(031) 3195-0580
4infra

Etapas de contratação para cabeamento estruturado

Etapas de contratação para cabeamento estruturado

Se sua empresa decidiu fazer cabeamento estruturado de rede, saiba que tomou a decisão certa. Afinal, com esse recurso, o sistema fica mais bem organizado e esteticamente aprazível. Além disso, um projeto de cabeamento também ajuda a promover flexibilidade, além de oferecer gerenciamento facilitado.

Mas, afinal, do que se trata?

O cabeamento estruturado é a padronização de cabos, conectores, condutas e quaisquer dispositivos que, em conjunto, estabelecem uma infraestrutura de rede em um espaço adequado. Para que seja feito de forma correta, é indispensável considerar normas de segurança e recursos dos equipamentos antes de começar a, simplesmente, “organizar os cabos”.

Projetos como esse são muito utilizados no setor de TI, no intuito de cabear um tipo de estrutura específico. Um exemplo é sinalizar dados de voz (telefonia) e multimídia (som ambiente e vídeo) que podem ser transmitidas através do mesmo cabeamento. Através do cabeamento, pontos diferentes dos dispositivos interligados podem se comunicar sem interferências.

Principais benefícios do cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado, conjunto padronizado de cabos, conexões e dispositivos desenhados especialmente para fins específicos, traz alguns benefícios que vão além dos citados no primeiro parágrafo desse texto.

Alguns deles atuam, diretamente, na economia que a empresa faz a partir de novas formas de desempenhar trabalhos na estrutura de TI.

Quer ver? Separamos, abaixo, os principais pontos positivos de optar por um cabeamento estruturado. 

Retorno de investimento

A unificação de serviços em uma mesma estrutura evita gastos com futuras atualizações e custos com manutenções. Caso haja necessidade de modificações no layout, ou na movimentação física da rede, a infraestrutura já está pronta. 

Assim, não é preciso gastar tempo e dinheiro projetando um novo cabeamento.

Evita falhas de rede

Falhas comuns de junções cabeadas, como oxidação de conectores, mau contato e danos em cabos, são causadas por problemas de rede. Ao adotar o cabeamento estruturado, todas essas situações serão evitadas, já que sua implementação prevê uma rede que siga os mais altos padrões de qualidade.

Gerenciamento facilitado

O sistema de cabeamento estruturado não depende de uma equipe grande e constante para cuidar do Data Center.  Todas as atividades podem ser gerenciadas por um time menor, realizando trabalhos de manutenção em redeconforme a demanda.

Viabiliza a expansão

O sistema estruturado suporta futuras aplicações e potencial aumento do tráfego de dados e usuários. O melhor dessa padronização é que as atualizações podem ser realizadas sem que o sistema seja interrompido.

Maior durabilidade

A vida útil do cabeamento estruturado é bem maior que a convencional, podendo chegar a 25 anos.

As vantagens são muitas e podem trazer um crescimento sustentável para a organização. Contudo, nada disso será possível se a empresa não souber fazer a contratação para cabeamento estruturado de forma adequada.

O que é preciso saber ao contratar serviço de cabeamento estruturado

Para ter certeza que o serviço de cabeamento estruturado vai ser realizado com os critérios certos e em conformidade com o projeto, é preciso observar as etapas de contratação para cabeamento estruturado.

São elas:

#1 Escolha da empresa

Escolher a empresa que vai planejar e executar o serviço de cabeamento estruturado não é algo simples. É preciso, antes de tudo, relacionar apenas os nomes de referência no mercado para solicitar orçamentos.

Caso contrário, um fornecedor pouco qualificado pode apresentar o preço melhor – e o barato vai sair caro. A contratante pode amargar uma série de prejuízos, como financeiro e de falta de segurança de dados.

Por isso, antes de escolher o parceiro que vai montar a infraestrutura de cabeamento, lembre-se de observar o portfólio que ele apresenta. Em serviços muito específicos, como o de cabeamento estruturado, é comum que a empresa solicite ao fornecedor um portfólio com os clientes e projetos executados para cada um deles.

Outro ponto importante é se a empresa que vai prestar o serviço está com a documentação em dia, como o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e o atestado de capacidade técnica. Esse último garante a qualidade das obras em outros clientes.

Por fim, avalie os currículos dos profissionais que vão prestar o serviço, observando as experiências e capacitações.

#2 Tipos de cabeamento

Os mais utilizados são os cabos de par trançado e os de fibra óptica. Todos têm suas vantagens e limitações, tornando importante analisar para qual tipo de rede cada um se aplica.

Os cabos de par trançado têm o melhor custo-benefício e podem ser comprados em fornecedores de informática ou feitos sob medida. Já os de fibra ótica são bem mais caros, mas permitem transmissões de dados em alta velocidade e os deixam imunes a qualquer interferência eletromagnética.

Um aspecto da execução do serviço que exige atenção está relacionado aos cabos coaxiais. Eles são usados ainda em redes mais antigas, mas não são recomendados nos dias de hoje. Isso porque os seus conectores são mais caros, os cabos menos flexíveis e, de forma geral, também são mais propensos a mau contato.

Nesse sentido, verifique quais tipos de cabeamento o fornecedor utiliza e qual se encaixa melhor ao projeto da sua empresa.

#3 Modelos de rack 

Os racks para cabeamento estruturado devem ser projetados para acondicionar, instalar e proteger equipamentos e acessórios, como patch panels, switchs, organizadores, tampa cega, roteador, régua de tomada, servidores e eletrônicos em geral. 

Além disso, os modelos devem seguir as normas da ABNT.  

Os principais modelos são o rack de coluna, exclusivo para cabeamento estruturado, e o rack de piso, utilizado para aplicação mista, com servidores, cabeamento estruturado e acessórios de rede.

#4 Acabamentos

O cabeamento estruturado trabalha com muitos fios e, em princípio, mexe com a estrutura da organização. Mas, no final, aos olhos de quem entra nos escritórios, as modificações devem ser imperceptíveis.

Um bom trabalho deve priorizar a estética, a discrição e a segurança em ambientes de instalação de cabos e fibras ópticas. 

Plaquetas de identificação, protetor de emenda, itens de proteção para fibra óptica, bandeja, conector para perfil flexível e adaptador para furo na parede fazem parte do acabamento – e devem ser considerados na contratação.

Quer executar o serviço de cabeamento estruturado em sua empresa? Entre em contato com quem tem conhecimento e prática no assunto. 

A 4Infra possui uma equipe de profissionais capacitados que vão adaptar o seu projeto às soluções tecnológicas mais avançadas do mercado. Venha fazer um orçamento com a gente!


9 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down