(031) 3195-0580
4infra

A importância da criptografia em dados empresariais

A importância da criptografia em dados empresariais

Estamos o tempo todo compartilhando informações online. Com isso,  deixamos os nossos dados disponíveis em algum lugar da rede, sem saber, ao certo, se estão criptografados.

Utilizamos a internet para praticamente tudo: enviar e-mails, publicações em redes sociais, mensagens no celular, compras e pagamentos de contas, entre outras atividades. No entanto, informações que seriam privadas podem ser interceptadas por cibercriminosos para algum tipo de golpe.

Com o aumento dos perigos virtuais, a segurança na internet vem mudando para se adaptar às frequentes atualizações nos sistemas, ataques de hackers, vírus e nas tecnologias adjacentes que surgem e ajudam a tornar a experiência cada vez mais sólida e protegida.

Se você faz uso constante das redes, sabe dos riscos que podem resultar em violações de dados e ataques de todos os tipos quando não se usa a criptografia.

Esse mecanismo, que, antes, era voltado somente para instituições financeiras, hoje garante mais segurança a todas as empresas e usuários que dependem da web para resolver seus diversos tipos de questões.

 

 

O que é criptografia?

 

A criptografia é uma técnica que codifica uma informação e reforça sua segurança, de tal forma que somente o emissor e receptor conseguem compreendê-la. O objetivo é evitar que terceiros tenham acesso e desvendem tais códigos.

O recurso utilizado para oferecer segurança ao usuário envolve o conceito de chaves criptográficas, formadas por bits com capacidade de decodificar as informações. Um algarismo de 8 bits tem 256 combinações de chaves, já em outro, com 16 bits, as possibilidades sobem para 65.535. Isso significa que quanto maior o número de bits, maior será a segurança.

Dessa forma, somente os envolvidos no processo conseguem acessar o dado em questão e extrair sua mensagem.

Um exemplo bastante conhecido é a conversa no WhatsApp. Toda mensagem é criptografada de ponta a ponta, ou seja, ela sai codificada do dispositivo que envia e descodificada somente pelo destinatário, impossibilitando a interceptação de outras pessoas.

 

 

Por que as empresas devem aderir à criptografia?

 

Não é segredo para ninguém que a informação é um bem capaz de mudar os rumos empresariais, agregando valor, credibilidade e vantagem competitiva. E nunca foi tão fácil ter acesso a ela: a internet e a popularização dos dispositivos móveis possibilitam uma busca mais frequente de dados, agilizando e conferindo precisão nas tomadas de decisão.

Hoje em dia, é impossível viver sem os benefícios que a rede de computadores traz para a execução das nossas atividades diárias. No entanto, muitas empresas ainda  desconsideram o valor de desenvolver estratégias mais robustas de segurança voltadas para a internet.

A importância da criptografia é justamente redobrar a proteção dos seus dados, mesmo que você tenha backups e políticas de criação de senhas. Veja as vantagens desse recurso para a sua empresa:

  • Protege os dados sigilosos armazenados no computador;
  • Assegura propriedade intelectual;
  • Previne roubo de dados por hacker ou cibercriminoso;
  • Protege o acesso indevido aos dados em máquinas roubadas;
  • Cria um campo no computador em que todas as informações gravadas são automaticamente criptografadas;
  • Preserva os backups contra acessos indevidos;
  • Protege as comunicações realizadas pela internet, como transações bancárias e troca de e-mails;
  • Dados armazenados em nuvem também são criptografados para que não seja corrompidos.

É fato que a criptografia é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança dos dados e evitar transtornos à companhia. No entanto, sozinha, ela não faz milagre!

Mesmo sendo uma aplicação eficiente, a criptografia não consegue resolver todos os problemas de segurança na sua organização e, por isso, a necessidade de se trabalhar em conjunto com outros meios de proteção.Se você busca suporte para preservar os dados empresariais, entre em contato com a 4infra. Nossos consultores podem te ajudar na elaboração das melhores estratégias de segurança.

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down