(031) 3195-0580
4infra

Firewall NGFW: O que mudou?

Firewall NGFW: O que mudou?

Quem trabalha com tecnologia em rede sabe a dificuldade de manter as informações seguras e livres de ameaças cibernéticas. A preocupação em preservar dados corporativos não é um conceito recente, mas já vem sido pensado e posto em prática desde o final da década de 80. A segurança oferecida pelo Firewall NGFW pode ser uma boa alternativa.

A ideia do Firewall, ou “parede de fogo”, veio justamente para criar uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso a conteúdo malicioso, sem impedir que os dados que precisam circular continuem fluindo.

Com o passar do tempo, os ataques foram ficando cada vez mais sofisticados, comprometendo seriamente a segurança dos dados das organizações. Essa condição criou a necessidade de incorporar novos recursos e funcionalidades à solução já existente, transformando-a em Firewall NGFW.

NGFW é a abreviação de Next Generation Firewall ou Firewall de Próxima Geração, em português. É uma evolução do dispositivo tradicional. A principal diferença está nos avanços tecnológicos a partir da inspeção de pacotes e na visibilidade de aplicações.

Esse recurso permite não apenas que os ataques possam ser evitados, mas cria políticas de controle de acesso mais dinâmicas e eficientes para os desafios atuais de segurança.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de resolver a performance apresentada pelo seu antecessor, o UTM, através da adição de um importante recurso: visibilidade e controles baseado em aplicações.

No entanto, ainda que não sejam iguais, a finalidade do UTM e NGFW é a mesma: trazer melhorias aos usuários em soluções que funcionem quando o assunto é sistema de segurança por firewall.

Muitas características e vantagens do Firewall de Próxima Geração já eram encontradas em alguns modelos do UTM. Contudo, o novo modelo apresenta soluções mais práticas e funcionais, que atendem às solicitações dos usuários que necessitavam de um recurso com melhor performance.

Firewall NGFW X Firewall UTM

As duas soluções são bem parecidas em termos de objetivos, já que propõem proteção e segurança. No entanto, a diferença entre elas está na forma de funcionamento de cada uma.

O UTM oferece recursos de segurança como antivírus, AntiSpam e filtros de URL que bloqueiam o acesso a determinados IP´s, além de prevenção de invasão externa. Ainda disponibiliza políticas prontas para usar e ferramentas de geração de relatórios projetadas para facilidade de implementação e gerenciamento contínuo.

Já o NGFW disponibiliza todas as funcionalidades do UTM, mas em nível mais profundo, permitindo o bloqueio de protocolos, acesso por tipo de perfil, inspeção, prevenção de invasão e coleta de informações à disposição do usuário. No entanto, antivírus e AntiSpam devem ser adquiridos separadamente.

O que percebemos é que o UTM oferece um serviço mais tradicional e atende bem às necessidades das pequenas e médias empresas, desde que as ameaças não sejam de alto nível.

Por outro lado, o Firewall NGFW oferece soluções mais específicas e se destina a organizações que procuram maior controle e segurança qualificada, além de gerenciamento personalizado.

Vantagens do NGFW

O modelo NGFW oferece uma série de vantagens ao usuário que busca segurança para a rede de computadores da sua empresa:

  • Praticidade ao configurar a solução, sendo mais adaptável até para quem não possui conhecimentos profundos em TI;
  • Não exige inserção de códigos ou conhecimento prévio em IP´s e outros dados para bloqueio de acesso a determinados sites;
  • Liberação ou proibição de acesso aos usuários, e não mais às máquinas ou IP´S. Isso significa que o colaborador terá permissão de utilizar todos os dados mapeados para o seu perfil, independente de com qual aparelho ele vai se conectar;
  • Realiza inspeção em todos os pacotes dentro da rede, impedindo que usuários, softwares ou malwares quebrem o sistema de segurança.

Diante de tantas informações, é comum que o gestor tenha dúvidas na utilização dos dispositivos de Firewall NGFW ou UTM. Nesse caso, o ideal é procurar uma consultoria de TI, como a 4infra, para te auxiliar na escolha.

A terceirização de serviços de TI pode ser uma ótima estratégia para melhorar a performance do negócio  e, ainda, resguardar a empresa de possíveis ameaças.

Entre em contato com a gente!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down