(031) 3195-0580
4infra

Como implementar a LGPD em menos de seis horas?

Como implementar a LGPD em menos de seis horas?

É hoje que a Lei Geral de Proteção de Dados começa a vigorar, e se você entrou em desespero com essa “surpresa” e está procurando informações de como implementar a LGPD em menos de seis horas, temos uma boa e uma má notícia...

Começando pela má – que responde à pergunta do título: não tem como implementar a LGPD em menos de seis horas. É impossível. Como estamos dizendo desde o ano passado aqui, no blog da 4Infra, o projeto de proteção de dados para uma empresa pequena leva, no mínimo, seis meses. Empresas de médio e grande porte, então, vão levar ainda mais tempo para adequar suas plataformas ao que pede a nova lei.

Ou seja: seu problema não terá solução imediata, não tente correr com as adequações porque não vai dar certo.

Depois dessa, qual poderia ser a boa notícia, afinal?

A boa notícia é que a nossa mania brasileira de deixar tudo para a última hora vai acabar com muita gente sendo salva pelo gongo: é real que a LGPD já passou pelo Senado, mas espera a sanção presidencial, o que pode adiar mais um pouquinho as punições para quem não seguir a nova lei.

Se não tem como implementar LGPD em menos de seis horas, o melhor é começar agora

Sabe aquela história de “daqui a um ano você vai ter se arrependido de não ter começado hoje”? Pois é: se você não quer que sua empresa seja uma dos #atrasadosDoEnem versão LGPD, melhor começar agora a se adequar a nova lei.

Isso porque as multas e sanções a quem não tiver seu processo de recolhimento e distribuição de dados muito bem descritos no ambiente online, necessitando da aprovação do usuário para prosseguimento, foram adiadas. A punição que pode chegar até 2% do faturamento da empresa em multas, com limite em R$50 milhões, começa a valer em agosto de 2021.

O ano atípico de 2020 acabou sendo uma das razões pelas quais esse processo não se desdobrou tão rapidamente em Brasília, mas veja nesse susto que você tomou de ontem para hoje um alerta: não dá mais para brincar com os prazos. Mudanças podem ocorrer, literalmente, da noite para o dia.

Assim, é melhor resolver essa pendência o quanto antes a estar sujeito a buscar novamente, em algum momento no futuro, dicas (impossíveis) de como implementar LGPD em menos de seis horas. Lembre-se que as chances de novo adiamento são praticamente nulas.

Por onde começar a implementar a LGPD?

Eis aqui mais uma excelente notícia para você que dormiu no ponto: a 4Infra tem uma série de materiais interessantes que podem te ajudar a entender o que é a Lei Geral de Proteção de Dados, para que serve e de que forma ela impacta tanto na vida dos seus usuários quanto nos resultados da sua organização.

Para facilitar sua vida, segue a lista completa dos nossos artigos relacionados a esse tema:

Conceito de consentimento na Lei Geral de Proteção de Dados

Decisão automatizada: o que é isso?

Segurança em TI e mudança nas políticas de privacidade

O Guia da LGPD

Checklist da LGPD: falta pouco!

 

Se esses artigos não forem o suficiente para que você entenda como implementar a LGPD em menos de seis horas – ops, em menos de um ano! ;p –, pode contar com a gente. A equipe de especialistas da 4Infra está à disposição para colocar a mão na massa e deixar os dados da sua empresa mapeados da forma correta o quanto antes.

Vale lembrar, claro, que essa não é uma escolha; a proteção de dados é uma realidade da legislação brasileira. Por isso, arrumar a casa para jogar conforme as regras é mais do que uma forma de evitar prejuízos tolos, como o pagamento de multas: é um investimento na confiabilidade que seu público tem do serviço que você presta.

Vamos arrumar essa casa juntos? Entre em contato com a gente!

 

 


27 de agosto de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down