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Infraestrutura de TI para agências de comunicação

Infraestrutura de TI para agências de comunicação

As agências de comunicação manipulam diariamente uma quantidade enorme de informações – e não só as que dizem respeito à própria empresa, mas principalmente as que se referem a seus clientes. Não é possível tratar tantos dados de forma correta se a empresa conta com uma infraestrutura de TI obsoleta e/ou com poucos recursos de segurança.

Todos nós sabemos da importância da tecnologia da informação para o sucesso de uma organização. E, nesse ponto, TI não se resume a computadores e antivírus para as agências de comunicação; é preciso ir além. Estamos falando da criação de um ambiente digital seguro, confiável e totalmente adaptável às mudanças.

A gestão de infraestrutura de TI dentro de uma agência necessita de praticamente tudo que qualquer organização de outro setor também demanda, incluindo políticas e estratégias de tecnologia, sistemas, equipamentos, softwares específicos e parcerias com especialistas terceirizados.

Tem que ter na infraestrutura de TI para agências de comunicação

A infraestrutura de TI para agências de comunicação vai além dos elementos físicos que suportam a execução das atividades rotineiras, mas inclui também os recursos virtuais, permitindo que todos os processos do negócio funcionem de forma harmoniosa.

Nesse cenário, podemos considerar itens como:

  • Hardware;
  • Software;
  • Aplicativos;
  • Serviços integrados;
  • Armazenamento de dados;
  • Sistemas operacionais;
  • Comunicação de dados;
  • Plataforma de internet.

Para que a agência de comunicação tenha acesso a todos os quesitos tecnológicos listados acima, e potencializar os resultados da empresa, é fundamental seguir alguns passos específicos. Vamos a eles?

Planejamento

O planejamento é a base de qualquer bom projeto. Por isso, não comece nada sem ele.

O pontapé inicial é a avaliação das interfaces da agência com a TI. Nessa etapa, descreva os objetivos de cada ferramenta para a rotina da empresa. Esse levantamento é bem esclarecedor, já que demonstra as dificuldades que a organização pode ter sem essas soluções, como estabelecer orçamentos, gerenciar contratos, fechar folha de pagamento e controlar compras de materiais.

Investimento assertivo

Nenhuma empresa é igual a outra, por mais que sejam do mesmo segmento. Uma ferramenta que dá certo em um tipo de negócio pode não dar certo para outro – e está tudo bem. O ideal é pesquisar as opções disponíveis e verificar qual delas atende melhor os objetivos da sua organização.

Muitos desenvolvedores de aplicativos e softwares permitem que as empresas utilizem uma série de ferramentas em modo teste por alguns dias. É interessante experimentar quantos recursos puder com o objetivo de checar qual atende à sua realidade, mas sempre optar por aquele que traga clareza de resultados.

Olho vivo nas tendências

Começamos avisando que conhecemos a sua dor: não é fácil cuidar do negócio e ainda ter que ficar de olho nas tendências de tecnologia. Mas, se sua empresa quer crescer e ganhar mercado, não tem outro jeito.

No ambiente digital tudo muda muito rápido. Muitas vezes você acabou de comprar a licença de uma aplicação e, com pouco tempo, ela já precisa ser atualizada. A velocidade das transformações é tanta que mal nos damos conta da realidade: muitas vezes, estamos trabalhando com programas ultrapassados.

Por isso é apropriado ter uma pessoa responsável para monitorar atualizações, mudanças de versões e tendências aplicadas às agências de comunicação dentro do setor de TI.

E, se essa pessoa não estiver disponível na organização, preste atenção na dica abaixo.

Dê preferência ao outsourcing de TI

Já parou para pensar que sua agência de comunicação não precisa ter preocupação adicional com a rotina do setor tecnológico, embora precise ter essa área coberta? Entender de softwares, equipamentos, montar estrutura de rede, acompanhar atualizações e monitorar o desempenho de todo ambiente virtual é uma tarefa complicada para quem não é especialista.

Além disso, um erro cometido dentro da zona da TI pode gerar um efeito cascata enorme de prejuízos e dores de cabeça.

Às vezes, ter uma equipe própria para fazer esse tipo de trabalho pode não valer a pena, principalmente no contexto das pequenas empresas. Além de inchar a folha de pagamento, a agência de comunicação pode não ter expertise para selecionar os melhores candidatos de TI. Nesse sentido, o que se pode esperar são problemas e mais problemas.

Você pode ter os melhores profissionais e as melhores soluções tecnológicas ao dar preferência ao outsourcing (ou terceirização) de TI.

Quando se contrata esse tipo de serviço, a agência tem a garantia de ter todos os recursos à mão, incluindo cabeamento, montagem de rede, instalação de sistemas, hospedagem, consultoria na escolha dos programas, fornecimento de computadores, segurança da informação, backup em nuvem, manutenções e muitas outras soluções.

 

Se sua agência de comunicação quer ter tranquilidade na gestão de infraestrutura de TI, venha conhecer a 4Infra. Somos uma consultoria em TI especializada em pequenas e médias empresas que não contam com um departamento de tecnologia exclusivo.

Entre em contato com a gente! Nossos consultores estão à disposição para tirar dúvidas e montar um projeto de acordo com a sua necessidade.


19 de fevereiro de 2021

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