Com o passar dos anos, a tecnologia ganhou papel de destaque nas organizações e reformulou muitos processos. Neste cenário, a análise preditiva em TI ganha força por permitir aos gestores a capacidade de se preparar para o futuro e de solucionar problemas possíveis.
A análise preditiva não é exatamente algo novo. Esse tipo de análise já existe há algumas décadas, mas tem sido mais usada nos últimos anos por empresas que buscam se destacar dos concorrentes.
A popularidade recente da análise preditiva tem um motivo. Com volumes de dados crescentes, computadores mais baratos e softwares mais acessíveis, além da necessidade de diferenciação competitiva, a análise preditiva passa a ser uma ferramenta ao alcance de todos.
A análise preditiva é um tipo de Big Data Analytics que permite que a empresa utilize dados de maneira estratégica e auxilia os gestores a encontrar tendências e prever demandas dos usuários.
São utilizados algoritmos estatísticos e técnicas de Machine Learning para determinar previsões baseadas em probabilidade. Em TI, pode ser usada para identificar tendências do setor, novas tecnologias, demandas internas, objetivos e metas da empresa e projetos já previstos.
Com todos esses pontos mapeados e identificados, fica mais fácil para o gestor planejar de maneira robusta e tomar decisões baseadas em dados.
A análise preditiva é um investimento estratégico nos resultados da empresa. Pode ser utilizada em marketing, detecção de fraudes, reforço de
e no desempenho operacional e gerencial de um negócio.
A análise preditiva é uma ferramenta que todo gestor de sucesso deve utilizar para se preparar para o futuro.
Em uma época de desenvolvimento tecnológico constante e rápidas alterações na maneira como os clientes consomem e se relacionam com as empresas, é essencial ter atenção ao futuro para não ficar para trás
Com a análise preditiva, a empresa se torna preparada para atender demandas e permite que o negócio se torne competitivo, eficaz e dinâmico. Ela também permite que a empresa fique mais segura e robusta.
Empresas orientadas a dados conseguem potencializar a retenção de clientes, atrair novos e preparar estratégias que ofereçam resultados não só a curto prazo, como também a médio e longo prazo.
Alguns passos devem ser seguidos.
O primeiro passo para implementar a análise preditiva no setor de TI de sua empresa deve ser a definição de métricas a serem usadas. É importante que os dados mensurados sejam medidos a partir de objetivos da empresa para que atinjam resultados reais.
As métricas também serão utilizadas para mensurar a eficiência da estratégia. Por isso, é de extrema importância que elas sejam definidas com cuidado e que reflitam as metas e os valores da empresa.
Boas práticas de governança de dados colaboram para a definição e garantia de qualidade e consistência dos dados. Políticas de governança de dados também garantem tomadas de decisões mais eficazes e assertivas e otimizam o negócio, economizando recursos e organizando os processos.
Os dados utilizados devem estar disponíveis, serem objetivos, fáceis de acessar e claros. Para que a análise preditiva tenha um bom funcionamento, o tratamento dos dados é essencial e encontrar as melhores ferramentas também.
As ferramentas e dados utilizados devem ser personalizados e específicos para a demanda empresarial.
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