(031) 3195-0580
4infra

Já é hora de contratar internet dedicada?

Já é hora de contratar internet dedicada?

A chegada da internet transformou a maneira com que fazemos negócios, dando mais autonomia, agilidade e eficiência às organizações. É inimaginável, hoje em dia, pensar em trabalhar sem ela, utilizando mecanismos obsoletos do passado. Acho que, se fosse o caso, nem sairíamos do lugar...

É por isso que a palavra-chave no mundo dos negócios é conexão.

Praticamente todas as transações comerciais e administrativas são realizadas via rede, trazendo um enorme diferencial competitivo para quem utiliza a internet. Porém, não se deve contratar qualquer tipo de serviço. Para ter a eficiência que a corporação necessita, a internet precisa ser dedicada.

Você sabe o que isso significa?

Entenda a eficiência da internet dedicada

Muitos dos problemas empresariais estão ligados à tecnologia: aplicativos que travam, softwares que não funcionam e rede que cai o tempo todo são alguns dos exemplos de falhas recorrentes no ambiente de trabalho. Dessa maneira, não basta estar conectado, o serviço precisa ter performance e cumprir aquilo que promete.

Eis que surge a internet dedicada, conexão que liga o dispositivo diretamente aos serviços de distribuição de internet, sem dividir o sinal com um grande número de usuários. Ela oferece alta taxa de transferência de dados, além de ser bem mais estável que a convencional.

A internet dedicada é amplamente utilizada pelas grandes empresas, que não podem sofrer com a instabilidade do sinal. Porém, as PMEs já estão aderindo à internet dedicada por fazer diferença nas atividades diárias.

Diferença entre a internet dedicada e compartilhada

Muitas organizações ainda ficam em dúvida na hora de contratar o serviço por entender que essas diferenças não vão interferir diretamente em suas atividades-fim. Por isso é bom compreender os conceitos que distinguem a internet dedicada da compartilhada.

Ao contrário do que se pensa, internet não é tudo igual – e não estamos falando apenas de operadora e quantidade de velocidade contratada, mas de desempenho da banda em relação a inúmeras funcionalidades.

A internet compartilhada é aquela em que o computador está ligado indiretamente ao provedor, por meio de uma conexão comunitária, que é disputada por vários usuários. Isso afeta a velocidade, que vai diminuindo à medida que várias pessoas se conectam.

A vantagem da internet compartilhada é o baixo custo e a rápida ativação. Em contrapartida, há muita lentidão, oscilação ao fazer downloads e uploads e a velocidade contratada dificilmente fica disponível em tempo integral.

Já a internet dedicada, como dissemos, é utilizada por empresas que necessitam da estabilidade do sinal para conduzir suas atividades, possibilitando entregas com maior velocidade.

Principais vantagens da internet dedicada

Embora o custo da internet dedicada seja bem maior que a convencional, as vantagens desse tipo de serviço superam qualquer valor financeiro.

Veja os principais benefícios de contar com uma internet dedicada:

  • Estabilidade do sinal;
  • Desempenho constante;
  • Viabiliza serviços de telefonia via VoIP mais barato;
  • Garantia da velocidade contratada;
  • Alto desempenho em reuniões virtuais.

De forma geral, é um serviço de alta qualidade que vai melhorar a produtividade da empresa, aumentar a competitividade no mercado e melhorar a visibilidade do negócio diante dos concorrentes.

Quando contratar o serviço de internet dedicada?

Qualquer empresa, independente do tamanho, pode contratar o serviço de internet dedicada para alavancar seus negócios. No entanto, tudo precisa ser avaliado com cautela para que a organização não empregue dinheiro numa tecnologia que não será utilizada.

Apesar de ser um investimento viável e com retornos consideráveis para o negócio, talvez não seja oportuno para a sua empresa em um determinado momento. Por exemplo: se a organização é pequena, com pouquíssimos funcionários e as atividades exercidas não consomem muitos dados, a internet compartilhada pode resolver seu problema.

Para fazer valer o investimento precisa se fazer algumas análises do negócio, como número de computadores com acessos simultâneos, sistemas hospedados em nuvem, entre outras variáveis.

 

Se você quer implantar internet dedicada no seu empreendimento, entre em contato com a 4Infra. Nossos consultores vão avaliar a real necessidade desse tipo de serviço na sua empresa e dar todo o suporte na instalação desse recurso.


10 de março de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down