médias empresas quase sempre deixam a infraestrutura de TI em segundo plano. Quando falamos em tecnologia, não estamos nos referindo apenas aos computadores e programas utilizados para o exercício da atividade, mas à montagem de uma infraestrutura completa que atenda de forma eficiente o negócio.

É até comum o pensamento de que investimento em tecnologia é apenas para grandes empresas, mas devemos te avisar que esse conceito ficou no passado. Atualmente, pequenos e médios empreendimentos têm usufruído das vantagens oferecidas pelas aplicações digitais tanto quanto os grandes conglomerados.

A tecnologia é grande aliada no desenvolvimento das PMEs por promover melhoria nos processos, produtos e comunicação, além de reduzir custos operacionais, entre outros benefícios que podem levar ao sucesso da empresa.

Mas a gente sabe que o orçamento pode estar enxuto e, às vezes, é preciso priorizar alocação de recursos para não fechar o mês no vermelho.

Então...

...por onde começar a escolha de itens para infraestrutura de TI?

Montar uma boa infraestrutura de TI pode ser um desafio para quem não entende os detalhes do setor. Por outro lado, também não é nenhum bicho de sete cabeças. A atenção deve estar voltada para os itens com melhor custo-benefício e aplicação imediata, até porque, no mundo digital, tudo fica obsoleto rapidamente.

Veja, abaixo, 5 coisas que não podem faltar na TI de PMEs.

Segurança de rede

Hoje em dia é impensável, para algumas organizações, trabalhar sem internet. Ela é fundamental para rotinas como pesquisa, execução de programas, atualização de dados, reuniões e contatos com fornecedores, dentre tantas outras atividades que só podem ser realizadas a partir de uma conexão.

E, por mais que tenhamos cuidado nos acessos, nem todo ambiente de rede é seguro e confiável, por mais que pareça ser assim. Algumas iniciativas “inofensivas” são, na verdade, um caminho para a entrada de vírus, spywares e malwares. Portanto, independentemente do tipo de negócio em que você atua, ou do tamanho da empresa, as falhas na rede podem comprometer o desenvolvimento das operações.

A segurança de rede combina várias camadas de defesa, impedindo que usuários não autorizados obtenham acesso aos recursos do sistema, além de barrar agentes mal intencionados na tentativa de realização de ameaças.

Backup em nuvem

Um dos pilares que move as empresas é a informação. Todos os dias, gestores e funcionários manipulam uma grande quantidade de dados que servem para suportar as tomadas de decisão de cada negócio. Imagine se, por algum motivo, todas as referências desapareçam do seu servidor e você não tem nenhum tipo de recurso para recuperá-las.

Prejuízo na certa!

Fazer backup em HD, CD ou até mesmo em servidor físico não é tão sustentável quanto um dia já foi. O backup em nuvem é um modelo de armazenamento no qual os dados podem ser acessados, gerenciados e armazenados em um servidor remoto via internet.

Ele é suportado por um provedor de armazenagem em nuvem responsável por manter as informações da empresa disponíveis e acessíveis a qualquer momento – mas só a quem tem autorização para tanto.

Dessa forma, mesmo que haja um desastre, como incêndio, alagamento ou terremoto, os dados vão estar sempre salvos, já que o armazenamento é virtual.

Suporte remoto

Outra ferramenta que não pode faltar nas PMEs é o suporte remoto. Essa é uma forma de otimizar processos e atendimentos sem q contratar um profissional especializado exclusivamente para essa função.

Se você tem um armazém ou padaria, por exemplo, e o sistema de controle de produtos não está funcionando, não é necessário parar tudo e chamar um técnico para realizar a manutenção. Basta entrar em contato com o suporte remoto, via telefone, chat ou aplicação específica, que um técnico faz o ajuste do sistema remotamente.

Isso é um ganho para a empresa, que evita custos com deslocamentos desnecessários, inchaço na folha de pagamento ou recolhimento de computadores para manutenção, impossibilitando o desenvolvimento do trabalho.

NoBreak

Nobreak é um tipo de aparelho que atua como segunda fonte de energia para dispositivos eletrônicos. Quando ocorre queda abrupta de energia, ele evita que os equipamentos ligados a ele sofram as consequências desse evento.

Esse é um dos recursos que não podem faltar na pequena empresa, já que ele fica encarregado pela pureza e regulagem da voltagem da corrente elétrica conectada a vários tipos de aparelho.

Outro benefício dessa tecnologia é a amostragem do percentual de bateria dos equipamentos que estão conectados ao NoBreak. Assim, quando o fornecimento de energia se esgota, ele passa a funcionar como fonte – e o tempo em que ele consegue manter ligado outro aparelho é revelado em seu visor.

Consultoria especializada

Querer tomar as decisões sem a ajuda de uma consultoria especializada de TI é um tiro no escuro. Isso porque ninguém conhece tão bem os meandros da tecnologia quanto os profissionais que trabalham na área.

As consultorias são empresas especializadas que otimizam processos organizacionais. No caso da infraestrutura de TI, ela fornece atendimento de análise, orientação, fornecimento de equipamentos, softwares, manutenção e profissionais especializados para o bom desenvolvimento do seu negócio.

As razões para investir em uma consultoria de TI são muitas, a começar pelo custo-benefício. Ao contratar esse tipo de serviço, tudo vai ser pensado de maneira a atender os objetivos da sua atividade, evitando compras de sistemas e programas que nunca serão usados.

Além disso, é possível reduzir os custos diretos que a empresa tem com a contratação de funcionários. Isso porque a consultoria também pode se desdobrar em terceirização, um modelo em que a contratada disponibiliza o serviço e arca com todas as despesas trabalhistas do colaborador alocado.

 

A 4Infra é uma consultoria de TI focada em pequenas e médias empresas, atuando em diversos segmentos do mercado, como indústrias, comércio, frigoríficos, escritórios de contabilidade e advocacia, entre outros.

Com mais de 20 anos em atividade, adotamos as melhores práticas de TI para que seus dados estejam seguros e suas atividades se desenvolvam naturalmente.

Por isso, conte com a 4Infra para orientar e implementar serviços de tecnologia na sua empresa. Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores.


13 de novembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down