(031) 3195-0580
4infra

Investimento em gestão de TI como redução de custos

Investimento em gestão de TI como redução de custos

É possível investir e ao mesmo tempo reduzir custos? Por mais estranho que pareça, a resposta é sim, pelo menos no que tange à gestão de TI.

É importante lembrar que, quando o assunto é tecnologia, mesmo em momentos de turbulência econômica, ela é cotada para diminuir gastos e elevar a produção dos mais diferentes ramos de negócio.

A TI, em especial, apresentou um crescimento e desenvolvimento que a capacitou como importante estratégia organizacional. Em outras palavras, a gestão de TI é ferramenta essencial para otimizar processos, conectar colaboradores e parceiros e reduzir custos gerais.

Dessa maneira, para que a empresa possa crescer e se manter lucrativa, o primeiro passo do planejamento é investir em gestão de TI. Sabe por que? Não adianta adquirir equipamentos, softwares e aplicações de última geração se não souber implementá-los de forma eficiente, estratégica e de acordo com o perfil da sua organização.

Gestão de TI para redução de custos

Já faz um tempo que a gestão de TI vem sendo utilizada para garantir alta produtividade e performance no mundo dos negócios. Isso porque um investimento correto, em conjunto com um bom planejamento, permite que a empresa encontre meios diversos de se tornar mais competitiva.

Para isso, o gestor deve aliar padrões tecnológicos, objetivos corporativos e necessidades do mercado.

Veja como funciona a gestão de TI para redução de custos na prática:

Infraestrutura escalável

Ter uma infraestrutura de TI que atenda as necessidades de cada momento da empresa é possível. Desembolsar dinheiro do orçamento para aumentar capacidade de armazenamento e velocidade, além de ter um espaço maior no escritório para suportar os servidores, não é mais necessário.

Com o cloud computing, virtualizou-se a maneira de lidar com essas alterações. Ou seja, se a demanda da empresa cresce ou diminui, não é necessário comprar ou vender equipamentos e outros dispositivos. A escalabilidade do computador em nuvem facilita o gerenciamento de recursos operacionais e, simultaneamente, torna seu orçamento mais preciso.

Como a execução é realizada pela nuvem,  o compartilhamento de dados fica mais fácil, integra setores e melhora a rotina da organização.

Automatização dos processos

Chega de trabalhos feitos manualmente e de forma arcaica! Com o uso da tecnologia, os processos de produção têm resultados otimizados. Nesse contexto, além do aumento da produtividade geral, a qualidade do que é feito também se destaca, tornando a entrega final mais confiável e reconhecida pelo público consumidor.

Isso porque a possibilidade de erro é mínima na automatização, o que significa menos falhas, redução de retrabalho e mais força produtiva. Ou seja, a gestão de TI é utilizada a favor da empresa e também dos funcionários, já que torna o trabalho mais ágil e assertivo.

Softwares de acordo com o perfil do negócio

Adotar um software padrão que não cabe no bolso e não é o ideal ao ambiente corporativo em questão pode fazer a empresa perder muito dinheiro. Esse é o típico investimento que vira gasto vazio. O ideal é implementar aplicações que sejam integradas ao ambiente da empresa e façam sentido em seu contexto geral.

Ferramentas elaboradas e/ou utilizadas sob demanda garantem retorno do investimento, eliminam custos e promovem trabalho mais eficaz e produtivo. Isso porque a equipe irá contar com soluções adaptadas ao perfil da empresa, permitindo assim menor índice de erros.

Terceirização de serviços

Para garantir a estabilidade dos serviços de TI, a empresa não precisa ter uma estrutura complexa para o setor ou profissionais próprios de tecnologia. A terceirização da gestão de TI é a medida mais adequada para ter todos os recursos à mão, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Ao contratar uma consultoria de TI, como a 4 Infra, a organização conta com o apoio de especialistas qualificados para orientar, executar processos, realizar manutenção, trocar equipamentos, dar suporte ao usuário e estabelecer estratégias de investimento em gestão de tecnologia da informação.

A terceirização garante a integração da tecnologia de forma integrada com os objetivos do negócio, permitindo flexibilização dos recursos e maximização dos resultados.

Se você tem interesse em reduzir custos em sua empresa com a gestão de TI, venha conversar com os especialistas da 4Infra. Existem soluções práticas, confiáveis e que cabem no seu orçamento para transformar a tecnologia da informação em um dos seus melhores investimentos.


8 de janeiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down