(031) 3195-0580
4infra

Dicas para bom trabalho de equipes de TI em home-office

Dicas para bom trabalho de equipes de TI em home-office

A pandemia de Covid-19 forçou muitas pessoas a começarem a trabalhar em sistemas de home-office. Para equipes de TI, o trabalho pode ter ficado mais difícil e a comunicação, mais lenta. 

Com a necessidade de distanciamento social e quarentena para conter o vírus, grandes equipes foram movidas para o ambiente doméstico. No ano passado, publicamos este texto para ajudar no gerenciamento da rotina de trabalho remoto.

Hoje, mais de um ano depois, muitas equipes continuam na mesma situação. Enquanto a pandemia de Covid-19 não for contida, muitas empresas estão adotando o home-office para manter a segurança dos servidores.

O gerenciamento da rotina, entretanto, pode não ser o suficiente para manter o bom trabalho de equipes de TI em home-office. Os líderes, principalmente, podem ter mais dificuldade de gerenciar equipes e manter a eficiência do time. 

Isso acontece principalmente porque à distância é mais difícil sentir proximidade com a equipe, já que o contato pessoal faz toda a diferença. Além disso, liderar equipes de TI remotas exige capacidade de motivação e coesão entre o time. 

É necessário que a equipe se sinta parte de um todo, e que todos estejam alinhados com os objetivos empresariais. Algumas dicas podem ajudar.

#1. Comunicação clara

A comunicação entre os servidores da equipe deve ser clara. Ambiguidades, nesse momento, podem prejudicar prazos e iniciarem boatos e confusões. Por isso, se necessário, confirme duas vezes se a outra pessoa compreendeu qual é a tarefa, quais são os prazos e o que deve ser feito.

Recursos de áudio e vídeo podem ser utilizados para facilitar esse momento. Utilize a tecnologia a favor da equipe e garanta que tudo esteja alinhado.

Vale lembrar que a comunicação não deve ser clara apenas para o gestor. Os funcionários de equipes de TI também devem ter a capacidade de oferecer feedbacks para a liderança e identificarem pontos de melhoria.

#2. Organização

Equipes remotas são muito beneficiadas com métodos de organização de projetos. É importante que todos falem a mesma língua e consigam encontrar a informação necessária aos projetos.

Para isso, alguns recursos tecnológicos podem ser usados, como o Trello. O importante é usar e abusar de recursos visuais e de ferramentas de planejamento para que o fluxo de trabalho siga sem maiores problemas.

#3. Liderança forte

Equipes de TI que trabalham em home-office precisam de uma liderança forte e clara para se manterem motivadas e colaborativas. 

A presença de um bom líder faz toda a diferença: sem esse papel, fica difícil manter a coesão e a comunicação entre os servidores e os funcionários passam a não se ver como membros de um time.

Por isso, os líderes precisam ficar especialmente atentos em sua comunicação com o restante da equipe. Deixar claros quais são os objetivos da empresa e o que se espera de cada um ajuda no sentimento de motivação e colaboração.

Além disso, é importante que haja confiança entre as equipes e que haja espaço para que todos tenham voz e se comuniquem claramente. Situações como a pandemia de Covid-19 afetam o bem estar físico e psicológico dos funcionários, e o trabalho não precisa ser mais uma área de insegurança.

#4. Equipes menores

Equipes de mais de 10 pessoas podem ser difíceis de liderar. As reuniões se tornam prolongadas e confusas e tarefas assíncronas, mais complexas. Se possível, mantenha equipes de TI menores, que são mais ágeis e produtivas. 

Uma boa dica é dividir as equipes em áreas específicas dos projetos e funções personalizadas. 

#5. Empatia

Membros satisfeitos, confiantes e empáticos com os colegas são membros produtivos, dispostos a dar o seu melhor e preocupados com os bons resultados da empresa.

É essencial que o líder trate todos os funcionários da equipe igualmente e ofereça feedback para todos (mas não publicamente). Todos os servidores precisam se sentir acolhidos pela equipe e se sentirem bem vindos. 

O home-office pode ser um desafio para o gerenciamento de equipes de TI. O trabalho em equipe fica mais difícil e surgem dificuldades na comunicação. Seguir essas dicas pode ajudar a manter a eficácia do trabalho alta e os membros felizes e colaborativos. Para aprender mais sobre TI, continue lendo o blog da 4infra


9 de junho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down