(031) 3195-0580
4infra

Dicas para montar uma equipe de TI de alta performance

Dicas para montar uma equipe de TI de alta performance

Em tempos de constantes avanços tecnológico, a área de TI vem assumindo posições cada vez mais estratégicas nas organizações. Afinal, os negócios precisam acompanhar as mudanças, agilizar processos e atendimento, reduzir gastos operacionais e oferecer as melhores soluções para os seus clientes.

Mas para atender as necessidades da empresa e garantir que elas sejam executadas dentro de práticas modernas de gestão, é preciso montar uma equipe de TI de alta performance. Só assim podemos vislumbrar o desenvolvimento das estratégias e a correta utilização de novas tecnologias.

O que é uma equipe de TI de alta performance?

Muitas empresas e gestores falam em times de alta performance, mas o que é isso afinal de contas? São equipes muito motivadas e capazes de levar os melhores resultados para a organização.

Isso porque elas são altamente competentes e possuem elevado comprometimento com os negócios da empresa. Ou seja, essas pessoas conseguem extrair o melhor de cada um, mas ao mesmo tempo, compartilham da mesma visão e objetivos.

É por isso que elas são mais engajadas e conseguem compreender as necessidades do mercado e alinhá-las às estratégias da empresa.

Essas características se encaixam em vários perfis profissionais, principalmente na área TI, que é um setor indispensável para todas as áreas e responsável pela inovação tecnológica da companhia.

Se a necessidade da sua empresa é ter profissionais de TI com esse perfil, veja dicas de como montar uma equipe de alta performance.

Invista em treinamentos e capacitações

O investimento em treinamentos e capacitações é de grande relevância não só para o desenvolvimento do profissional, mas também para o crescimento da empresa. Essa é uma ação valiosa, pois possibilita o aprendizado, principalmente com os menos experientes.

Quanto mais contato essa equipe tiver como os recentes acontecimentos e pesquisas tecnológicas, mais ela ficará motivada a contribuir com novas ideias.

Incentive o trabalho em equipe

Um verdadeiro time só funciona quando o trabalho é feito em conjunto. A área tecnológica, na maioria das vezes é formada por gênios, mas se tiverem dificuldade em trabalhar em equipe, não podem fazer parte de grupos de alta performance.

Esse talvez seja um dos grandes desafios da gestão corporativa, mas quando se trabalha para eliminar essa barreira, os resultados costumam ser surpreendentes.

Estipule metas desafiadoras

Profissionais precisam ser desafiados a fim de apresentar propostas e resultados mais satisfatórios.  Por isso, para montar uma equipe de alta performance, estipule metas mais agressivas, não só individualmente, mas em grupo.

Uma vez definida essas metas, todos sentirão a sua importância no setor e irão se unir para fazerem o melhor para a organização.

Dê autonomia aos profissionais

O setor de tecnologia evolui muito rápido. Todos os dias é divulgado uma inovação de TI que pode favorecer a gestão corporativa. Quem é da área sabe que a atualização nas empresas deve acontecer na mesma velocidade.

Dessa forma, mesmo que a companhia tenha suas diretrizes para implementação de novas tecnologias, a equipe de TI precisa ter autonomia para criar, propor novas soluções e agregar melhorias aos processos.

Terceirize tarefas de rotina

Se a ideia é montar uma equipe de TI de alta performance, designar os profissionais para executar tarefas rotineiras, como atendimento de help desk, executar cabeamentos de rede ou atuar na manutenção de servidores, não é uma boa ideia.

É claro que essas tarefas têm a sua devida importância, e sem elas dificultaria o trabalho de toda organização. No entanto, elas tomam muito tempo, impedindo que a equipe invista em atividades mais estratégicas.

Para que a equipe de alta performance foque no que é mais relevante para o negócio, o ideal é terceirizar os serviços de TI rotineiros. Isso é, a subcontratação de mão-de-obra gera resultados para a contratante, desafoga o setor de TI, oferecendo dinamismo, qualidade, profissionais capacitados e atendimento aos processos.

Se a sua equipe precisa ficar livre para cuidar de outras demandas, a terceirização de TI e a melhor alternativa. Entre em contato com a 4Infra para que possamos te ajudar nesse processo!


1 de julho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down