(031) 3195-0580
4infra

Infraestrutura de TI: gasto ou investimento?

Infraestrutura de TI: gasto ou investimento?

Nos últimos tempos, a consciência sobre a importância da infraestrutura em TI vem crescendo significativamente. Afinal, a tecnologia da informação fornece segurança e potência para atender a todos os sistemas e setores de uma organização. Assim, a corporação deve projetar e administrar sua TI com cuidado, para que todas as funções sejam realizadas de forma efetiva.

Os gestores que, ao invés de montar uma estrutura completa, contratam uma consultoria qualificada em TI, obtêm diversos benefícios. Dentre eles, podemos citar o aumento na produtividade, assertividade nas decisões da corporação, melhoria na qualidade dos produtos e serviços e, por último, mas não menos importante, redução dos custos.

O que uma infraestrutura de TI precisa ter

Os componentes da plataforma são divididos em algumas categorias responsáveis por providenciar a base do sistema. O profissional de TI necessita de serviços que gerenciam dados, desenvolvimento de sistemas e métodos de segurança.

Dentre os elementos necessários para uma infraestrutura de TI, podemos citar:

Hardware: o hardware é todo o equipamento que tem a tecnologia necessária para realizar o processamento e armazenamento de dados. 

Softwares: podem ser divididos em softwares de sistema e aplicativos. Os de sistema fazem a administração dos recursos e das atividades do equipamento. Já os de aplicativos fazem a direção para uma atividade solicitada pelo usuário.

Rede: a rede realiza a conexão de dados entre funcionários e clientes e utiliza a tecnologia para fazer operações internas, como operar sites. 

Além desses elementos, a empresa necessita de análises especializadas para que as necessidades e tecnologias de cada área sejam definidas dentro de uma estrutura de TI. Em seguida, é preciso escolher os fornecedores que ofereçam as soluções e o suporte corretos para o cliente.

Também é preciso entender a necessidade de manutenções e renovações do sistema, sempre buscando uma performance eficiente. Afinal, a infraestrutura de Tecnologia da Informação carece de um alinhamento entre os agentes internos e externos. 

Com isso, os processos são otimizados de forma contínua - e a organização alcança os objetivos pretendidos, crescendo de forma saudável em um mercado cada vez mais competitivo.

Infra de TI é gasto ou investimento? 

Uma infraestrutura de TI é sempre um investimento para a empresa. E uma condição ainda mais vantajosa para o negócio é contratar uma infraestrutura pronta e terceirizada. Essa solução permite uma boa base de desenvolvimento para a tecnologia da informação sem que seja necessário investir em hardware e software para isso.

Essa é, inclusive, uma alternativa excelente para pequenas e médias empresas. Geralmente, os salários de técnicos experientes são altos demais para o orçamento enxuto dos negócios. Assim, a terceirização se mostra como a possibilidade de ter uma equipe especialista sem precisar pagar, a ela, todos os encargos trabalhistas.

Olhar para esse setor com cuidado é muito importante - e isso pode ser visto em números. As empresas que mais investem em TI aumentam a sua cota no mercado e reduzem os custos. Além disso, os resultados financeiros aumentam positivamente e há a garantia de competitividade no mercado. 

A 4infra oferece diversos serviços de TI para sua empresa, tais como: 

  • análise de redes corporativas; 
  • consultoria de projetos em TI;
  • monitoramento remoto;
  • implantação de Firewall e Proxy;
  • e terceirização de TI (CPD), entre outros

Nosso sistema também oferece assistência e prevenção de riscos, além de gerenciar ambientes empresariais de forma prática e eficiente.

Quer investir no futuro da sua organização? Entre em contato com a 4INFRA e saiba mais sobre a terceirização da infraestrutura de TI. 


31 de dezembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down