(031) 3195-0580
4infra

Dicas de TI para home office

Dicas de TI para home office

O novo coronavírus têm se espalhado com intensidade no Brasil e no mundo. Uma das principais medidas para evitar que a curva de contágio aumente é o isolamento social, que altera os hábitos de muitas pessoas. 

A quarentena impactou a rotina de trabalho de muita gente, uma vez que as empresas tiveram que aderir ao home office. Como esse regime pode ser novo para alguns, a grande preocupação está relacionada ao cumprimento das demandas e manutenção da produtividade.

A boa notícia é que, caso o gerenciamento de trabalho remoto seja feito da forma correta, seguindo as orientações e cuidados necessários para garantir a eficiência, tais problemas podem ser facilmente evitados. 

TI e home office: como gerenciar a rotina de trabalho remoto

Como não é possível saber quanto tempo vai durar o isolamento social, alguns ajustes precisam ser feitos para manter o foco e motivação dos funcionários durante o trabalho remoto. 

Tanto o gerenciamento dos colaboradores quanto o das demandas requer uma atenção especial. Abaixo listamos dicas para manter o máximo de normalidade profissional possível durante o home office.

Estabeleça - e utilize - um canal de comunicação

O home office se caracteriza por ser um regime de trabalho distanciado, ou seja, cada colaborador opera suas funções de um lugar diferente. Dessa forma, é indispensável distribuir as informações de forma igualitária, rápida e fácil para todos. 

Caso isso não aconteça, o resultado pode ser desalinhamento e improdutividade. 

Existem diversas ferramentas que oferecem essa funcionalidade - como o WhatsApp, Hangouts e o Zoom (cujo fundador viu sua fortuna se multiplicar na quarentena, justamente pela popularidade da solução da plataforma). Comunicar os processos e compartilhar as expectativas são essenciais para evitar falhas durante o trabalho em casa.

Faça reuniões 

Para o bom gerenciamento das tarefas é importante que reuniões gerenciais sejam feitas. O setor de tecnologia da informação se encarrega, também, da gestão de ambientes.

Dessa forma, realizar reuniões gerenciais é indispensável para garantir a melhor administração do setor, mesmo em funcionamento remoto. O gestor vai, nessas situações, se encarregar de orientar, informar e trazer as atualizações para toda a equipe.

Desenvolva um planejamento

Para gerenciar uma equipe de maneira eficiente, ou até se autogerenciar, durante o home office, é interessante desenvolver um planejamento de tarefas. Para tanto, crie um documento detalhando os prazos de entrega e ferramentas de trabalho essenciais para cada uma das atividades.

Esse planejamento também pode contar com uma lista de metas e tarefas diárias, além de horários e ordem de prioridade das demandas.

Defina metas 

A partir do momento em que objetivos são estabelecidos e você têm conhecimento do cenário completo de demandas, e dos planos empresariais, é possível definir metas para cada uma das entregas.

Essa dica é válida principalmente para equipes que trabalham em cadência de atividades, ou seja, onde uma pessoa só consegue fazer sua parte se outro colaborador entregar o que já fez. A definição de metas, nesse cenário, ajuda a estabelecer a fluidez do processo. 

Certifique-se de ter uma conexão segura 

O trabalho remoto torna a corporação vulnerável ao risco de possíveis invasões cibernéticas e/ou malwares nos sistemas domésticos dos funcionários. Manter a segurança é essencial dentro e fora da empresa.

Os colaboradores terão acesso à rede da empresa dentro de casa, utilizando uma conexão comunitária. Por isso, é preciso tomar todos os cuidados possíveis, já que esse modelo de conexão pode ser mais vulnerável. Então, certifique-se de que a sua conexão - e a dos colaboradores - é segura.

A quarentena está sendo um período difícil para todos - inclusive para as empresas. Algumas adaptações, como o trabalho remoto, precisam ser feitas para que  possamos passar pelos obstáculos o quanto antes, retornando à normalidade assim que possível. 

Sendo assim, tome os cuidados necessários e siga as dicas para gerenciar, de forma correta, suas demandas durante o home office. A 4Infra oferece diversos serviços na área de tecnologia da informação para empresas. Se precisar, entre em contato com nossa equipe.


4 de maio de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down