(031) 3195-0580
4infra

Importância de uma infraestrutura de TI adequada para abrir filiais

Importância de uma infraestrutura de TI adequada para abrir filiais

O crescimento de uma empresa não pode ser barrado pelas limitações físicas. Chega o momento em que alguns negócios se veem diante da possibilidade de ampliar seus pontos geográficos de atuação para continuar caminhando em direção ao sucesso. Entretanto, é preciso ter especial cuidado com a infraestrutura, já que uma TI adequada para abrir filiais é fundamental. A consultoria em TI é uma ótima pedida nesses casos.

 

Quer saber o motivo pelo qual uma TI de alta disponibilidade, com bom custo benefício, é essencial para a expansão da empresa? Veja a seguir!

Por que abrir filiais é um bom negócio?

O crescimento no setor de atuação é o desejo de toda empresa. Quem nunca sonhou com o momento em que é necessário expandir os serviços e conquistar novos mercados? Quando se tem apenas uma loja física, há uma limitação regional da atuação. Mas ao abrir filiais, a empresa consegue levar seu produto ou serviço a clientes de outras localidades.

Um exemplo interessante são alguns grandes escritórios de advocacia, que possuem filiais em mais de 5 estados. A abertura de filiais não ocorreu por acaso; diante de uma demanda jurídica de clientes espalhados no Brasil, não havia como atender às expectativas deles sem estar mais perto.

Se a empresa possui estrutura e recursos para aumentar a produção e a oferta de produtos ou serviços, certamente abrir filiais é um bom negócio. Isso pode ser feito a partir de parceiros ou por conta própria. O importante é expandir.

Dados do mercado de TI para filiais

Em pesquisa de meados de 2016, a Riverbed Technology revelou os desafios das organizações com o gerenciamento de TI em filiais e escritórios remotos, chamados de ROBOs. Os três principais desafios são:

  • Manuseio de recuperação de desastres (54%);

  • Alto custo no fornecimento de IT (46%);

  • Fornecer uma equipe de TI adequada para o suporte (46%).

Eles impactam diretamente nas finanças da empresa, motivo pelo qual é preciso uma infraestrutura de TI adequada para abrir filiais.

Podemos listar também outros problemas em TI encontrados pelas empresas que abrem filiais. A baixa qualidade de links de comunicação pode limitar o funcionamento de algumas aplicações. O espaço físico pequeno pode ser um problema para ter uma sala de servidores.

Exemplo bem sucedido de empresa que investiu em TI para abrir filiais

A Starbucks expandiu seus serviços para mais de 14 mil localizações com o auxílio de bons sistemas de TI. Utilizando a tecnologia para uma expansão rápida, eles tinham sistemas complexos de gerenciamento e definição de localização. A TI foi utilizada pela rede para gerar economia por conta da escala.

Além disso, para se fundar no foco no cliente (servir melhor e retomar a conexão perdida com a expansão), a TI conseguiu agregar e explorar os dados fornecidos pelos clientes, atrelados ao cartão de crédito (cartões fidelidade). À partir do exame dos modelos de venda, conseguir determinar a forma dos funcionários servirem melhor os clientes e quais novos produtos eles comprarão. A intenção é aumentar o valor gasto a cada ida à loja.

Em suma, com a TI adequada para abrir filiais é possível contribuir para a busca de novos produtos a partir de uma boa gestão de dados, que é a chave para elevar esse valor.

Importância de TI adequada para abrir filiais

Uma TI adequada para abrir filiais é aquela que garante a escalabilidade do negócio, sem deixar de lado a segurança das informações e a agilidade na transmissão de dados entre matriz, outras filiais e clientes.

Quando uma empresa expande, ela precisa estar em dia com o fornecimento de infraestrutura, novos serviços e aplicações, com a recuperação de falhas e desastres, e com o tempo necessário para gerenciar backups. Isso sem contar com a disponibilidade do armazenamento de dados, que poderia ser um grande problema.

Isso porque é comum que, ao expandir, a empresa mantenha o armazenamento nos servidores físicos da matriz. Por isso, é interessante que o gestor procure por uma consultoria de TI para orientá-lo da melhor forma, no sentido de atender às necessidades da empresa no tocante à segurança especialmente. O armazenamento em nuvem, por exemplo, é uma ótima solução.

Uma TI adequada para abrir filiais é tão importante quanto os recursos financeiros e a estrutura física. É a forma de garantir que a expansão será feita de forma segura, protegendo um dos ativos mais importantes de um negócio: a informação.

Para tanto, o gestor deve procurar o serviço de consultoria para encontrar a TI adequada para abrir filiais.

Você se encontra nessa situação? Entre em contato com a gente!


23 de fevereiro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down