Quando a gente pensa que os desafios de TI já foram superados é que percebemos que as inovações estão apenas começando. Na verdade, a busca por soluções e melhoria na gestão não param, sendo a adaptação a elas bem desafiadora para quem trabalha nessa área.
Com a pandemia de 2020, o isolamento social e a flexibilização do home office, muita coisa mudou. Nesse cenário de incertezas, o uso da tecnologia tem sido essencial para oferecer serviços e gerenciamento de qualidade. Contudo, mais que buscar soluções de armazenamento, processamento e transmissão de informações, a TI deve investir em pesquisas, de forma a utilizar e analisar a imensa quantidade de dados produzidos todos os dias.
Ou seja, ela sempre vai atuar de forma estratégica no desenvolvimento dos negócios – e isso nunca muda.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos principais desafios de TI para 2021. Será que sua organização está preparada?
Operação Anywhere
O confinamento social acendeu a luz para o trabalho remoto, provando que muitos segmentos não precisam, necessariamente, ter um escritório físico.
Para o próximo ano, a tendência é que o modelo permaneça, permitindo que os sistemas corporativos sejam acessados em qualquer lugar, porém de forma híbrida, com algumas funções presenciais e outras desenvolvidas a distância.
Gestão proativa
Antecipar problemas é uma missão da TI para 2021. Isso quer dizer que a tecnologia terá o desafio de diminuir os erros causados por falhas humanas, de conexão, ataques cibernéticos, oscilação do servidor e outros aspectos que incapacitam uma boa gestão.
Ao prever os potenciais contratempos em tecnologia, é possível, entre outras coisas, gerar economia com despesas de manutenção, reduzir tempo parado de sistemas e servidores e aumentar a produção de maneira geral.
Atenção aos feedbacks
Esse é um desafio constante! O universo de TI é muito dinâmico, rápido e sem muito tempo para retorno dos problemas que acontecem. Por isso, em 2021 precisamos continuar bem atentos aos acontecimentos do mundo, da empresa e ao desenvolvimento da equipe.
Feedbacks (internos ou externos) são imprescindíveis não só para apontar as falhas, mas também para incentivar a formatação de novas soluções capazes de colaborar para o alcance das metas corporativas.
Inteligência de dados
A transformação digital exige das empresas tomadas de decisão ágeis e assertivas, baseadas em um volume massivo de dados.
Para isso, é preciso automatizar urgentemente o processo de extração de informações pertinentes, fazendo uso de inteligência artificial e machine learning para garantir confiabilidade e agilidade na obtenção de dados relevantes. Estamos falando de uma tecnologia que aborda com precisão os próximos passos de tendências, riscos e oportunidades de mercado.
Treinamento de equipe
De nada adianta implementar uma série de mudanças e não apostar no treinamento de pessoal. É a mesma coisa que comprar um equipamento super moderno, mas que ninguém sabe operar.
Ou seja, apesar do alto investimento em soluções tecnológicas, a peça principal – a equipe – não é envolvida no processo. Esse é um erro – e deixar de cometê-lo é um enorme desafio, principalmente para empresas de gestão mais centralizadora.
Para o próximo ano, a gestão de TI deve prover treinamentos para que todos se adaptem às mudanças o mais rápido possível, trazendo mais otimização aos processos e melhores resultados para o negócio.
Como podemos ver, os desafios de TI para 2021 não são bichos de sete cabeças, mas demandam atenção e cuidado especial para serem superados. E, como sempre, a tecnologia terá, cada vez mais, participação ativa no sucesso da empresa.
Por isso, quanto antes a sua organização se adaptar às mudanças e entender os desafios e as tendências da gestão da informação nos próximos anos, melhor será seu posicionamento de mercado.
Não sabe por onde começar a trabalhar sua gestão de TI? A consultoria oferecida pela 4Infra pode ajudar sua empresa a se preparar melhor para 2021. Entre em contato para bater um papo com um de nossos consultores!