A importância do WiFi no co-working

A importância do WiFi no co-working

Foi-se o tempo em que a utilização de cabos de rede era a única solução para acessar a internet. Já bem popularizado entre os usuários, o WiFi é o recurso que não pode faltar nos escritórios de co-working.

Com o advento da pandemia e a flexibilização do trabalho home office ou híbrido, muitas empresas reduziram seus espaços físicos. No lugar, adotaram o conceito de escritórios compartilhados como forma de reduzir e otimizar recursos.

É justamente aí que entra o co-working, tema do nosso texto de hoje.

O conceito de co-working é compartilhamento de espaços e recursos tecnológicos voltados ao trabalho. Ou seja, é um ambiente que oferece serviços básicos, como internet de alta velocidade, estações de trabalho, salas de reuniões e treinamentos, serviço de impressão e uma boa estrutura para atender as atividades feitas por profissionais de várias áreas, mas não necessariamente da mesma empresa.

Em outras palavras, as pessoas pagam o uso do co-working para trabalhar, se reunir com parceiros, clientes, colegas de empresa para desenvolvimentos de projetos e oferecer treinamentos, entre outros serviços.

Para que empresas e profissionais atinjam seus objetivos, a internet deve não apenas ser rápida: seu sinal precisa estar bem distribuído em todos os espaços do co-working.

Como garantir qualidade de WiFi no co-working?

A gestão de um escritório de co-working envolve muitas tomadas de decisões e estratégias para alavancar o negócio, sendo a escolha do provedor de internet sem fio uma das principais.

Essa, com certeza, é o carro chefe do negócio, já que simplifica o acesso dos funcionários, dando flexibilidade ao usuário para trabalhar de acordo com a sua demanda e de qualquer ponto do ambiente.

Contudo, para tanto não adianta, simplesmente, contratar um serviço como para a rede doméstica. O WiFi em co-workings necessita de velocidade e robustez. Para conseguir esses benefícios é preciso contar com a implementação de um projeto elaborado por uma consultoria de TI.

Um planejamento bem feito de instalação de WiFi em co-workings deve levar em consideração os seguintes pontos:

Área de cobertura

Qual o tamanho do seu co-working? E qual vai ser a área de cobertura do WiFi? A conexão vai começar logo na entrada do prédio ou apenas nas estações de trabalho?

Considerar todos esses detalhes ajuda na elaboração de um projeto dinâmico, enxuto e que atenda aos usuários dentro do orçamento do co-working.

Identifique as interferências

As conexões podem sofrer lentidão em virtude de interferências nas ondas de radiofrequência, o que provoca oscilação na internet e pode interromper o andamento dos trabalhos, como pesquisas em sites e videoconferências.

Somente um especialista em TI consegue identificar essas interferências e propor uma instalação de WiFi de qualidade e que atenda às necessidades do co-working.

Posição dos Pontos de Acesso (Access Point)

A posição do ponto de acesso deve ser pensada de forma técnica para que o sinal atenda todo o espaço, sem prejuízo de conexão com a internet. Por isso a importância de instalar os pontos de acesso conforme orientado no projeto para garantir uma boa cobertura em todo o co-working.

Velocidade por dispositivo conectado

O projeto de implementação de rede de internet sem fio deve também decidir a velocidade que os dispositivos precisam para navegar. Normalmente, se coloca uma velocidade maior que necessária para cobrir aqueles períodos em que o espaço recebe mais visitantes.

Plano de internet

O WiFi precisa de um provedor para poder funcionar, por isso escolha aquele que te ofereça um custo mensal de acordo com o orçamento, mas, principalmente que seja flexível. Isso é, que consiga expandir a velocidade de acordo com as demandas do ambiente.

 

Se o seu negócio não anda bem por conta das intermitências do sinal do WiFi ou se pretende começar do zero um co-working, não perca tempo com soluções sem garantias que podem de fazer gastar mais e não ter resultados efetivos. 

Venha fazer um projeto com os consultores da 4Infra! Somos uma empresa especializada em TI que ajuda pequenos e médios negócios a montar a rede de WiFi e se expandirem no mercado.

Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

#WiFi #coworking #infraestruturadeRede



Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
16 de março de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
PowerShell: o que é e para que serve?
8 de dezembro de 2023
Gerenciamento de e-mails com Exchange Online
6 de dezembro de 2023
Desmistificando o Power BI: transformando dados em decisões estratégicas
4 de dezembro de 2023
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
1 2 3 155

chevron-down