(031) 3195-0580
4infra

Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 

Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 

Que a computação em nuvem transformou a tecnologia digital não é mais uma grande novidade. Além das transformações na forma e funcionamento de vários dispositivos, essa mudança também impactou o mercado de trabalho. 

A partir das demandas que surgiram com a inovação, há um movimento que busca por inovação. Nela, gestores buscam não ficar tão presos a problemas ligados a TI. 

Nesse contexto surge o Xaas. Termo que pode ser traduzido pela ideia de “tudo como um serviço”, essa noção envolve modelos e paradigmas que prometem transformar a forma como a área de Tecnologia da informação tem atuado. 

Afinal, o que é o Xaas?

A tecnologia de nuvem é usada para o armazenamento e backup de documentos, como é o caso dos softwares como serviço, representado pela sigla Saas. Serviços que oferecem o upload de arquivos onde não se paga  infraestrutura do sistema é um exemplo dessa prática. 

Nesse sentido, tudo o que o usuário precisa pode ser acessado apenas com a internet, sem arcar com custos de atualizações de sistemas, por exemplo. Dentro dessa área, quem também aparece é o XaaS.

Como já citamos anteriormente, o Xaas envolve qualquer demanda do serviço de nuvem. Por isso há o elemento X, que representa as inúmeras possibilidades que essa forma de trabalho pode levar ao profissional de TI.  

Dessa forma, o modelo de negócio Xaas possui diversas possibilidades de atuação. Baseado na demanda das empresas, esse serviço tem sido escolhido por muitas empresas. 

Em vez de comprar a licença de um produto para ter sempre, o que tem acontecido hoje é uma contratação temporária. Assim, quando a demanda por aquele produto acaba, a empresa consegue cancelar o contrato.  

Dentro desse movimento, está inserido o Xaas que oferece soluções ligadas a recursos computacionais a partir da internet. Nesse sentido, não há um único servidor centralizado. 

Esse formato adota uma lógica de servidores espalhados nos centros de processamentos de provedores. Assim, para acessar o produto, o usuário precisa apenas do acesso à internet.  

De acordo com o termo estabelecido entre o cliente e o provedor, há algumas demandas de serviços específicas. Por exemplo, algumas formas de trabalho como o software como um serviço (SaaS), as demandas de manutenção e gerenciamento são responsabilidade do fornecedor. 

Por que investir no modelo de negócio Xaas?

Modelo de negócio em ascensão, o Xaas já é uma tendência no mercado de tecnologia e inovação. Por ser baseado na demanda, esse tipo de negócio consegue sobreviver às mudanças do mercado. 

Isso porque, de tempo em tempos, novas tecnologias surgem e,com isso, as necessidades dos clientes se transformam. Dessa forma, os serviços oferecidos pela empresa podem ser adaptados de acordo com o mercado. 

Além do mais, essa forma de trabalho proporciona maior eficiência financeira. Com isso, os custos de algumas operações só serão pagos quando a empresa estiver utilizando. Dessa forma, a empresa não tem custos para manter, por exemplo, um data center exclusivo. 

Outra vantagem é a maior agilidade para resolver problemas. De forma remota, a empresa de Xaas pode solucionar uma falha no sistema. O que torna toda a dinâmica desse processo mais fácil, sem a necessidade de deslocamento de mão de obra. 

Portanto, o Xaas é mais uma área promissora dentro do TI. Confira outras novidades do setor no blog da 4infra


22 de setembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down