(031) 3195-0580
4infra

Firewall: Entenda a importância na sua empresa

Firewall: Entenda a importância na sua empresa

Uma das grandes preocupações para a maioria das empresas é com a segurança de seus dados, isso porque com surgimento da internet, vieram também os ataques que ocorrem nas redes. Desse modo, é preciso pensar em medidas de proteção

Por ser um ambiente onde há muitas pessoas conectadas e onde alguns deixam seus dados em páginas da web, a segurança da internet vem sendo questionada por usuários que não se sentem seguros em realizar compras na internet, por exemplo. 

Isso é um problema para estabelecimentos comerciais que usam as redes em suas estratégias. Certificar para o cliente que o ambiente que ele está é seguro e confiável, também faz parte de uma estratégia bem pensada.

Por isso, um dos recursos usados por empresas é a utilização de firewall em sua páginas, como medida de proteção de seus dados e informações dos clientes. 

O que é e como funciona?

Firewall é um mecanismo criado para controlar os dados de uma rede, sendo responsável por conferir os dados e garantir que nada que ofereça riscos invada a rede. É um dispositivo de segurança que se encarrega dessa missão. 

Sendo assim, como o firewall uma página torna-se mais segura porque:

  • Filtra o fluxo de dados;
  • Protege os dados; 
  • Previne ataques;
  • Promove confidencialidade.

Com isso, um estabelecimento comercial garante que a sua rede seja mais segura, uma vez que a preocupação com a segurança não é somente para com os dados dos consumidores, mas também para com a empresa. 

Isso porque, da mesma forma, na página constam informações importantes da empresa e, por isso, ela também deve proteger as suas informações para que pessoas mal-intencionadas, como os hackers, não realizem golpes.

Nesse sentido, a principal função de firewall é proteger os dados tanto da empresa quanto do cliente, dessa forma, ataques de invasão e coleta de dados confidenciais são evitados e os usuários ficam mais seguros.

Por fim, a confiabilidade é algo que a empresa passa com a sua imagem para os seus clientes quando protege a sua rede. Em geral, antes de comprar os seus produtos, os clientes verificam se o site é seguro. 

A segurança é uma grande preocupação da era da internet hoje em dia, e por isso, ela é vista com muita atenção pelos clientes. Isso quer dizer que se o consumidor achar a página com um conteúdo irregular, ele pode desistir da compra. 

Portanto, uma empresa deve dar muita atenção à proteção do seu negócio na internet, para que não perca clientes. Inclusive, ela deve se preocupar com a sua imagem na internet e adquirir medidas de segurança para que fraudes sejam evitadas. 

Se algum golpe ocorrer, isso prejudica a imagem do estabelecimento comercial, que deixa de passar confiança, principalmente porque com as redes os consumidores fazem as suas reclamações em sua página, relatando o ocorrido, podendo viralizar.

Consequentemente, para que a sua empresa recupere a reputação pode ser mais difícil, porque os consumidores se lembrarão do ocorrido.

Por isso, entre as precauções que devem ser tomadas em um negócio, a segurança da rede por meio de um firewall deve, sem dúvidas, ser uma delas. 

Logo, uma central de monitoramento cftv deve garantir para os seus consumidores que as suas páginas são seguras para que as suas vendas não sejam atingidas e isso prejudique o seu negócio. 

Benefícios e modelos de firewall

Esse dispositivo de segurança pode ser adquirido de duas formas: como um dispositivo físico, que é instalado no computador e como um aplicativo, que pode ser instalado diretamente na máquina.

Este último trata-se de um software que, em geral, já vem com um instalado diretamente de fábrica nos computadores. Assim, um aparelho novo já vem com esse sistema de segurança, garantindo que o usuário tenha suas navegação na internet protegidas. 

Porém, estabelecimentos comerciais que desejam mais segurança nas suas redes podem comprar uma máquina somente para desempenhar a função de guardar os dados. Dessa forma, todos as informações ficam concentradas em um só lugar.

Dentro desses formatos, existem ainda quatro tipos de firewall, sendo:

  • De proxy;
  • Com inspeção de estado;
  • De gerenciamento unificado de ameaças (UTM);
  • De próxima geração (NGFW).

Além disso, com esse segunda opção, é possível configurar a máquina para desempenhar algumas funções, aumentando a proteção, o que possibilita personalizar a segurança de acordo com as necessidades do negócio. 

Nesse sentido, um estabelecimento pode investir em um computador novo para que já venha com um firewall instalado e ele inicie as suas atividades em segurança, garantindo a proteção das atividades. 

Além disso, é possível adquirir um equipamento de hardware que desempenhe a função de firewall, isso quer dizer que o equipamento físico não será mais o do computador e sim um dispositivo a parte que vai fazer a segurança. 

Esse é o tipo mais usado pelos negócios, uma vez que ele tem uma capacidade maior de segurança porque não compartilha nada com outros aplicativos. Dessa forma, ele consegue dar uma atenção maior para as informações e filtrá-las melhor.  

Um exemplo conhecido de firewall é quando usuários baixam algum aplicativo para impedir que pessoas não-autorizadas utilizem sua rede de Wi-Fi, para impedir que pessoas não tenham acesso à sua rede. 

Sendo assim, até mesmo uma empresa de motoboy deve se atentar para a sua segurança na internet e pesquisar qual firewall é a melhor opção para o seu negócio, e adquiri-lo para que a sua rede seja segura. 

Além disso, para que usuários possam certificar a segurança, é possível procurar por aplicativos de firewall na internet para que a navegação seja segura, sendo mais recomendado para usuários de redes domésticas. 

Já estabelecimentos devem investir em um firewall mais potente para suportar todas as informações e conseguir filtrar e verificar tudo. Ainda assim, também existem aplicativos de segurança para celulares.  

Mais segurança na a sua empresa

Com um bom firewall, será possível conseguir algumas funções de administração. Isso quer dizer que com o dispositivo a empresa pode controlar o que o colaborador tem acesso, por exemplo, bloqueando sites de redes sociais para que ninguém se distraia.

Além disso, também dá para saber quais são os sites e o que o colaborador faz navegando na internet e, assim, bloquear conteúdo impróprios ou que oferecem riscos. 

Também pode-se obter informações sobre os e-mails enviados e recebidos, garantindo que o funcionário não esteja compartilhando informações sigilosas. 

Sendo assim, uma empresa de entrega de documentos pode verificar como os seu funcionários estão trabalhando e se não estão fazendo atividades impróprias navegando nas redes da empresa e, assim, garantir um melhor controle da produtividade.  

O uso de firewall na quarentena

Com o surgimento do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social, os negócios tiveram que se reestruturar e pensar em formas de conseguirem se manter ativas em um momento onde as pessoas não podiam ir até as lojas.

A pandemia mudou a forma das pessoas consumirem, abrindo espaço para aqueles que trabalham na internet se firmarem nesse quesito, bem como trazendo para aqueles que ainda não estavam nesse mercado, o desafio de entrar. 

Sendo assim, empresas tiveram que lidar com os desafio surpresa de se adequarem a essa novo modelo de consumo. Por isso, uma empresa de sala comercial pequena teve que adaptar os seus negócios para serem desenvolvidos online e remotamente. 

Logo, quem não vendia na internet passou a vender, portanto, a segurança também passou a ser uma preocupação. Com a pandemia, todos os usuários migraram para as compras online e passaram a reparar mais na segurança.

Portanto, agora mais do que nunca, é fundamental que empresas invistam em firewall e outros sistemas de segurança. A proteção de dados sempre foi uma preocupação dos usuários, mas com a pandemia, passou a ter ainda mais importância. 

É importante que os consumidores sintam-se seguros ao navegar na sua página e fazer compras, por isso, atualmente não investir em segurança é sinônimo de perder clientes.

Sendo assim, se uma escola particular infantil não quer ser afetada pela falta de segurança na internet, ela deve usar um bom firewall que certifique que a navegação seja segura. Assim, os alunos se sentirão confiantes e seguros para assistir aulas online. 

Além disso, essa segurança não só atinge empresas que vendem seus produtos na internet, mas também aquelas que aderiram ao serviço remoto. Sem o firewall, qualquer informação fica vulnerável para invasores. 

Sendo assim, trabalhos desenvolvidos de forma remota, onde as informações importantes são compartilhadas online também ficam vulneráveis, por isso, mesmo que não seja uma empresa que faça vendas na internet, é fundamental ter um sistema de proteção. 

Logo, uma empresa de automação industrial empresas deve continuar preparada, mesmo após o fim da pandemia, e investir na sua segurança para que as atividades sejam feitas remotamente com segurança.

Com isso, fica claro que é importante que uma empresa tenha uma rede segura tanto para guardar as suas informações como a dos seus usuários. 

Assim, ela garante que seus serviços sejam feitos de forma segura sem ter que se preocupar com invasores. 

Por isso, não importa o ramo da empresa, seja um escritório de advocacia ou uma distribuidora de cabeamento industrial, a segurança deve sempre ser colocada em primeiro lugar e, assim, garantir o melhor desenvolvimento de atividades. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


2 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down