(031) 3195-0580
4infra

Como gastar menos com telefonia empresarial usando VoIP?

Como gastar menos com telefonia empresarial usando VoIP?

Carta, telefone, e-mail e VoIP. A comunicação empresarial evoluiu muito com a tecnologia, e a transformação digital dos últimos anos acelerou essa mudança. Para melhor, diga-se de passagem. Já se imaginou trocando cartas com um cliente do outro lado do Brasil?

Nos últimos tempos, as empresas têm adotado estratégias de comunicação e atendimento eficazes e com bom custo-benefício.

Além das soluções de colaboração que melhoram a produtividade interna, a utilização de telefonia empresarial usando VoIP faz com que os negócios tenham baixo custo com comunicação. Isso é primordial para pequenas e médias empresas, que têm recursos financeiros mais restritos. Veja como economizar!

Telefonia empresarial usando VoIP

Telefonia VoIP é aquela que permite fazer e receber chamada de voz ou de vídeo por meio de conexão com a internet. Ela funciona a partir da conversão do sinal de voz analógico em um conjunto de sinais digitais, que será enviado preferencialmente por uma internet banda larga (alta velocidade).

A telefonia empresarial usando VoIP é uma das tecnologias que vêm sendo cada dia mais adotada para a redução de custos com ligações locais, interurbanas e até internacionais.

Mas não só a economia motiva seu uso: qualquer empresa que deseja evoluir suas telecomunicações pode adotá-la e aplicá-la em correio de voz, salas de conferência, redirecionamento de chamadas.

PABX

A telefonia VoIP otimiza os processos de comunicação empresarial ao permitir a adição de recursos interessantes, como PABX Virtual. Esse sistema funciona como uma central telefônica, unificando ramais da organização e eliminando a necessidade de múltiplas linhas.

Ele também reduz os custos de ligações de DDD e DDI e realiza o redirecionamento de uma chamada para qualquer ramal ou celular, melhorando o atendimento ao cliente.

Por este motivo, o PABX é um complemento à telefonia empresarial usando VoIP, especialmente importante para pequenas empresas que não dependem tanto de telefonia.

Em outras palavras, esse sistema torna a oferta de serviços de comunicação mais elaborada, além de proporcionar uma rede mais sólida.

Redução de custos com VoIP

Como exatamente a VoIP pode reduzir os custos de telefonia de uma empresa? Por que dizem que o gasto de uma ligação por VoIP fica em cerca de ¼ do custo da ligação por telefonia tradicional? Como a ligação pode ser gratuita? Existem vários fatores técnicos que explicam isso.

A telefonia IP, por ser baseada na internet, dispensa a conexão física à rede de uma operadora convencional. Por meio de um link de dados, os negócios passam a ter uma série de alternativas, como:

  • Comunicação via link de dados entre matriz e filiais;
  • Criação de ramais internos acessados pela internet por meio do uso de softphones em notebooks, tablets ou smartphones;
  • Criação de números locais em localidades remotas, mesmo sem a presença de escritório físico no local.

Todas essas alternativas contribuem para a redução de custos operacionais de um negócio. Especificamente sobre a economia com telefonia, há outros fatores adicionais que a provocam. Por exemplo, o gestor pode direcionar chamadas fixas para a operadora convencional PSTN, mas direcionar as chamadas DDD e móvel para uma operadora IP. Esse flexibilidade é uma forma de economizar.

Outro ponto interessante é a ausência de contratos de longo prazo com as operadoras convencionais de telefonia. Com o VoIP, a empresa paga somente pelo que usa, não estando vinculada a um contrato longo.

Estima-se que a redução de custos com telefonia pode atingir até 70% em alguns casos, motivo pelo qual se fala em investimento, não gasto como VoIP. E ela ocorre por alguns motivos:

  • O direcionamento das ligações pode ser feito para operadoras com preços mais competitivos;
  • Existe a possibilidade de realizar ligações gratuitas entre os ramais de suas filiais por meio de recursos da Internet;
  • Seja para telefones fixos ou móveis, há redução de custo nas ligações DDD e DDI.

É possível gastar menos com telefonia empresarial usando VoIP? Certamente. O gestor só precisa contar com uma empresa especializada em TI para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções de telefonia IP para seu negócio!


19 de setembro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down