Consultoria em TI: qual é o catálogo de serviços?

Consultoria em TI: qual é o catálogo de serviços?

Muitas pessoas pensam que empresas de TI oferecem apenas consertos de equipamentos e instalação de softwares, mas tenha certeza que o catálogo é bem mais amplo. Hoje em dia a tecnologia comanda o mundo dos negócios e, também, da vida pessoal – e uma boa consultoria em TI é imprescindível para tirar o melhor proveito dessa facilidade.

A tecnologia é tão fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa que, atualmente, as consultorias em TI têm sido vistas como uma necessidade inerente ao negócio, qualquer que seja. Isso é, elas oferecem praticamente tudo que uma organização precisa, sem que isso demande a montagem de um setor de TI específico.

Nesse sentido, o negócio fica tranquilo para focar nas estratégias enquanto a consultoria, que também pode oferecer serviços operacionais terceirizados, cuida da parte técnica. Porém, é preciso se atentar às especificidades do mercado de terceirização de serviços de TI, principalmente com empresas do tipo “faz tudo” que não tenham comprovação de sua eficácia.

Afinal, esse tipo de empresa pode trazer mais problemas que, de fato, soluções.

Se você tem essa dúvida e quer escolher com tranquilidade sua consultoria de TI, o primeiro passo é checar o catálogo de serviços da empresa pretendida.

Serviços que não podem faltar no catálogo de uma consultoria em TI

Para que o seu negócio avance em um mercado cada vez mais competitivo e criterioso, é preciso estar em perfeito alinhamento com a tecnologia. Por isso, busque empresas de consultoria em TI que tenham catálogo de serviços amplo, atual e adequado às suas atividades.

Veja os principais:

Análise de rede

Uma boa consultoria em TI, através da análise de rede, consegue diagnosticar o potencial de desempenho, vulnerabilidades, relatórios de tráfego e todo o conteúdo necessário para identificar o atual cenário.

Ela também vai criar um plano estratégico para corrigir os erros e gerar soluções para potencializar o ambiente físico e virtual.

Monitoramento remoto

2020 nos mostrou que nem sempre é possível estar presente de forma física – mas isso não significa deixar de fazer o que tem que ser feito. A 4Infra possui um sistema que permite o gerenciamento e monitoramento a distância, reduzindo custos operacionais e tempo de resposta a demanda de serviço.

Implantação de Firewall e Proxy

Para manter o acesso à internet de forma segura, é importante que a empresa tenha controle de todos os acessos e ações online. Com a implantação de Firewall e Proxy é possível bloquear e controlar todas as entradas e saídas de informações, trazendo mais segurança ao operacional.

Virtualização de servidores

Esse serviço cria um servidor virtual que comanda um ou mais servidores físicos. Dessa forma, múltiplos sistemas operacionais podem ser executados em um mesmo hardware.

Os benefícios da virtualização de servidores são muitos. Dentre eles, podemos citar:

  • Menor aquecimento e maior economia de energia;
  • Redução de custos de aquisição de equipamentos e também de espaço físico;
  • Rápida recuperação de falhas, backup otimizado e recuperação de desastres;
  • Migração para computação em nuvem facilitada;
  • Provisionamento rápido de novos aplicativos e servidores;
  • Replicação de máquinas virtuais para hardwares diferentes.

Backup em nuvem

O backup em nuvem armazena informações e cria cópias dos arquivos remotamente. Assim, os dados ficam seguros, independentemente de qualquer problema que ocorra com o HD, quebra de equipamentos ou exclusão acidental de arquivo.

Esse é o tipo de serviço ideal para empresas, pois os dados corporativos mantêm sua integridade mesmo fora do servidor da organização. Além disso, todos os arquivos e aplicativos importantes ficam protegidos de qualquer situação adversa, tal como acidentes, interrupções suspeitas feitas por vírus ou softwares maliciosos.

Escolha a melhor consultoria em TI

Se você ficou interessado nesse catálogo de serviços, saiba que é apenas o começo. Esse é o mínimo que uma boa consultoria em TI vai te oferecer.

Com experiência de mercado e apego pela inovação, a 4Infra oferece ainda mais itens de serviço em seu portfólio. Para o “cardápio” completo, é só entrar no site e dar uma olhadinha no que ofertamos com garantia de excelência na execução e atendimento.

Além de oferecer uma ampla quantidade de serviços, a 4Infra está há 20 anos no mercado, focando no atendimento de empresas de pequeno e médio porte, promovendo soluções conforme a necessidade de cada uma.

Venha conversar com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
4 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down