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Consultoria em TI: O que levar em consideração antes de contratar

Consultoria em TI: O que levar em consideração antes de contratar

Muitas empresas brasileiras procuram por uma Consultoria em TI para adequar sua infraestrutura às suas necessidades. Além disso, investir em consultores traz benefícios evidentes, como a segurança dos dados e melhor custo-benefício. Entretanto, antes de contratá-los, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes.

 

Veja nos tópicos a seguir quais ações devem ser tomadas antes da contratação.

1) Identificar necessidades

A demanda é o primeiro fator que influencia na contratação de uma Consultoria de TI. O gestor precisa de alguém para treinar sua equipe a respeito de um novo software, equipamento ou tecnologia? Existe uma tarefa crítica específica que interfere no negócio principal? Houve um alto custo para manter a equipe de TI empregada?

O primeiro passo é identificar quais problemas deve ser resolvidos pelo consultor. Somente com essa definição, é possível explicar corretamente ao profissional sua necessidade e cobrar pelos resultados esperados.

2) Listar tarefas

Após identificar a necessidade, o passo seguinte é listar todas as tarefas e os desafios que o consultor terá. Essa etapa é importante por dois motivos: precificação e aptidão.

O profissional só conseguirá passar um orçamento adequado ao gestor se souber exatamente o que será executado. O empresário deve ter consciência que o preço pago pela Consultoria em TI será muito maior caso passe tarefas que podem ser feitas por sua própria equipe.

Além disso, a definição do serviço a ser executado é essencial para que o próprio consultor avalie se ele é o profissional mais indicado para isso. Pode acontecer, por exemplo, de você ter necessidade de um profissional especialista em cloud computing, e não em programação.

3) Apoiar a consultoria em TI

A equipe de TI da empresa tem mais conhecimento sobre sua estrutura e sua necessidade do que qualquer profissional que venha de fora do negócio. Por este motivo, antes de contratar uma Consultoria em TI, o gestor deve escolher um de seus funcionários para dar suporte ao consultor.

Se não existir um empregado disponível para auxiliá-lo, o serviço pode não apresentar os resultados esperados. O ideal é que o consultor tenha alguém ao seu lado para explicar os detalhes técnicos e outros dados sobre a infraestrutura de TI da empresa.

4) Proteger propriedades intelectuais

Toda empresa possui segredos de negócio que são sua essência, seu diferencial no mercado. Em geral, eles são protegidos por meio de registro no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Ao contratar uma Consultoria em TI, é preciso adotar cuidados para que esses segredos não sejam violados.

É muito comum que o consultor tenha acesso a informações sigilosas, portanto é recomendável criar um termo de confidencialidade antes de começar a execução das tarefas. Ele pode estar incluído como cláusula no contrato de prestação de serviços ou em documento à parte, numa espécie de acordo de não-divulgação.

5) Treinar a equipe

A Consultoria em TI é um trabalho pontual para uma empresa. Por isso, antes de contratar um profissional, é muito importante verificar com ele se haverá treinamento adequado para seus funcionários.

Há consultores que não gostam de treinar os empregados da empresa acerca das modificações que realizou. Esse pensamento tem um fundamento simples: se existirem funcionários capacitados dentro da própria empresa, caem as chances de ele ser novamente contratado.

Portanto, ao redigir o contrato de prestação de serviços, certifique-se que exista uma cláusula de treinamento.

6) Reunir com o consultor

Um profissional que se ligará ao negócio principal de uma empresa deve ser escolhido com muito cuidado. Uma boa forma de conhecê-lo é por meio de reunião ou um bate papo. É interessante verificar as recomendações que já fizeram sobre o profissional, bem como sua experiência com os problemas que o negócio apresenta.

Da mesma forma, a reunião é importante para alinhar as estratégias do serviço com os objetivos da empresa. Por fim, entender exatamente o que o consultor faz e como ele faz pode ser a diferença entre sucesso e falha. Conhecer a metodologia é, assim, fundamental.

A Consultoria em TI pode ser uma ótima estratégia para o negócio, desde que se tome os cuidados necessários para resguardar a empresa.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário!


13 de dezembro de 2017

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