(031) 3195-0580
4infra

Dicas para melhorar a segurança do seu e-mail corporativo

Dicas para melhorar a segurança do seu e-mail corporativo

Quem trabalha em rede sabe das dificuldades diárias em relação à segurança: o risco de invasões, roubos e arquivos corrompidos existe - e, isso, sem contar outros problemas vindos desse mundo virtual.

Não só os sistemas, sites e mídias sociais são portas de entrada para as ações maliciosas: é preciso estar sempre atento ao uso correto do e-mail corporativo, já que a boa e velha caixa de mensagens é um veículo muito visado pelos hackers.

De olho na ferramenta de trabalho

O e-mail corporativo é uma ferramenta estratégica dentro do mundo empresarial. Nele, é posível enviar e receber mensagens importantes e, muitas vezes, sigilosas. Todas são importantes para as tomadas de decisão da empresa ou simplesmente para o andamento dos trabalhos de rotina. 

No entanto, quando falamos em segurança de dados, o e-mail corporativo é um ponto frágil das organizações. Afinal, um funcionário desatento pode clicar em um link malicioso e espalhar vírus para toda a empresa, por puro descuido.

É preciso estar de olhos bem abertos a tudo que se recebe na caixa de e-mail, pois um vacilo pode deixar o banco de dados vulnerável. Isso faz com que a empresa perca dinheiro e chances de fechar bons negócios.

Os golpes realizados via e-mail corporativo são inúmeros e, por mais que a gente saiba que eles existem, sempre há alguém que cai nessa armadilha. O mais comum são os ataques de phishing, em que a mensagem enviada se disfarça de e-mail real com o objetivo de espalhar SPAM, ransomware, trojan, malware e outros tipos de arquivos que comprometem a segurança da organização.

Outra artimanha aplicada pelos golpistas é o CEO Fraud. Trata-se de uma fraude mais avançada em que o criminoso se passa por um funcionário, diretor ou o CEO da empresa com o intuito de roubar dinheiro ou informações confidenciais. Para tanto, o invasor falsifica a identidade do proprietário do e-mail, induzindo funcionários, clientes e parceiros a fazer transferência bancária, liberar informações ou pagar um boleto falso.

Como proteger o seu e-mail corporativo

O e-mail corporativo é uma ferramenta de suporte para o seu empreendimento. É nele que você conecta pessoas, faz negócios, responde dúvidas, transmite propostas e dá vazão a todo tipo de informação comercial. 

Por isso a necessidade de proteger as informações dos e-mails corporativos. 

É claro que bloquear todos os ataques é algo complicado, visto que a cada dia os crimes virtuais estão ficando mais sofisticados. Contudo, existem boas dicas para melhorar a segurança dos seus dados a partir do uso cuidadoso dessa ferramenta. Vamos a elas? 

Cuidados com anexos e links

Mensagens empresariais podem vir com links e arquivos anexados - isso, aliás, é bem normal. Mas é preciso observar os conteúdos dos e-mails antes de abri-los, já que o famoso spam é uma das formas de invadir os computadores da organização.

Nele, os cibercriminosos criam e-mails que incentivam os usuários a abrir arquivos maliciosos; portanto, é importante se atentar para alguns detalhes antes de clicar nos links da mensagem. De modo geral, desconfie de assuntos ligados à atualização de dados bancários, cobranças de fatura de lugares em que você nunca comprou ou mesmo problemas com a receita federal. 

Ao verificar a existência de e-mails falsos, delete-os rapidamente para evitar um deslize, abrir os anexos e correr o risco de espalhar vírus para toda a rede corporativa.

Use a criptografia

A criptografia é um método de transmissão que permite que somente o remetente e o destinatário leiam as mensagens, fornecendo privacidade e proteção aos dados do e-mail corporativo.

Isso acontece porque as informações do e-mail são transformadas em códigos que  não podem ser abertos por pessoas não autorizadas. 

Treine os funcionários

Boas práticas de segurança só são possíveis com a mudança de cultura interna. A criação de diretrizes para o uso da internet e e-mail corporativo é uma maneira prática de capacitar os colaboradores para o uso dessas ferramentas.

Tais orientações abordam a postura da empresa em relação à transmissão dos dados digitais, conduzindo o funcionário às boas práticas e usabilidade dos recursos de comunicação.

Ferramenta antispam

Outra dica essencial para as empresas é a implantação de ferramentas antispam, que conseguem filtrar e-mails maliciosos. Isso reduz o volume de informações indesejadas que chegam na caixa de e-mail.

Se sua empresa deseja melhorar a segurança do e-mail corporativo, entre em contato com a 4Infra. Nossos consultores vão avaliar a estrutura da empresa e propor soluções adequadas à sua organização.


15 de outubro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Vantagens de usar o Sharepoint para servidor de arquivos
8 de novembro de 2021
Como fazer backup para Microsoft 365?
5 de novembro de 2021
Dicas para otimizar o Microsoft 365 em pequenas empresas
3 de novembro de 2021
5 razões para investir em Fortinet
1 de novembro de 2021
1 2 3 119
chevron-down