(031) 3195-0580
4infra

Como contratar a melhor consultoria em TI?

Como contratar a melhor consultoria em TI?

A tecnologia é uma realidade que abrange todos os tipos e tamanhos de negócios. A consultoria em TI, por sua vez, não serve “só” para escolher e implementar sistemas. Cada vez mais ela vem apoiando as empresas em suas estratégias, oferecendo os recursos necessários para sobreviver em ambientes ultra competitivos.

Toda essa inovação não se estabelece somente nas plataformas, aplicações e servidores. Ela se expande, também, para os setores de serviço. Nesse contexto, a consultoria de TI tem ganhado espaço e melhorado, significativamente, a produtividade das organizações – e seu reconhecimento pelo público.

O que é uma consultoria em TI?

A consultoria em TI é o serviço que mapeia necessidades de tecnologia da informação dentro de um ambiente e atua com a coordenação de atividades ou, até mesmo, a terceirização de todo ou parte desse setor em uma empresa.

Quando essa é a alternativa escolhida, não se faz necessário arcar com o custo de uma infraestrutura completa, com equipamentos, servidores, data center, softwares, aplicações e contratação de profissionais, já que a própria consultoria em TI está apta para assumir essas responsabilidades.

Uma boa empresa de tecnologia da informação é formada por especialistas de várias áreas que auxiliam os clientes a identificar as principais necessidades em informática, instalações, migrações e manutenção de sistemas de informação. Esse esforço garante ao cliente final a gestão dos processos administrativos, financeiros e comerciais, com aumento de produtividade e redução de custos.

Em outras palavras, a consultoria em TI fornece praticamente tudo, desde o projeto de tecnologia até os equipamentos, mão de obra, reparos, atualizações de programas, service desk, virtualização de servidores, cloud computing e todos os tipos de serviços tecnológicos que fazem o projeto funcionar.

E qual é a melhor de todas?

Diante das inúmeras opções, a dúvida que fica é: como contratar a melhor consultoria em TI? Colocar um selo de “melhor consultoria” não é fácil, já que a melhor consultoria em TI vai ser aquela que entende o seu escopo e tem a expertise para fazer a diferença.

Muitas são focadas em um único sistema ou nicho de mercado, outras já são mais abrangentes, mas não têm experiência com os programas utilizados pela organização. Por isso, é preciso ter muita atenção e seguir as dicas abaixo, para não cair em nenhuma cilada.

Informe-se sobre a empresa

Conhecer a empresa é o primeiro passo para quem quer contratar uma consultoria em TI. Busque o máximo de informações sobre ela, avaliando a sua reputação em sites de tecnologia e redes sociais, como o LinkedIn.

Se possível, converse com outros clientes e avalie a experiência e o fornecimento dos serviços. Essa troca de informações é fundamental para que o gestor tome uma decisão mais assertiva.

Avalie as questões contratuais

Por mais que a consultoria em TI tenha boas referências, não assine o contrato de imediato. Leia com calma todos os termos e cláusulas, avaliando se o acordo atende às expectativas do negócio.

Se houver qualquer objeção ou dúvida, elas devem ser esclarecidas e especificadas no contrato, deixando claro temas como coberturas, prazos, ajuste de valores e aditivos e outros itens pertinentes.

Foco na confidencialidade

A consultoria em TI que você escolher vai ter acesso a todos os dados corporativos, desde os corriqueiros até os mais valiosos e restritos. Pode parecer óbvio, mas essas informações devem ser mantidas em sigilo – e nada melhor para garantir isso do que exigir um termo por escrito que estabeleça a confidencialidade antes do fechamento do acordo.

Ele pode, inclusive, estar em alguma cláusula do contrato.

Por mais que a consultoria tenha boa reputação, acordos verbais, legalmente, não valem nada. Atitudes como essa evitam transtornos e prejuízos, como roubo de senhas e projetos e extravio de arquivos.

Verifique o catálogo de serviços

Na hora de contratar a consultoria em TI é imprescindível verificar o catálogo de serviços que ela oferta, já que ela pode ser excelente, mas não necessariamente para o que você precisa agora.

Faça uma análise de tudo o que ela pode fazer pela organização, desde mapeamento de redes a fornecimento de notebooks, por exemplo.

Em caso de terceirização de bens e serviços, é interessante que a empresa contratada disponibilize serviços que tornem seu cliente competitivo. Para tanto, é indispensável estar alinhada às tendências tecnológicas.

O importante de uma consultoria em TI é atender suas demandas e reduzir ao máximo os custos com tecnologia.

Em resumo...

... ao escolher sua consultoria em TI, investigue os serviços disponíveis em cada potencial fornecedor e entenda se a metodologia e os acordos vão atender suas demandas do jeito devido.

Se quiser bater um papo a respeito desse tema com especialistas prontos para te ajudar, conte com a 4Infra! Com experiência de 20 anos no mercado e apego pela inovação, oferecemos excelência em todo o nosso portfólio – que inclui casos de sucesso com pequenas e médias empresas.

Ficou interessado? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores!


20 de janeiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down