(031) 3195-0580
4infra

Dicas para livrar a empresa de sites maliciosos

Dicas para livrar a empresa de sites maliciosos

Ao navegar pela internet, há risco constante de acesso a sites maliciosos que, perigosamente, configuram grandes ameaças às máquinas, redes individuais e de empresas. Essas páginas podem roubar informações sigilosas ou distribuir malwares. Além disso, podem conter links para outras fontes que infectam os aparelhos, como spyware, vírus, entre outros.

O grande problema é que os sites maliciosos podem fazer de tudo para instalar e transferir, nos computadores e redes, scripts de algum malware. Assim, redobrar a atenção é prioridade, uma vez que as páginas em questão utilizam algumas formas camufladas para distribuir ameaças para os hardwares. 

Isso pode acontecer, por exemplo, por meio do envio de mensagens, alertas ou permissões a respeito de determinadas extensões ou programas que necessitam ser instalados para que você continue acessando o site. Ou, ainda, simplesmente por cliques em pop-ups que, a princípio, podem não parecer ameaças.

Esse tipo de site é uma das principais fontes de entrada de malwares nos computadores e redes que não possuem nenhum sistema de proteção e segurança. Com isso, funcionários de uma empresa podem, acidentalmente, navegar por algum deles e acabar gerando riscos para toda a rede de aparelhos. Por isso, é importante compreender bem o que são essas ameaças e seguir algumas dicas para livrar a empresa dos sites maliciosos.

O que fazer então para livrar a empresa de sites maliciosos?

Para livrar a empresa de sites maliciosos é preciso aderir a algumas estratégias e práticas, tais como:

1. Navegue com atenção

Em primeiro lugar, é preciso educar e instruir os colaboradores da empresa para que utilizem os recursos virtuais com atenção e cautela.

Deve-se atentar, em especial, aos cliques em anúncios e pop-ups, evitando a instalação de extensões e codecs, se solicitados. Além disso, caso um programa comece a ser instalado automaticamente, feche o navegador e delete rapidamente o que foi baixado. 

Aproveite essa dica para conhecer outras boas práticas de segurança da informação para a sua empresa. 

2. Utilize modos de navegação segura

Em alguns navegadores é possível utilizar o modo de navegação segura. Com essa opção, eles são capazes de identificar alguns sites que possam ser maliciosos. 

Entretanto, lembre-se: às vezes, nem os sistemas mais avançados conseguem identificar todos os riscos. Portanto, não utilize essa solução de maneira isolada. 

3. Navegue com filtros 

Os filtros de navegação vão impedir o acesso a sites potencialmente maliciosos, como sites de jogos de azar e pôquer, de vídeo ou live streaming, entre outros. 

Essa ferramenta pode ser obtida com o serviço de inspeção SLL, técnica de firewall que verifica o conteúdo de tráfego de rede criptografado. Com ela, é possível obter segurança para que o usuário não se arrisque acessando sites maliciosos que possam utilizar dados pessoais, informações sigilosas ou que colocam em risco os computadores e rede da empresa.

4. Busque sistemas de proteção 

Por fim, para garantir uma segurança plena e livre das ameaças de sites maliciosos, você deve buscar sistemas de proteção completos para seus computadores e redes. Isso pode ser garantido a partir de um bom serviço de firewalljunto a um endpoint protect. O firewall irá analisar e permitir a transmissão e recepção somente de dados autorizados, trazendo mais segurança às máquinas e rede da empresa.

Para entender e encontrar boas opções para livrar a empresa de sites maliciosos, você pode conversar com um especialista em TI e agendar uma consultoria. Com isso, encontrará soluções personalizadas para o seu caso, protege sua empresa e rede de riscos e, também, reduz custos.

Ficou interessado? Agende uma consultoria aqui com a 4Infra. 


30 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down