(031) 3195-0580
4infra

Como melhorar sua gestão de TI para os próximos meses

Como melhorar sua gestão de TI para os próximos meses

O mundo tecnológico é muito dinâmico, com mudanças quase que diárias. Em meio a hardwares, softwares, aplicativos e sistemas, estão os gestores de tecnologia corporativa. Eles precisam suar muito a camisa para se adaptar às constantes transformações do setor.

É inegável que a tecnologia muda a nossa forma de trabalhar, trazendo mais agilidade, produtividade e eficiência às atividades. Porém, a gestão de TI precisa estar atenta a cada novidade do mercado e aliar isso aos objetivos e orçamento da organização.

Quem é de TI sabe: gerenciar uma área que avança a passos largos não é tarefa das mais fáceis. Afinal, o responsável pela TI deve atuar de forma a proporcionar benefícios para a organização, construindo boas práticas e garantindo eficiência nos resultados.

Foi pensando nos desafios vividos pelas organizações e profissionais ligados à tecnologia que selecionamos as dicas mais eficientes para melhorar a gestão de TI nos próximos meses.

Confira abaixo:

Atenção às inovações

Quem trabalha com tecnologia sabe que tudo muda muito rapidamente – e, se não ficarmos ligados, há o risco de correr atrás do prejuízo. É um sistema obsoleto que precisa ser retirado, a substituição de um software por uma versão mais atualizada, mudanças de alguns processos, treinamento de pessoal e mais mil e uma novidades que nunca param de chegar.

Esteja atento e preparado para elas. O ideal é ter uma área de inovação na empresa, em que os profissionais estão sempre se atualizando para propor melhorias. Além disso, invista em eventos, cursos e feiras, e não deixe de acompanhar as notícias de TI em blogs, portais e sites especializados.

Invista na capacitação da equipe

Por ser um setor em constante evolução, a capacitação do time de TI é indispensável. Afinal, de nada adianta contar com bons profissionais se não disponibilizar recursos para que eles estejam sempre atualizados.

Vale lembrar que, mais que liberar pessoas para cursos e treinamento, investir em capacitação é uma medida que gera motivação na equipe. Dessa forma, incentive e reconheça os esforços de todos para pleitear resultados mais eficazes.

Registre soluções anteriores em uma base de dados

Já parou pra pensar no tempo em que a gente gasta para resolver um problema, mesmo que ele tenha ocorrido anteriormente? Se a TI da empresa desenvolver o hábito de documentar, detalhadamente, os processos de solução de obstáculos, o tempo gasto em resoluções pode ser reduzido consideravelmente. 

Você melhora muito a sua gestão de TI quando armazena, em uma base de dados, as resoluções de todos os obstáculos que a empresa já superou. Além de documentar soluções, essa é uma maneira de compartilhar o problema com os profissionais de TI, diminuindo também o tempo de treinamento de novos colaboradores.

Dessa forma, ninguém precisa mais ficar batendo cabeça quando surgir uma solicitação: basta verificar a base de dados e consultar se já houve um problema igual ou parecido.

Virtualize os servidores

Se sua computação ainda não é em nuvem, sua empresa está perdendo tempo e dinheiro. O cloud computing é a solução para reduzir – e muito – os custos com sua infraestrutura de TI.

As vantagens de ter servidores virtuais vão de agilidade nos acessos ao aumento dos níveis de segurança, passando pela flexibilidade do espaço de armazenamento, facilidade de backup de dados e economia de espaço físico, dentre outros benefícios.

Tenha a ajuda de consultores confiáveis

Sabe aquele ditado: “santo de casa não faz milagre”? Os gestores de TI convivem tão arduamente com os problemas de tecnologia que, às vezes, não conseguem visualizar o todo, gerando impactos estruturais e financeiros para a companhia.

É por isso que a ajuda de consultores, como os da 4Infra, é tão valiosa. Especialistas “de fora” conseguem analisar a situação sob vários ângulos, oferecendo informações atuais sobre tendências e ferramentas efetivas para a gestão de TI.

Com essa mãozinha, que só vem a somar, até as equipes internas melhoram seus processos.  

Que tal parar de passar todo aperto sozinho? A 4Infra pode te ajudar a otimizar sua área de TI, propondo soluções adequadas não só à estrutura, mas, também, a cultura da sua organização. Entre em contato com a gente!


29 de janeiro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down