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Como melhorar o atendimento ao cliente com VoIP?

Como melhorar o atendimento ao cliente com VoIP?

A Telefonia IP ou VoIP é uma tecnologia que oferece diversos benefícios às empresas que a utilizam. Muitos mais do que contribuir para a redução de custos operacionais, ela otimiza os processos de comunicação empresarial do público interno e externo. Isso significa que ela é uma ferramenta importante na hora de lidar com o cliente. Mas como melhorar o atendimento ao cliente com VoIP? Confira!

Invista em infraestrutura moderna de atendimento

Um serviço de atendimento ao cliente bem estruturado é sinônimo de satisfação. Quando falamos em VoIP, é muito importante contar com as ferramentas e os recursos corretos para agilizar o tempo de resposta e evitar eventos que irritam os clientes, como ligações caindo, qualidade ruim da chamada, entre outros.

De nada vale uma equipe bem treinada se a infraestrutura não for moderna. Por isso, para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP, o gestor deve pensar em soluções que contribuem para isso, como ter boas redes públicas ou privadas de IP de tecnologia VoIP, utilizar aplicativos, adaptadores de telefone analógico (ATA) ou Telefone IP.

Uma solução que melhora bastante o atendimento ao cliente com VoIP é o uso de softphone. Esses programas de computador transformam o sinal analógico no conjunto de sinais digitais a serem transmitidos pela web. O Skype e o Hangouts são bons exemplos. Eles servem para aproximar o cliente do atendente.

Adote o PABX Virtual para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP

PABX (Private Automatic Branch Exchange) é um sistema que funciona como uma central telefônica. Essa “troca automática de ramais privados” concentra em um local várias linhas telefônicas que funcionam como ramais.

O PABX Virtual é o mesmo serviço, mas baseado em um sistema VoIP. É uma funcionalidade que aproveita seus benefícios para melhorar o atendimento ao cliente com VoIp.

Ele pode se integrar totalmente por meio de adaptadores ou pode funcionar de forma independente dos aparelhos convencionais. Como o PABX virtual troca voz e áudio por meio da internet, ele se adapta a qualquer localidade e a qualquer dispositivo com conexão. Essa mobilidade permite que o atendimento ao cliente seja feito de maneira mais rápida, eficiente e produtiva, de qualquer lugar do mundo conectado à internet.

Além disso, por meio do PABX Virtual, é possível configurar mensagens de boas vindas, áudios de espera personalizados e outros recursos que auxiliam o cliente a ser direcionado para um atendimento melhor.

O resultado é certeiro: mais satisfação do cliente, que passa uma boa imagem da empresa quanto ao profissionalismo e credibilidade.

Troque materiais relevantes

Já imaginou em melhorar o atendimento ao cliente com VoIP, facilitando a troca de materiais relevantes para isso? Ao contrário das ligações telefônicas, em que há somente o envio e recebimento de áudio, diversas ferramentas utilizadas na Telefonia IP permitem não só a troca audiovisual, mas também anexar documentos, imagens e outros materiais.

Elas também possibilitam avisar ao cliente sobre uma possível indisponibilidade (online, offline, em horário de almoço etc.), evitando que ele faça uma chamada desnecessária.

Seja mais ágil

A transmissão de dados da ligação VoIP é consideravelmente mais rápida do que a transmissão feita por telefonia tradicional. Isso significa que as linhas de atendimento ao cliente ficam mais livres para atender a outras chamadas. Essa agilidade proporcionada pela VoIP é fundamental para um atendimento otimizado.

Afinal, nenhum cliente que passar minutos escutando compulsoriamente as músicas de espera.

Melhorar o atendimento ao cliente com VoIP é simples. Além de reduzir custos e melhorar a qualidade, essa tecnologia gera valor para a empresa, que ganha em credibilidade. Para escolher as melhores soluções de telefonia IP, o gestor pode contar com o auxílio de uma consultoria em TI experiente no assunto.

Entre em contato com a 4infra!


14 de setembro de 2018

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