(031) 3195-0580
4infra

Diferença entre backup em nuvem e armazenamento 

Diferença entre backup em nuvem e armazenamento 

A boa governança de TI, com toda certeza, é uma das melhores maneiras de fazer os negócios deslancharem. Isso porque as soluções tecnológicas são dinâmicas e atualizadas de forma a atender um mercado em constante transformação.

A quantidade de recursos utilizados é capaz de facilitar a rotina de trabalho de uma organização. Contudo, o gestor pode ter dificuldade de saber a diferença entre elas, principalmente se a tecnologia não é parte da estrutura principal da empresa, ou não faz parte de sua atividade-fim.

Dessa forma, mesmo que você tenha uma clínica veterinária, uma loja de artigos esportivos ou uma imobiliária, é interessante conhecer as características das ferramentas que tem à disposição.

Por exemplo: na hora de tomar uma decisão estratégica quanto aos dados gerados diariamente na sua empresa, você saberia dizer a diferença entre backup em nuvem e armazenamento?

Se não, continue lendo para saber o que elas podem fazer para o seu negócio!

O que é backup em nuvem?

De maneira geral, backup é um procedimento que cria cópias de segurança das informações da empresa, que podem ser arquivos, softwares e outras aplicações. Antigamente, essas réplicas eram feitas em CDs, HDs externos ou servidores físicos.

Com o avanço da tecnologia, as cópias dos dados corporativos são criadas automaticamente e direcionadas a um ambiente em nuvem, cujos servidores remotos estão em diferentes locais – e nem sempre perto da rede da empresa.

Todo o processo de réplica é realizado em intervalos pré-definidos que permitem a restauração das informações sempre que necessário. Essa tecnologia é uma importante aliada na segurança dos dados organizacionais, principalmente em caso de desastres como roubos, incêndio, falha humana ou danos diversos aos equipamentos.

E o armazenamento de dados?

Armazenar dados nada mais é que arquivar informações, documentos e pastas em um local apropriado. Nesse sentido, os dados digitais podem ser guardados em vários tipos de mídia, como CDs, DVDs, BluRay, HD, pendrives ou cartões de memória.

No entanto, todas essas ferramentas, por serem físicas, podem ser danificadas, roubadas ou promover um acesso extremamente limitado, tanto na memória do dispositivo quanto no seu compartilhamento. Nesse sentido, a empresa vai ter sempre que adquirir ferramentas físicas para armazenar um número X de informações, que aumenta consideravelmente com o passar do tempo.

Além disso, o uso dessas mídias torna impraticável o trabalho em equipe, já que a informação está presa em um equipamento específico, enquanto os profissionais nem sempre estão juntos no mesmo escritório.

A solução para esse impasse seria, justamente, o armazenamento em nuvem, uma aplicação que sincroniza e compartilha os dados em vários dispositivos e usuários. Dessa maneira, se um colaborador está trabalhando em uma planilha de custos e quer a ajuda de outro colega que está no Canadá, por exemplo, isso é possível, inclusive de forma simultânea.

Assim sendo, as atividades corporativas mantêm um fluxo contínuo, pois são totalmente integradas, permitindo que várias pessoas tenham acesso a dados atualizados, independentemente do lugar que se encontra ou do equipamento utilizado.

Backup em nuvem e armazenamento: veredito final

Backup em nuvem e armazenamento de dados são duas importantes ferramentas que dão segurança e agilidade aos trabalhos da empresa. Por isso, é comum que o empresário fique na dúvida em relação a qual opção usar.

É preciso entender que essas soluções são complementares. Em outras palavras, a opção por uma delas não exclui a possibilidade de uso da outra. Ao investir nas duas frentes de centralização de dados, a organização vai estar mais preparada para enfrentar as demandas de um mercado cada vez mais exigente.

Mas é indispensável ressaltar que o backup em nuvem tem um nível de segurança muito maior em relação ao armazenamento de dados em centrais físicas.

Para deixar mais claro, o backup em nuvem prioriza as cópias dos dados mais importantes do negócio, enquanto o armazenamento mantém as informações sincronizadas em mídias específicas. Até mesmo para otimização do espaço e uso sustentável de recursos, o backup em nuvem é a solução mais indicada.

Se você quer entender melhor como essas possibilidades aplicam aos seus objetivos, entre em contato com a 4Infra. Somos especialistas no atendimento a pequenas e médias empresas que desejam transformar o negócio através da excelência das aplicações em nuvem.


18 de janeiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down