Ghost para blogs: vantagens e desvantagens da plataforma

Ghost para blogs: vantagens e desvantagens da plataforma

Não é novidade para ninguém que o WordPress é o maior gerenciador de conteúdos do mercado. Inicialmente, foi desenvolvido para criar e editar textos e vídeos, sem usar a linguagem complicada da programação. O objetivo era apenas facilitar a vida do produtor que pode administrar todo o seu trabalho de forma simples e intuitiva.

Contudo, o WordPress passou a oferecer muito mais do que o proposto inicialmente, transformando-se em um verdadeiro canivete suíço. Hoje, temos uma plataforma cheia de recursos e funcionalidades que administram sites, lojas virtuais, portais de notícias e outros tipos de serviços digitais.

Contudo, quem usa o WordPress apenas para fomentar blogs pode ter algumas insatisfações válidas, já que a plataforma deixou de se dedicar apenas a esse público. É para ele que John O'Nolan, um dos integrantes da equipe de interface do usuário do WordPress, desenvolveu o Ghost.

Entenda a plataforma Ghost

Ghost é uma plataforma open source, ou seja, de código aberto e desenvolvido em JavaScript, que possui suporte para os bancos de dados SQLite e MySQL. A sua instalação é simples e roda sob o NodeJS. Ou seja, é possível integrá-la a qualquer sistema operacional.

De forma simplificada, o Ghost tem interface amigável e projetada exclusivamente para quem deseja trabalhar com publicação em blogs. Por ser um sistema minimalista, ele consegue cumprir fielmente a proposta, facilitando o processo de criação e edição de conteúdos.

Caso o usuário necessite de recursos mais avançados, o ideal é buscar outras ferramentas, já que o Ghost não é a opção mais indicada para essa finalidade.

Quais são os prós e contra da plataforma Ghost?

Ghost é a alternativa ao WordPress e se posiciona como a melhor opção para perfis que buscam simplicidade e qualidade, oferecendo indexação mais fácil e as melhores otimizações de CMS (sistema de gestão de conteúdo) para SEO.

Para fazer a comparação, veja as vantagens e desvantagens da ferramenta:

Vantagens

  • Código aberto, simples e limpo, focado em uma única funcionalidade: publicação de conteúdos;
  • Sistema de gestão de conteúdo (CMS) gratuito;
  • Instalação descomplicada;
  • Software livre que pode ser baixado gratuitamente ou instalado em um servidor de hospedagem próprio;
  • Possui versão auto hospedada;
  • Não há necessidade de instalar plugins para configurar metadados para redes sociais, criar sitemaps e adicionar suporte para dados estruturados;
  • Opção de compartilhamentos automático para as redes sociais;
  • Interface intuitiva.

E as desvantagens?

O Ghost é uma plataforma que torna mais fácil a vida de quem precisa publicar conteúdos em um blog. Dessa maneira, se integra a inúmeras aplicações, mas não se compara com as disponíveis no WordPress, que são ofertadas em quantidades muito maiores.

Um ponto importante que precisa ser observado é que o Ghost tem funcionalidades bem limitadas. Se precisar de ferramentas mais complexas para gerenciar sites ou lojas virtuais, o WordPress é o mais indicado para você.

 

Se você está com dúvida em qual editor de texto usar para a criação do seu blog pessoal ou empresarial, o Ghost pode ser a solução que tanto procura. Contudo, é importante buscar ajuda de profissionais  de TI, como os da 4Infra, para te orientar quanto à utilização da plataforma e hospedagem.

Entre em contato com a gente e vamos discutir sobre as melhores soluções para o seu negócio!

 

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
28 de janeiro de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
Como instalar e Configurar Antena UniFi | 4infra
22 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down