Desafios de TI para 2021

Desafios de TI para 2021

Quando a gente pensa que os desafios de TI já foram superados é que percebemos que as inovações estão apenas começando. Na verdade, a busca por soluções e melhoria na gestão não param, sendo a adaptação a elas bem desafiadora para quem trabalha nessa área.

Com a pandemia de 2020, o isolamento social e a flexibilização do home office, muita coisa mudou. Nesse cenário de incertezas, o uso da tecnologia tem sido essencial para oferecer serviços e gerenciamento de qualidade. Contudo, mais que buscar soluções de armazenamento, processamento e transmissão de informações, a TI deve investir em pesquisas, de forma a utilizar e analisar a imensa quantidade de dados produzidos todos os dias.

Ou seja, ela sempre vai atuar de forma estratégica no desenvolvimento dos negócios – e isso nunca muda.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos principais desafios de TI para 2021. Será que sua organização está preparada?

Operação Anywhere

O confinamento social acendeu a luz para o trabalho remoto, provando que muitos segmentos não precisam, necessariamente, ter um escritório físico.

Para o próximo ano, a tendência é que o modelo permaneça, permitindo que os sistemas corporativos sejam acessados em qualquer lugar, porém de forma híbrida, com algumas funções presenciais e outras desenvolvidas a distância.

Gestão proativa

Antecipar problemas é uma missão da TI para 2021. Isso quer dizer que a tecnologia terá o desafio de diminuir os erros causados por falhas humanas, de conexão, ataques cibernéticos, oscilação do servidor e outros aspectos que incapacitam uma boa gestão.

Ao prever os potenciais contratempos em tecnologia, é possível, entre outras coisas, gerar economia com despesas de manutenção, reduzir tempo parado de sistemas e servidores e aumentar a produção de maneira geral.

Atenção aos feedbacks

Esse é um desafio constante! O universo de TI é muito dinâmico, rápido e sem muito tempo para retorno dos problemas que acontecem. Por isso, em 2021 precisamos continuar bem atentos aos acontecimentos do mundo, da empresa e ao desenvolvimento da equipe.

Feedbacks (internos ou externos) são imprescindíveis não só para apontar as falhas, mas também para incentivar a formatação de novas soluções capazes de colaborar para o alcance das metas corporativas.

Inteligência de dados

A transformação digital exige das empresas tomadas de decisão ágeis e assertivas, baseadas em um volume massivo de dados.

Para isso, é preciso automatizar urgentemente o processo de extração de informações pertinentes, fazendo uso de inteligência artificial e machine learning para garantir confiabilidade e agilidade na obtenção de dados relevantes. Estamos falando de uma tecnologia que aborda com precisão os próximos passos de tendências, riscos e oportunidades de mercado.

Treinamento de equipe

De nada adianta implementar uma série de mudanças e não apostar no treinamento de pessoal. É a mesma coisa que comprar um equipamento super moderno, mas que ninguém sabe operar.

Ou seja, apesar do alto investimento em soluções tecnológicas, a peça principal - a equipe - não é envolvida no processo. Esse é um erro – e deixar de cometê-lo é um enorme desafio, principalmente para empresas de gestão mais centralizadora.

Para o próximo ano, a gestão de TI deve prover treinamentos para que todos se adaptem às mudanças o mais rápido possível, trazendo mais otimização aos processos e melhores resultados para o negócio.

 

Como podemos ver, os desafios de TI para 2021 não são bichos de sete cabeças, mas demandam atenção e cuidado especial para serem superados. E, como sempre, a tecnologia terá, cada vez mais, participação ativa no sucesso da empresa.

Por isso, quanto antes a sua organização se adaptar às mudanças e entender os desafios e as tendências da gestão da informação nos próximos anos, melhor será seu posicionamento de mercado.

Não sabe por onde começar a trabalhar sua gestão de TI? A consultoria oferecida pela 4Infra pode ajudar sua empresa a se preparar melhor para 2021. Entre em contato para bater um papo com um de nossos consultores!

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
21 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
PowerShell: o que é e para que serve?
8 de dezembro de 2023
Gerenciamento de e-mails com Exchange Online
6 de dezembro de 2023
Desmistificando o Power BI: transformando dados em decisões estratégicas
4 de dezembro de 2023
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
1 2 3 155

chevron-down