(031) 3195-0580
4infra

Características de empresas exponenciais que seu negócio precisa ter

Características de empresas exponenciais que seu negócio precisa ter

Já parou para pensar que algumas empresas alcançam o sucesso muito rápido, enquanto outras fecham em pouco tempo? A diferença entre elas não está apenas no controle administrativo e financeiro do negócio, mas, também, no investimento em uma gestão voltada para a modernização dos processos.

Enquanto organizações tradicionais se preocupam em cultivar uma base qualificada de pessoal e ativos físicos, que costuma ser um processo demorado e incerto, as chamadas empresas exponenciais adotam uma forma diferente de fazer negócio.

Para obter altas taxas de crescimento a custos bem mais baixos, esse modelo de organização investe em inovação tecnológica. Ou seja, os ativos oferecem retornos compostos ao longo do tempo.

Vamos a um exemplo: o Airbnb, serviço online comunitário para pessoas anunciarem e reservarem acomodações em todas as partes do mundo, conseguiu, em oito anos, uma avaliação de US$ 30 bilhões, mais que as redes Hilton e Hyatt. O que impressiona nesse valor é que as redes de hotéis, juntas, têm mais de 100 anos de operação e cerca de 100.000 funcionários a mais que a empresa exponencial.

O que torna o Airbnb um negócio lucrativo é o seu crescimento em redes, sem a necessidade de adquirir prédios, escritórios e  salas comerciais. A base desse tipo de investimento é a construção de relacionamentos.

O que são empresas exponenciais

As organizações exponenciais são negócios que crescem até 10 vezes mais rápido do que empresas tradicionais. Para isso, elas devem possuir características em comum, como pensar grande, independente do segmento de atuação.

Dentre as particularidades desse modelo empresarial, está uma em especial: todas possuem um Propósito Transformador Massivo (PTM), que são as ambições que a empresa quer realizar.

Tais ambições podem não ser, de fato, como elas atuam, mas sim algo inspirador que pregam aos seus clientes e colaboradores para fazê-los acreditar no produto.

Como transformar a sua empresa em exponencial

Se você acha que só grandes organizações podem ser exponenciais, está muito enganado. Pequenas e médias empresas também podem usufruir desse modelo.

Para que isso aconteça, veja alguns passos a serem implementados:

#1 – Equipe sob demanda

A empresa exponencial opta por contratar sob demanda e criar equipes mais enxutas.

Assim como a Uber, que não emprega funcionários, muitos negócios estão seguindo o rumo da terceirização na maior parte do trabalho, o que dá mais flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

#2 – Meios colaborativos

Empresas exponenciais usam meios colaborativos para construir comunidades e escalar seu trabalho.

Essas redes são importantes por diversos aspectos: obter feedbacks, gerar ideias e conteúdos e desenvolver relacionamentos, além de promover serviço e produto.  Essas atribuições aumentam a confiança dos clientes e proporcionam conhecimento de marca, melhorando o crescimento do negócio.

#3 – Autonomia

Esse modelo de organização possui equipes auto-organizadas e multidisciplinares que, mesmo apresentando estrutura hierárquica, trabalham de forma descentralizada, tendo como objetivo pessoas proativas e capazes de gerir a si mesmas.

#4 – Experimentação

Nas empresas tradicionais os produtos são testados pelos possíveis consumidores nas etapas finais do desenvolvimento. Contudo, esse processo pode ser demorado, já que qualquer problema mais significativo leva tempo para ser solucionado.

As organizações exponenciais operam de forma diferente. Estão constantemente adaptando, aprimorando e ajustando seus esforços para se adequarem a fatores externos.

#5 – Suporte em TI terceirizado

Para que uma pequena ou média organização se transforme em exponencial é importante eliminar responsabilidades que não fazem parte do negócio.

Isso quer dizer que não há necessidade de fazer grandes investimentos em rede de computadores, servidores, internet e profissionais especializados. A solução para todas essas questões está na terceirização de TI.

Atitudes estratégicas como essa ajudam as empresas a crescer ainda mais. Afinal, contratar suporte técnico de TI reduz o custo em infraestrutura, que sempre onera os empreendimentos. Além disso, com a terceirização de TI, é possível contar com mão de obra extremamente qualificada, fornecida pela consultoria escolhida como prestadora desse serviço.

Quer transformar sua empresa em exponencial, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer isso? Entre em contato com a 4Infra.  


29 de novembro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down