Backups seguros contra ataque de ransomware

Backups seguros contra ataque de ransomware

Um dos grandes gargalos da tecnologia está relacionado à segurança. Embora as inovações tenham trazido agilidade e praticidade ao mundo em que vivemos, ainda existem diversas vulnerabilidades ligadas à proteção de dados. 

Muitos usuários se sentem receosos em clicar em links ou realizar downloads, mesmo quando são de um remetente ou fonte fonte conhecida. O medo de ser surpreendido com um ataque de ransomware tem fundamento, já que dados importantes podem ser bloqueados, sequestrados ou roubados.

Como funciona um ataque de ransomware?

Ransomware é um software feito com o objetivo de causar danos a um computador, servidor ou rede. É um tipo de malware projetado para criptografar  áreas de armazenamento e tornar os dados inacessíveis para o usuário.

Funciona assim: cibercriminosos detectam as brechas de segurança que ocorrem durante, por exemplo, a transferência de dados entre servidores, computadores, notebooks e outros dispositivos. Eles utilizam essa deficiência para obter informações privilegiadas e vantagens financeiras, para interesses próprios ou de terceiros.

Dessa maneira, o hacker opera para infectar o dispositivo da vítima, criptografando arquivos e aplicativos, impedindo o seu acesso no sistema operacional do equipamento.

Quando o processo termina, surge uma tela azul dizendo que o computador foi infectado e que o acesso só será liberado mediante pagamento de resgate. Para uma empresa que manipula milhares de informações por dia, o quanto essa vulnerabilidade pode custar?

De acordo estudo realizado pela CPR ( Check Point Research), o resgate pago é um pequeno componente do custo do ataque de ransomware. Estima-se que os prejuízos para a vítima chegam a ser sete vezes maiores do que o preço do resgate. Nesse montante, incluem-se os custos de resposta, restauração, honorários advocatícios e custos de monitoramento.

Como proteger a sua organização

Ninguém está livre de um ataque de ransomware. Mesmo que você tenha  inúmeras soluções que protejam sua rede contra os invasores, a atualização dos protocolos de segurança deve ser constante. Isso porque os hackers estão cada vez mais sofisticados na forma de obter os dados sigilosos da vítima.

Se você pensa que esse tipo de ataque não vai atingir seu negócio, está bem enganado. Ele se espalha rapidamente, atingindo negócios dos mais diversos segmentos e de diferentes tamanhos.

Você já ouviu falar do software de engano? O Scareware é um programa que simula um antivírus ou ferramenta de limpeza. Muito utilizado pelos cibercriminosos, o programa finge realizar a varredura, para então emitir  um alerta para que o usuário pague pela correção de um falso problema.

Algumas versões desse ransomware fazem o bloqueio completo do dispositivo, enquanto outros autorizam a exibição de pop-ups com anúncios.

Esse é apenas um dos exemplos do que o software pode acarretar em seu negócio, trazendo prejuízos financeiros e operacionais.

Uma das melhores formas de proteger seus dados é a realização de backups seguros periódicos. Dessa forma, você garante que seu negócio não perca nenhum dado, caso ele seja infectado por um ataque de ransomware.

O backup pode parecer, em princípio, um recurso básico e até mesmo de pouca relevância, mas desempenha um papel primordial na segurança corporativa. Sua importância se destaca porque ele é a última barreira para recuperar os dados e dispensar o pagamento do resgate para os cibercriminosos.

Independentemente do modus operandi dos criminosos, hoje em dia é muito fácil baixar um programa de phishing e comprar uma lista de e-mail das possíveis vítimas. A partir disso, o ataque é facilmente iniciado e a vítima precisará pagar pelas informações sequestradas.

Ao realizar o backup, você estará replicando os dados em outros locais seguros e criptografados, garantindo acessibilidade, agilidade nas buscas e proteção contra  ataques de ransomwares. Ou seja, mesmo que um possível sequestro aconteça,  seu legado estará armazenado em outro ambiente virtual, garantindo a integridade da empresa.

Não espere um ataque de ransomware acontecer para proteger suas informações corporativas! O problema é real e tem atingido milhões de empresas em todo o mundo. Comece ainda hoje o seu projeto de Backup, entrando em contato com os consultores da 4Infra, temos as melhores soluções para o seu negócio!

#RansonWare #SegurancadeDados #SegurancaemTI

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
7 de outubro de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
Como instalar e Configurar Antena UniFi | 4infra
22 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down