(031) 3195-0580
4infra

Consultoria de TI: quando devo investir?

Consultoria de TI: quando devo investir?

Todos os dias surgem novidades no setor de tecnologia. Seja avanços no campo da comunicação ou tendências do mercado, estar atualizado no que faz sentido para seu negócio é desafiador. Em razão disso, as empresas tem adotado a consultoria de TI. 

Compreender quais tendências tecnológicas fazem sentido para seu negócio é um processo que demanda tempo de estudo e reflexão. E se, ao mesmo tempo, é preciso lidar com problemas internos no setor, essa combinação não gera bons resultados. 

Devido ao grande número de demandas, as chances de sobrecarga da área interna de TI são grandes. Nesse momento, a consultoria em uma empresa especializada na área de tecnologia pode gerar bons resultados. 

Com serviços que envolvem aspectos de inovação até a segurança, a consultoria de TI é também uma forma de observar gargalos na empresa que podem ser melhorados. Dessa forma, é possível ter avanços em diversos aspectos.

Para quem ainda está na dúvida se a consultoria é necessária nesse momento da empresa, apresentamos quatro momentos em que a consultoria traz bons resultados para a empresa. 

Processos desatualizados e tarefas que não geram resultados

Toda a empresa possui uma rotina de demandas que são desenvolvidas ao longo do mês. Esses processos vão desde o atendimento ao cliente até a manutenção de equipamentos e do sistema. 

Quando essa rotina não é analisada de forma crítica com certa periodicidade, sua empresa pode ficar para trás. Tarefas pouco estratégicas acabam demandando muito tempo e atividades importantes são deixadas de lado. 

Nesse cenário, a consultoria de TI ajuda a revisitar o que é desenvolvido no dia a dia da empresa. Com um olhar externo de um especialista, será possível identificar atividades que não fazem sentido ou mesmo atualizá-las com o que há de mais recente no mercado. 

Dessa forma, atividades que são manuais podem ser feitas de forma automatizada, o que melhora a produtividade dos colaboradores. Em vez de registrar manualmente os pagamentos do setor financeiro, por exemplo, a empresa usa ferramentas digitais para facilitar o trabalho. 

Comunicação desalinhada 

Para quem acredita que a consultoria só trará bons resultados na área de TI, saiba que a análise pode impactar positivamente outros setores. Um especialista em tecnologia poderá auxiliar, por exemplo, o time de vendas ou de atendimento ao cliente. 

Soluções como implementação de chatbots ou estratégias da área de marketing digital, por exemplo, poderão ser apresentadas pelos profissionais de TI. Nesse sentido, será avaliado o que está gerando ruídos na comunicação ou o que demanda muito tempo. 

A comunicação a partir de bots, por exemplo, é capaz de ajudar em processos que envolvem o serviço de suporte. Também com a consultoria, seu negócio poderá adotar o “customer success”, traduzido como o “sucesso do cliente”. 

Essa metodologia de trabalho repensa a relação com o cliente. Em vez de ter o foco apenas em vendas, o negócio passa a atuar com o objetivo de trazer soluções que resolvam os problemas do cliente. 

Quando é necessário repensar os custos

Se em um primeiro momento a consultoria pode parecer mais um gasto para a empresa, saiba que esse trabalho irá ajudar na redução de custos. Com as inúmeras ferramentas disponíveis hoje no mercado, a consultoria irá dicar o que é necessário

Isso porque, a partir do trabalho de análise dos profissionais, serão apontados gastos desnecessários e os investimentos  pouco efetivos no setor. Dessa forma, a empresa irá gastar com o que é realmente necessário para o bom funcionamento. 

Além disso, o consultor terá um papel importante ao observar o contexto atual do negócio. Assim, o profissional compreenderá os recursos disponíveis na empresa e o que pode ser feito a partir dessa realidade. 

Falhas na segurança

Em um mundo onde muitas empresas estão no meio digital, é importante se prevenir de ciberataques e invasões. Hoje, criminosos têm usado técnicas cada vez mais sofisticadas. 

Para se prevenir dessa ação, o serviço de consultoria será capaz de detectar pontos mais vulneráveis. A partir disso, poderá ser desenvolvidas ações que vão desde a instalação de antivírus até outras soluções de proteção de dados da empresa.

Vale destacar que, em relação a segurança, é importante que sua empresa saiba fazer a gestão correta de dados dos consumidores. 

É importante que as empresas estejam atentas às regras da Lei Geral de Proteção de Dados. Saiba mais sobre a lei nessa outra publicação do blog. 

Se no momento você acredita que sua empresa precisa de uma consultoria especializada, entre em contato com 4Infra. Nossa equipe de especialistas saberá ajudar seu negócio, entre em contato!

 


9 de agosto de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down