Estamos o tempo todo compartilhando informações online. Com isso, deixamos os nossos dados disponíveis em algum lugar da rede, sem saber, ao certo, se estão criptografados.
Utilizamos a internet para praticamente tudo: enviar e-mails, publicações em redes sociais, mensagens no celular, compras e pagamentos de contas, entre outras atividades. No entanto, informações que seriam privadas podem ser interceptadas por cibercriminosos para algum tipo de golpe.
Com o aumento dos perigos virtuais, a segurança na internet vem mudando para se adaptar às frequentes atualizações nos sistemas, ataques de hackers, vírus e nas tecnologias adjacentes que surgem e ajudam a tornar a experiência cada vez mais sólida e protegida.
Se você faz uso constante das redes, sabe dos riscos que podem resultar em violações de dados e ataques de todos os tipos quando não se usa a criptografia.
Esse mecanismo, que, antes, era voltado somente para instituições financeiras, hoje garante mais segurança a todas as empresas e usuários que dependem da web para resolver seus diversos tipos de questões.
O que é criptografia?
A criptografia é uma técnica que codifica uma informação e reforça sua segurança, de tal forma que somente o emissor e receptor conseguem compreendê-la. O objetivo é evitar que terceiros tenham acesso e desvendem tais códigos.
O recurso utilizado para oferecer segurança ao usuário envolve o conceito de chaves criptográficas, formadas por bits com capacidade de decodificar as informações. Um algarismo de 8 bits tem 256 combinações de chaves, já em outro, com 16 bits, as possibilidades sobem para 65.535. Isso significa que quanto maior o número de bits, maior será a segurança.
Dessa forma, somente os envolvidos no processo conseguem acessar o dado em questão e extrair sua mensagem.
Um exemplo bastante conhecido é a conversa no WhatsApp. Toda mensagem é criptografada de ponta a ponta, ou seja, ela sai codificada do dispositivo que envia e descodificada somente pelo destinatário, impossibilitando a interceptação de outras pessoas.
Por que as empresas devem aderir à criptografia?
Não é segredo para ninguém que a informação é um bem capaz de mudar os rumos empresariais, agregando valor, credibilidade e vantagem competitiva. E nunca foi tão fácil ter acesso a ela: a internet e a popularização dos dispositivos móveis possibilitam uma busca mais frequente de dados, agilizando e conferindo precisão nas tomadas de decisão.
Hoje em dia, é impossível viver sem os benefícios que a rede de computadores traz para a execução das nossas atividades diárias. No entanto, muitas empresas ainda desconsideram o valor de desenvolver estratégias mais robustas de segurança voltadas para a internet.
A importância da criptografia é justamente redobrar a proteção dos seus dados, mesmo que você tenha backups e políticas de criação de senhas. Veja as vantagens desse recurso para a sua empresa:
- Protege os dados sigilosos armazenados no computador;
- Assegura propriedade intelectual;
- Previne roubo de dados por hacker ou cibercriminoso;
- Protege o acesso indevido aos dados em máquinas roubadas;
- Cria um campo no computador em que todas as informações gravadas são automaticamente criptografadas;
- Preserva os backups contra acessos indevidos;
- Protege as comunicações realizadas pela internet, como transações bancárias e troca de e-mails;
- Dados armazenados em nuvem também são criptografados para que não seja corrompidos.
É fato que a criptografia é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança dos dados e evitar transtornos à companhia. No entanto, sozinha, ela não faz milagre!
Mesmo sendo uma aplicação eficiente, a criptografia não consegue resolver todos os problemas de segurança na sua organização e, por isso, a necessidade de se trabalhar em conjunto com outros meios de proteção.Se você busca suporte para preservar os dados empresariais, entre em contato com a 4infra. Nossos consultores podem te ajudar na elaboração das melhores estratégias de segurança.