(031) 3195-0580
4infra

 Desafios de TI para PMEs

 Desafios de TI para PMEs

Ser digital não é mais um luxo ou modismo, mas uma necessidade real que ajuda a empresa a sobreviver nesse mercado cada vez mais desafiador. Mais que itens básicos de tecnologia, o investimento em soluções inovadoras garante redução de custos e aumento no fechamento de negócios, além de oferecer o melhor serviço e produto para os clientes.

A TI vem causando transformações extremamente rápidas na dinâmica das empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, forçando-as a entrar nesse ambiente tecnológico. A regra é clara: quem inova vai estar sempre na frente.

Por mais que isso não seja nenhuma novidade, atualizar toda a estrutura de TI para PMEs pode ser uma tarefa complicada e cheia de dificuldades, em virtude do baixo orçamento e da falta de conhecimento em gestão de TI.

Para te ajudar a pensar de forma mais inovadora, listamos alguns desafios que podem surgir pelo caminho – e a forma de superá-los.

Garantir a continuidade do negócio a partir da recuperação de desastre

A continuidade de um negócio se dá a partir de suas informações. A partir do momento em que elas se perdem, a tendência é que a empresa deixe de existir.

Vamos explicar: a falta de cópias de segurança dos dados corporativos é considerada um obstáculo na gestão das PMEs, já que muitas gastam seu tempo replicando arquivos de forma manual em dispositivos móveis, como HD externo.

Ao optar por esse padrão, corre-se um grande risco de perder as informações, principalmente em situação de desastre, como incêndio, roubos, alterações nos arquivos, fraudes e danos mecânicos.

Para resolver esse problema entra em ação o backup em nuvem, uma tecnologia de arquivamento remota, em que todos os dados e aplicações são armazenados em servidores virtuais. O backup em nuvem recupera instantaneamente qualquer informação, diminuindo bastante o tempo de recuperação de desastres.

Implantar plano específico de gestão de TI para PMEs

Com o surgimento da internet o acesso à informação ficou mais rápido. Hoje é muito mais fácil obter dados de clientes, fornecedores, funcionários, preços de matéria-prima e tudo mais que esteja relacionado ao seu negócio a um clique de distância.

Ter todo esse conteúdo em mãos nos leva a produzir mais informações, as quais necessitam de mais espaço e tratamento adequados. Ou seja, as PMEs também geram, diariamente, uma quantidade considerável de relatórios, cadastros e outras informações que alimentam sua base de dados. O material elaborado pode ser tão grande e diverso que fica impossível controlá-lo sem a interferência da tecnologia.

A realidade é que não basta ter apenas um mundo de informações: é preciso saber transformar esses dados em conhecimento, com o objetivo de orientar tomadas de decisão e avançar no crescimento do negócio.

A solução está na implantação de sistemas de gestão de TI, uma maneira inteligente e eficaz de adequar programas e softwares às necessidades da empresa. A boa gestão garante não somente o armazenamento, mas o gerenciamento e integração com outros canais de informação.

Garantir a segurança da informação

Um dos grandes desafios das PMEs é garantir que todos os dados da companhia estejam seguros. À medida que a tecnologia avança, os ataques de hackers vão se tornando cada vez mais sofisticados.

O risco de ataque às redes, perda e vazamento de arquivos são constantes e, infelizmente, os ataques não vão parar tão cedo. Os prejuízos para empresas e clientes podem ser enormes, levando à perda financeira, descrédito no mercado e desvalorização da marca.

Para proteger o patrimônio da empresa, o investimento em segurança da informação é imprescindível. Foque em itens como backup, antivírus, monitoramento remoto, firewall e criptografia, entre outras soluções.

Terceirizar serviços de TI

As pequenas e médias empresas são desafiadas o tempo todo a implementar mudanças significativas em TI, mas a maioria não possui conhecimento tecnológico o suficiente para realizar esse investimento. Alguns até tentam por conta própria e com ajuda de amigos, mas os resultados nem sempre são positivos.

Afinal, é preciso estudo da demanda, projeto, avaliação das necessidades e manutenção dos recursos implantados ao fazer um plano de gestão de TI para PMEs.

A boa notícia é que, com uma boa consultoria em TI, tudo fica resolvido e sem dor de cabeça. A 4Infra, por exemplo, oferece várias alternativas de terceirização, como equipamentos, servidores, data center, softwares, aplicações, manutenção e profissionais especializados. Assim, a empresa contratante não precisa pagar por uma infraestrutura completa de TI, mas tem todos os benefícios de uma.

 

Ficou interessado em inovar e vencer os desafios de TI para PMEs o quanto antes? Estamos aqui pra te ajudar. Venha bater um papo com os consultores da 4Infra e entender como sua empresa pode se destacar na gestão de informações importantes.


10 de fevereiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down