A importância do suporte remoto de TI para pequenas empresas

A importância do suporte remoto de TI para pequenas empresas

Inovação e tecnologia precisam andar juntas para que novas vantagens competitivas sejam alcançadas nos mais variados objetivos estratégicos. Afinal, ambas são essenciais para manter a produção em dia, promover um atendimento ao cliente satisfatório e abordar novos serviços com eficiência. É aí que entra a importância do suporte remoto de TI para pequenas empresas.

Hoje, baseamos quase todos os processos empresariais em recursos tecnológicos. Assim, não dá para deixar que um computador, rede ou programa fique sem funcionar, já que isso pode prejudicar (e muito) o desenvolvimento da equipe. A inatividade do sistema gera atrasos nas entregas, perda de produtividade, insatisfação dos clientes e, claro, perdas financeiras.

Essa situação não é comum apenas em grandes empresas: pequenos negócios também sofrem com a instabilidade dos sistemas – e também precisam de retorno rápido sempre que um problema acontece.

Como depender de profissionais de TI in loco para a resposta rápida aos obstáculos nem sempre é uma opção para PMEs, ter um suporte remoto de TI para minimizar qualquer tipo de impacto é o ideal.

Mas...

... o que é suporte remoto de TI?

O suporte remoto de TI é uma forma de otimizar processos e atendimentos sem que seja preciso contratar um profissional especializado para tanto. Além disso, as resoluções a problemas podem ocorrer remotamente, ou seja, sem a necessidade de uma visita à empresa para que potenciais gargalos sejam desfeitos.

O que mais chama atenção no suporte remoto de TI é, ao evitar deslocamentos desnecessários, o recurso tende a responder a crises com muito mais agilidade.

Vamos a um exemplo: você tem uma pequena clínica médica e um número pequeno de equipamentos, compartilhado por todos que trabalham no local, em horários diferentes.

Em um dia de muitas consultas, o programa que dá acesso às fichas dos pacientes deixa de funcionar. Chamar um técnico até o local é dispendioso e demorado. A melhor saída é o atendimento a distância, em que o profissional terceirizado, por meio de comandos de controle, acessa a máquina na clínica e faz o reparo necessário.

A ideia é evitar que os computadores sejam recolhidos, impossibilitando que os colaboradores trabalhem com excelência. No nosso exemplo, como foi apenas o sistema de cadastro de pacientes que parou de funcionar, não justifica deixar o funcionário parado, certo?

Benefícios do suporte remoto de TI para as PMEs

As PME´s têm tanta necessidade de recursos tecnológicos quanto uma grande empresa, resguardadas as devidas proporções. E todo mundo que usa tecnologia vai precisar, mais cedo ou mais tarde, de suporte remoto de TI.

A boa notícia é que esse tipo de serviço traz mais benefícios do que “apenas” arrumar sistemas a distância.

Olha só:

Redução de custos

Já pensou em montar uma estrutura própria de TI para resolver problemas que não são recorrentes? O custo com a folha de pagamento, com certeza, iria para as nuvens.

O suporte remoto de TI para pequenas empresas é acessível e bem mais barato do que estruturar um setor especializado. Isso porque trabalha-se com funcionários alocados sob demanda, o que reduz os custos drasticamente, já que a terceirização permite o pagamento pelo serviço contratado.

Com isso, a pequena empresa deixa de custear salários, benefícios, 13º salário e outros encargos trabalhistas.

Rapidez no atendimento

Se o atendimento é convencional, quando surge demanda urgente, o gestor liga para o técnico e agenda um horário para o conserto. Nem sempre esse horário é cumprido, já que atrasos podem (e, provavelmente, vão) acontecer.

A perda de tempo nesse processo pode impactar a produtividade do negócio.

O suporte remoto, por sua vez, é rápido e efetivo, pois o objetivo é atender pequenos negócios que não têm como produto final a tecnologia da informação.

Atuação preventiva

O suporte remoto pode atuar também de forma preventiva. Isso é, detectar panes em computadores, perda de dados e travamento de servidores, entre outros obstáculos que podem ser evitados com a ajuda de um especialista.

Se você tem um pequeno negócio, saiba que ter suporte remoto de TI dentro do seu contexto é possível – e custa menos do que você imagina.

A 4Infra presta consultoria em outsourcing de TI e pode te ajudar a entender como o suporte remoto pode atuar diretamente no desenvolvimento das suas atividades.

Entre em contato com a gente e fale com um de nossos consultores!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
23 de outubro de 2020

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