Importância de uma infraestrutura de TI adequada para abrir filiais

Importância de uma infraestrutura de TI adequada para abrir filiais

O crescimento de uma empresa não pode ser barrado pelas limitações físicas. Chega o momento em que alguns negócios se veem diante da possibilidade de ampliar seus pontos geográficos de atuação para continuar caminhando em direção ao sucesso. Entretanto, é preciso ter especial cuidado com a infraestrutura, já que uma TI adequada para abrir filiais é fundamental. A consultoria em TI é uma ótima pedida nesses casos.

Quer saber o motivo pelo qual uma TI de alta disponibilidade, com bom custo benefício, é essencial para a expansão da empresa? Veja a seguir!

Por que abrir filiais é um bom negócio?

O crescimento no setor de atuação é o desejo de toda empresa. Quem nunca sonhou com o momento em que é necessário expandir os serviços e conquistar novos mercados? Quando se tem apenas uma loja física, há uma limitação regional da atuação. Mas ao abrir filiais, a empresa consegue levar seu produto ou serviço a clientes de outras localidades.

Um exemplo interessante são alguns grandes escritórios de advocacia, que possuem filiais em mais de 5 estados. A abertura de filiais não ocorreu por acaso; diante de uma demanda jurídica de clientes espalhados no Brasil, não havia como atender às expectativas deles sem estar mais perto.

Se a empresa possui estrutura e recursos para aumentar a produção e a oferta de produtos ou serviços, certamente abrir filiais é um bom negócio. Isso pode ser feito a partir de parceiros ou por conta própria. O importante é expandir.

Dados do mercado de TI para filiais

Em pesquisa de meados de 2016, a Riverbed Technology revelou os desafios das organizações com o gerenciamento de TI em filiais e escritórios remotos, chamados de ROBOs. Os três principais desafios são:

  • Manuseio de recuperação de desastres (54%);

  • Alto custo no fornecimento de IT (46%);

  • Fornecer uma equipe de TI adequada para o suporte (46%).

Eles impactam diretamente nas finanças da empresa, motivo pelo qual é preciso uma infraestrutura de TI adequada para abrir filiais.

Podemos listar também outros problemas em TI encontrados pelas empresas que abrem filiais. A baixa qualidade de links de comunicação pode limitar o funcionamento de algumas aplicações. O espaço físico pequeno pode ser um problema para ter uma sala de servidores.

Exemplo bem sucedido de empresa que investiu em TI para abrir filiais

A Starbucks expandiu seus serviços para mais de 14 mil localizações com o auxílio de bons sistemas de TI. Utilizando a tecnologia para uma expansão rápida, eles tinham sistemas complexos de gerenciamento e definição de localização. A TI foi utilizada pela rede para gerar economia por conta da escala.

Além disso, para se fundar no foco no cliente (servir melhor e retomar a conexão perdida com a expansão), a TI conseguiu agregar e explorar os dados fornecidos pelos clientes, atrelados ao cartão de crédito (cartões fidelidade). À partir do exame dos modelos de venda, conseguir determinar a forma dos funcionários servirem melhor os clientes e quais novos produtos eles comprarão. A intenção é aumentar o valor gasto a cada ida à loja.

Em suma, com a TI adequada para abrir filiais é possível contribuir para a busca de novos produtos a partir de uma boa gestão de dados, que é a chave para elevar esse valor.

Importância de TI adequada para abrir filiais

Uma TI adequada para abrir filiais é aquela que garante a escalabilidade do negócio, sem deixar de lado a segurança das informações e a agilidade na transmissão de dados entre matriz, outras filiais e clientes.

Quando uma empresa expande, ela precisa estar em dia com o fornecimento de infraestrutura, novos serviços e aplicações, com a recuperação de falhas e desastres, e com o tempo necessário para gerenciar backups. Isso sem contar com a disponibilidade do armazenamento de dados, que poderia ser um grande problema.

Isso porque é comum que, ao expandir, a empresa mantenha o armazenamento nos servidores físicos da matriz. Por isso, é interessante que o gestor procure por uma consultoria de TI para orientá-lo da melhor forma, no sentido de atender às necessidades da empresa no tocante à segurança especialmente. O armazenamento em nuvem, por exemplo, é uma ótima solução.

Uma TI adequada para abrir filiais é tão importante quanto os recursos financeiros e a estrutura física. É a forma de garantir que a expansão será feita de forma segura, protegendo um dos ativos mais importantes de um negócio: a informação.

Para tanto, o gestor deve procurar o serviço de consultoria para encontrar a TI adequada para abrir filiais.

Você se encontra nessa situação? Entre em contato com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
23 de fevereiro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down