(031) 3195-0580
4infra

Como lidar com as principais vulnerabilidades de TI corporativo?

Como lidar com as principais vulnerabilidades de TI corporativo?

Novas ameaças invadem a segurança das redes de computadores diariamente. Elas, por sua vez, entram em ação sempre que encontram uma porta de entrada. Levando isso em consideração, a fragilidade no meio da tecnologia da informação precisa ser combatida logo que identificada para evitar prejuízos a longo prazo.

Estar vulnerável a algo significa estar sujeito a sofrer alguma ação direta e/ou ataque a qualquer momento. Em se tratando da vulnerabilidade de TI, estar desprotegido diz respeito a, possivelmente, estar com hardwares, recursos ou sistemas tecnológicos enfraquecidos.

Nesse contexto, será que você tem conhecimento dos riscos que sua empresa corre no meio tecnológico? 

Principais vulnerabilidades de TI 

São inúmeras as fragilidades encontradas no meio da tecnologia da informação, que podem ocorrer por diversos fatores. Os principais são: 

#1 Ausência de investimento em hardwares

É natural que, com o passar do tempo, os hardwares comecem a ficar obsoletos. Quando isso acontece, é comum que os aparelhos fiquem mais lentos e sujeitos a falhas de segurança. 

Além disso, quando as máquinas chegam nesse nível de esgotamento, elas não conseguem comportar novas atualizações de softwares. A consequência é abrir facilmente portas para possíveis invasões. 

#2 Falta de conhecimento sobre segurança de TI

Ok, os hardwares estão em perfeito funcionamento. Mas a equipe sabe como executar os programas de forma correta?

O desconhecimento da política de funcionamento dos programas e das principais ameaças pode dar espaço à vulnerabilidade. Isso pode acontecer quando alguém clica em links maliciosos, abre e-mails suspeitos, carregados de ameaças, ou disponibiliza dados importantes a invasores. Esses acontecimentos, por sua vez, podem ser evitados através de treinamento de colaboradores.

#3 Softwares desatualizados e obsoletos

Além de como o hardware trabalha, o estado do software em uso também pode ser uma vulnerabilidade de TI corporativo. Quando os programas são usados com desempenho mínimo, podem gerar atrasos e/ou facilitar o acesso de dados a invasores. 

Por outro lado, a atualização periódica de softwares licenciados dentro das empresas garante velocidade, segurança e melhoria nos serviços executados. 

#4 Falhas no armazenamento de dados 

Os arquivos e informações importantes da empresa devem ser armazenados de forma correta. Para diminuir a fragilidade de segurança de dados corporativos é recomendado fazer a armazenagem das informações em um servidor seguro - e que ofereça a proteção de um antivírus. Sempre que possível, escolha um servidor que, de preferência, ofereça backups frequentes. O armazenamento em nuvem é certeiro nesse ponto. 

#5 Desastres naturais 

Em alguns casos, o lugar em que a empresa se localiza pode apresentar riscos à infraestrutura, como perigo de enchente, desabamento ou incêndio. A isso damos o nome de ameaças naturais ou causais.

As ameaças naturais são aquelas que fogem do controle humano e acontecem de forma espontânea, sendo de difícil previsão. Também se encaixam nessa categoria os alagamentos, curto circuitos elétricos, atividades criminosas, como assaltos, entre outras. 

Como lidar com vulnerabilidades de TI no meio corporativo?

Para cada vulnerabilidades de TI é preciso tomar uma providência específica. Sendo assim, depois que identificadas no meio corporativo, é hora de entrar em ação, promovendo desde atualizações de softwares e hardwares até a inspencionalização da infraestrutura da empresa. 

Uma das principais medidas a serem tomadas é a conscientização dos colaboradores.

Uma empresa, antes de ser composta de máquinas e tecnologia, é construída e mantida por pessoas. Uma vez treinados e adaptados a lidar com situações em que a segurança de dados da corporação está ameaçada, os funcionários conseguem evitar que um estrago - grande ou pequeno - aconteça a longo prazo. 

Por isso, nós, da 4Infra Consultoria de TI, disponibilizamos os nossos serviços para a ajudar sua empresa a combater as vulnerabilidades da segurança da informação que surgem no dia a dia. Entre em contato com a nossa equipe e veja qual é a melhor solução para você neste momento!


18 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down