(031) 3195-0580
4infra

Confluence: conheça a ferramenta que otimiza tempo e processos de empresa!

Confluence: conheça a ferramenta que otimiza tempo e processos de empresa!

O diálogo entre as equipes é uma das tarefas diárias em uma empresa. Para que esse trabalho ocorra de forma mais otimizada, os colaboradores precisam ter um acesso rápido a informações da empresa. A partir dessa necessidade, foi criada o Confluence.

Usada para armazenar e compartilhar informações, o Confluence é uma ferramenta de gestão que facilita o trabalho colaborativo em uma empresa. Com ela, é possível ter interação entre diferentes setores com alguns cliques. 

Como funciona o Confluence?

Como uma área de trabalho da equipe, a ferramenta reúne informações de vários setores em um mesmo lugar de forma organizada e de fácil acesso. 

Para isso, o administrador pode criar uma ou mais equipes para empresa e, nesse espaço, adicionar informações do setor. No Confluence, há alguns templates disponíveis que auxiliam o armazenamento das informações. 

O rascunho de um projeto, as anotações de uma ata de reunião ou mesmo fotos de um workshop da empresa podem ser adicionados nesses espaços. Além do armazenamento, outra grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de oferecer um espaço de diálogo entre os colaboradores. 

Nesse local, é possível iniciar discussões sobre um tema, o que otimiza o tempo de trabalho e proporciona um ambiente rico para troca de informações. Há também a possibilidade de editar documentos de forma mais colaborativa. 

Em vez de acontecer a troca de vários e-mails entre membros de uma equipe para fazer ajustes em um documento, o próprio funcionário consegue fazer ajustes, o que otimiza o tempo. 

Três funções importantes da ferramenta para as empresa

O espaço colaborativo e a organização do armazenamento das informações são algumas das funções importantes que o Confluence pode oferecer para um negócio. Além delas, a ferramenta apresenta outras utilidades para as demandas cotidianas. 

1. Transparência e centralidade no trabalho

Com a organização das informações, todos os colaboradores de uma equipe conseguem acessar arquivos com alguns cliques. Dessa forma, a ferramenta proporciona mais transparência em relação ao que está sendo desenvolvido pelo setor.

Além disso, essa função torna o ambiente de trabalho mais centralizado. Com todos os projetos e arquivos no mesmo local, o Confluence também facilita a busca por informações, o que otimiza o trabalho. 

2. Saiba o andamento dos projetos

Devido a transparência, o espaço de trabalho oferecido pelo software ajuda no processo de monitoramento dos projetos e das atividades da empresa, sem a necessidade de marcar longas reuniões com essa finalidade. 

Outra vantagem oferecida é que, qualquer inserção de comentários, curtidas ou novas informações em um projeto, os membros da equipe são notificados. Com isso, um designer, por exemplo, consegue acompanhar o que outros membros da equipe estão desenvolvendo. 

Com o Confluence, os gestores conseguem desenvolver feedbacks dentro dos próprios projetos. Para isso, o responsável pelo projeto pode adicionar comentários em qualquer página do software. Com isso, é otimizado o tempo de reuniões ou e-mails de feedback do trabalho. 

3. Agilidade, personalização e mais comunicação entre equipe

O Confluence oferece vários recursos que permite a criação de arquivos em diferentes formatos, como conteúdo multimídia,  informativos,  anotações e atas de reunião. Por ser uma ferramenta versátil, é possível personalizá-la de forma fácil de acordo com as demandas da equipe. 

Além da versatilidade, outra vantagem da ferramenta é a agilidade dos processos através da comunicação. 

Se antes, era necessário gastar muito tempo com reuniões ou com a troca de e-mails, com a ferramenta os membros das equipes conseguem adicionar comentários,curtidas e mensagens. 

Isso proporciona um ambiente de diálogo, aberto para discussões que facilitam e fomentam soluções inovadoras para empresa. Conheça outras soluções tecnológicas para empresas no blog da 4infra. 


16 de julho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down