(031) 3195-0580
4infra

HD externo resolve os problemas de backup da sua empresa?

HD externo resolve os problemas de backup da sua empresa?

Pelo menos em um ponto as empresas têm algo em comum: elas temem pela segurança das suas informações.

Um trabalho que durou dias para ser concluído, uma pesquisa de anos, ainda em desenvolvimento, ou os dados de uma organização não podem, simplesmente, desaparecer da noite para o dia. Pense na quantidade de pessoas e investimentos envolvidos em contextos como esses.

Perder informação não é só desperdiçar dinheiro: é colocar em risco, também, o equilíbrio e a própria identidade da empresa.

É por isso que os backups são tão necessários nas organizações. Eles auxiliam na prevenção e perda de dados, como arquivos apagados acidentalmente.

Ter cópia de segurança dos arquivos já é ação disseminada na maioria das empresas. Muitas utilizam uma ou mais soluções para evitar problemas maiores. O HD externo é uma das opções que os gestores usam para estruturar e guardar as informações do negócio.

Há algum tempo, possuir HD externo era uma aquisição de alto custo, ainda que necessária. Afinal, ter uma rotina de backup permite que organizações tenham confiança de que, caso ocorram falhas em máquinas ou sistemas, os arquivos serão recuperados com mais facilidade.

O HD externo protege todas as informações?

A popularização da internet trouxe diversas formas de a empresa se engajar no mercado e buscar oportunidades de negócio: aplicativos, redes sociais, acesso a plataformas de clientes e fornecedores, pesquisa de mercado e tantas outras ferramentas potencializam, ainda mais, as relações comerciais das companhias.

Hoje em dia tudo é muito rápido. As informações produzidas são quase instantâneas, e a velocidade com que chegam aos computadores é algo que impressiona.

Nesse momento, vem a seguinte pergunta: como armazenar, todos os dias, um grande fluxo de dados em HD externo?

Em casos pontuais, pode até ser possível; mas, na rotina normal de uma empresa, essa prática se torna inviável. Não há como garantir que os registros arquivados nesse local estejam livres de qualquer dano, como vírus, documentos corrompidos, modificação não autorizada de documentos e destruição (ou perda) do próprio HD externo.

Com os avanços constantes de produção de conteúdos, gestores têm buscado meios mais seguros e práticos para o backup empresarial. Afinal, é preciso agir com rapidez na restauração em caso de perda de dados.

A solução para esse problema está no backup corporativo na nuvem. Ele garante a integridade não só dos arquivos, mas, também, de softwares e aplicativos, independentemente do tamanho e complexidade da organização.

Backup na nuvem: mais segurança para a empresa

Os computadores e servidores de uma organização estão sujeitos a todo tipo de anomalia, como picos de energia, ataques digitais ou falhas de segurança, dentre outras possibilidades.

Armazenar dados estratégicos em HD externo pode colocar em risco o diferencial competitivo da companhia. Acidentes ocorrem todos os dias; se o servidor físico não funcionar mais, tudo que estiver nele também se perde.

Isso não acontece com o backup na nuvem, também conhecido como cloud backup. Todas as cópias de dados ficam armazenadas em servidores remotos, descentralizados e conectados à internet.

Além de proteger as informações de forma automática, o backup em nuvem traz outras vantagens de grande relevância:

Acesso remoto

Quer trabalhar em outro local, mas não está logado na máquina da empresa? Isso já não é problema. As informações podem ser consultadas a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso a internet.

Custo reduzido

O custo do cloud backup é a mensalidade paga ao fornecedor. Esse valor é ajustado conforme a necessidade de utilização.

Escalabilidade

Um dos problemas com o HD externo é a falta de escalabilidade. Ou seja, a mídia não é flexível em relação a espaço. Sempre é necessário adquirir novos equipamentos para atender à crescente demanda.

Com o cloud backup o gestor consegue modificar a quantidade de espaço de armazenamento contratado rapidamente.

Contudo, para migrar informações da sua empresa para a nuvem, é preciso avaliar bem os fornecedores e planejar essa transferência.

Com a ajuda de uma consultoria especializada em TI, como a 4infra, você terá toda a tranquilidade e suporte para tomar essa decisão. Entre em contato com a gente.


6 de novembro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down