(031) 3195-0580
4infra

Backup em nuvem para empresas é caro?

Backup em nuvem para empresas é caro?

Depende! A verdade é que, quanto mais moderno for o sistema e mais ferramentas auxiliares o backup em nuvem escolhido possuir, mais alto será o custo de aquisição. É compreensível se preocupar com o preço final de todo esse aparato, principalmente quando a ideia inicial é montar um servidor próprio.

Independentemente de qual seja a escolha, uma coisa é certa: manter o jeito tradicional, com todos os documentos da companhia em arquivos físicos ou na memória de um único computador, é muito arriscado. Isso porque, na ocorrência de uma fatalidade, como um incêndio ou roubo, todos os documentos podem ser perdidos por definitivo.

Para não colocar seu negócio em risco, a solução de backup em nuvem para empresas vale a pena, mesmo que o preço seja um pouco elevado. A segurança do sistema é garantida por contrato, tendo todo amparo jurídico em caso de prestação ineficiente do serviço de computação em nuvem.

Antes de fechar o negócio, fique atento ao contrato e perceba quais vantagens a prestadora de serviços oferece em detrimento das demais. A partir disso, a segurança das informações da companhia estará garantida, evitando problemas com a LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), por exemplo.

Backup em nuvem vale a pena?

O principal ponto é, sem dúvida, a segurança de dados do empreendimento. Pense em quão trabalhoso seria ter de reaver todos os arquivos físicos que se perderam em um incidente no local de trabalho. Mesmo que a impressão seja necessária, manter cópias em nuvem é fundamental para garantir que os dados nunca se percam, sem validade definida.

Contar com os benefícios do cloud computer (computação em nuvem) é importante para a construção do sucesso da companhia, mantendo a confiança dos clientes e colaboradores de que suas informações pessoais estão a salvo. Lembre-se de que, a multa para empresas que descumprirem o que foi estabelecido pela LGPD, já pode ser aplicada, incluindo a armazenagem incorreta de dados.

O backup em nuvem para empresas não possui um modelo padronizado, podendo ser personalizado à realidade do empreendimento. Assim, é possível contratar um plano que caiba no caixa da empresa, além de tornar-se dispensável a contratação de servidores internos, economizando ainda mais.

À medida que a companhia cresce, mais espaço de armazenamento pode ser comprado, assim como também pode ser diminuído, de acordo com a demanda de arquivos do negócio.

Quanto custa o backup em nuvem e como escolher o melhor

Ao pesquisar na internet, você vai descobrir que existem backups em nuvem gratuitos, mas com grandes limitações de espaço de armazenagem e, o mais importante para o negócio, segurança. Para ter certeza de que as informações sensíveis estarão devidamente resguardadas e que o espaço será suficiente, o melhor caminho é contratar um serviço pago.

Prestadoras de serviço dedicadas a essa atividade, proporcionam soluções mais completas e adaptáveis ao contratante. Não é possível definir o custo para contratar o backup em nuvem para empresas, já que o valor é definido pela quantidade de arquivos. Quanto maior for o espaço requerido, mais esforços a prestadora de serviços terá em atendê-lo, aumentando a precificação.

Além disso, é importante avaliar se a sua empresa possui funcionários de TI prontos a prestar serviços de suporte em caso de falhas do servidor próprio. Caso contrário, fica ainda mais nítida a necessidade de terceirização do cloud computer, contando com o apoio da prestadora de serviços.

Para esclarecer todas as dúvidas e ter certeza de que vale a pena contratar o backup em nuvem para a sua empresa, entre em contato com a 4Infra e peça a avaliação de um dos nossos especialistas. Oferecemos consultoria para implementação de projetos de TI em empreendimentos de diversos portes e segmentos, com mais de 20 anos de experiência na área.


14 de setembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down