(031) 3195-0580
4infra

Como otimizar o serviço de backup em nuvem para empresas em cinco passos

Como otimizar o serviço de backup em nuvem para empresas em cinco passos

Manter a segurança dos dados corporativos é um dos maiores desafios das organizações. Por mais que se façam cópias de segurança, o armazenamento dessas em locais físicos pode incidir em chances grandes de perda.

Afinal, nenhuma empresa está livre de sofrer pane no sistema ou algum tipo de desastre, como incêndio, roubos e enchentes. Caso isso aconteça, se estiverem em disco ou HD, até os backups de segurança podem ser destruídos.

Mas, com o cloud backup, a imprevisibilidade dos potenciais acontecimentos deixa de ser um problema. Isso porque todos os dados e arquivos do sistema são salvos na nuvem. Assim, eles não estão em um espaço físico, mas distribuídos por vários servidores que se complementam.

Ainda em dúvida? Vamos explicar melhor.

Como funciona o backup em nuvem para empresas

O backup em nuvem é um serviço de armazenamento de dados e aplicativos da organização em servidores remotos. Dessa forma, o arquivamento não é feito localmente, mas em espaços virtuais chamados de “nuvem”. Para tanto, basta ter um serviço de backup em nuvem e conexão com a internet.

Essa solução é oferecida por provedores que permitem o acesso dos dados de qualquer lugar do mundo, já que dispensam hardware. Seus principais benefícios para o ambiente corporativo são: 

- Redução de custos: os gastos com backup em nuvem são flexíveis e variam conforme a quantidade de espaço e recursos utilizados;

- Segurança: o arquivamento dos dados é realizado de forma automatizada e digital, conferindo mais segurança em caso de interrupção no sistema ou desastres;

- Disponibilidade: diferentemente dos servidores físicos, que tem paradas para manutenção, no backup em nuvem os arquivos ficam disponíveis o tempo todo;

- Flexibilidade: não há limite de espaço para arquivamento das informações. A capacidade é ajustada de acordo com a demanda.

Além de todas essas vantagens, ainda vale lembrar que, através do backup em nuvem, é possível melhorar o desempenho do negócio, realizando tarefas de TI com mais rapidez, eficiência e praticidade. 

Gostou do que viu? Então confira os 5 passos mais importantes para otimizar o serviço de backup em nuvem dentro da sua empresa:

#1 Automatização de backup

Realizar backup manual é coisa do passado. O backup em nuvem permite automatizar atividades sem a preocupação de ficar o tempo todo monitorando o andamento do trabalho.

Para isso, basta que a TI programe os backups automáticos de forma periódica e recorrente. Dessa forma, se algum desastre acontecer, os dados da empresa estarão em plena segurança.

#2 Tenha cópias em várias regiões

As cópias criadas devem estar disponíveis em várias regiões geográficas, principalmente quando a empresa possuir operações em outros países. Esse processo protege o negócio contra desastres com base na localização, evitando que alterações aleatórias afetem arquivos e aplicações corporativas.

 #3 Busque por integrações

Na hora armazenar seus dados na nuvem, escolha disponibilizá-los em dois ou três provedores diferentes. Busque por fornecedores que permitam integrações com os concorrentes e que tenham variedade de aplicações.

Dessa forma, se for necessário migrar bits de dados de um servidor para outro, vai ser possível realizar a tarefa sem ter que escrever um novo código para a finalidade.

#4 Ir para nuvem pública

A nuvem pública é uma opção de recurso de armazenamento barata e a empresa não precisa se preocupar com a sua administração. Empresas como a Microsoft e Amazon são responsáveis pelo gerenciamento local e tem suporte ativo caso ocorram problemas de recuperação de dados.

#5 Testes frequentes

Embora os aplicativos de backup em nuvem sejam, na maioria, automatizados, tire alguns minutos de vez em quando para realizar testes na plataforma. Certifique-se de que os dados que você precisa foram salvos corretamente e se podem ser recuperados dentro do intervalo de tempo que você determinou.

Se o que você quer é dar mais segurança às informações da sua empresa, utilize o serviço de backup em nuvem – e não deixe de otimizá-lo. A agilidade dessa solução é garantida e pode servir de impulso estratégico para sua área de TI.

Se quiser uma consultoria especializada em backup em nuvem, conte com a 4Infra. Damos suporte completo para as empresas que se preocupam verdadeiramente com o pleno funcionamento da infraestrutura de TI.


20 de janeiro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down