(031) 3195-0580
4infra

Como usar a tecnologia para se proteger do coronavírus

Como usar a tecnologia para se proteger do coronavírus

Considerado pela Organização Mundial de Saúde como pandemia, o coronavírus do tipo COVID-19 chegou ao Brasil e acendeu alguns sinais de alerta. Uma das recomendações para conter o avanço da doença é evitar aglomerações, incluindo o ambiente de trabalho. 

Em outras palavras, chegou a hora de se proteger do coronavírus a partir de modos alternativos de trabalhar, optando, sempre que possível, pelo home office, ou trabalho remoto. 

Essa escolha é, para o trabalhador, bem mais segura, já que o isolamento social é uma das muitas formas de se prevenir. Para a empresa, o trabalho remoto é uma ação de contenção, uma vez que a prova de que um colaborador contraiu o COVID-19 no ambiente de trabalho pode trazer consequências severas à organização.

Se a sua empresa pode desenvolver as atividades normalmente a partir do trabalho remoto, a boa notícia é que a tecnologia precede a pandemia. Por isso, existem inúmeras formas de manter a rotina organizada e monitorada sem que, necessariamente, toda a equipe esteja em um mesmo lugar.

Veja nossas dicas de como usar a tecnologia para se proteger do coronavírus a partir de ferramentas gratuitas (ou muito baratas) para que a produtividade durante o período de contenção da pandemia não fique prejudicada. 

Utilize soluções de VoIP

Ao invés de reunir a equipe na segunda de manhã para falar sobre as atividades da semana em sala fechada, que tal utilizar soluções de VoIP para não deixar passar batido essa conversa?

VoIP, ou Voice over Internet Protocol, é uma telefonia por IP, ou seja, uma forma de comunicação por voz através da nuvem. Caso haja conexão com a internet, é possível fazer conferências de voz entre diversos IPs ao mesmo tempo.

Quanto melhor for a banda larga utilizada para essa atividade, melhor será a qualidade das chamadas.

Teleconferência para chamadas de vídeo

Com voos sendo cancelados e eventos públicos adiados, muitos encontros presenciais ficam para depois. Levando-se em consideração que o isolamento social é uma forma de prevenção contra o COVID-19, é importante levar a possibilidade a sério.

Portanto, ao invés de fazer reuniões presenciais com clientes, colaboradores e/ou fornecedores, opte pela teleconferência para chamadas de vídeo. As ferramentas da Zoom são uma boa saída para tal.  A empresa dá inúmeras possibilidades para a realização de reuniões entre pessoas que estejam fisicamente separadas, incluindo salas de conferência, soluções de VoIP e plataformas para troca de mensagens de texto, áudio e vídeo.

Sala de aula remota

Instituições de ensino também precisam se precaver contra o COVID-19, ainda que a educação não seja algo que possa esperar. Afinal, o calendário escolar do Brasil já está firmado há anos, e qualquer alteração pode causar um efeito bola de neve no período letivo.

A boa notícia é que o Google liberou gratuitamente, para todas as instituições de ensino, suas ferramentas avançadas de Hangouts. O objetivo é ampliar o acesso aos servidores do Google para que as aulas possam ser realizadas de forma remota. 

Além de ser uma maneira de evitar que o coronavírus se espalhe, a utilização das ferramentas de Hangout podem aumentar o contato de escolas, professores e alunos com o ambiente virtual de ensino. Em resumo, a opção pode aproximar a academia da “sala de aula do futuro”.

Sua empresa precisa se adaptar para evitar que o COVID-19 se alastre dentro da comunidade? Repense suas formas de trabalho e adote ferramentas de trabalho remoto para ajudar a conter a pandemia. A 4Infra está à disposição para te ajudar a entender quais soluções são adequadas ao seu ambiente de trabalho.

Por isso, se precisar, conte com a gente. 


16 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down