(031) 3195-0580
4infra

Kanban: tudo o que você precisa saber sobre o método

Kanban: tudo o que você precisa saber sobre o método

Somos fãs de métodos ágeis! Já falamos sobre eles aqui, e abordamos o método Scrum aqui. Hoje, decidimos trazer o método Kanban, porque consideramos que ele é um dos mais eficazes métodos para se trabalhar.

O método Kanban busca facilitar a clareza dos processos e dos projetos. O objetivo é alinhar a equipe e evitar gargalos derivados da pouca compreensão em relação às tarefas desenvolvidas. 

Em equipes de TI, o Kanban pode ser usado com sucesso, facilitando no gerenciamento de fluxos de trabalho e equilibrar a produção. Neste artigo, falaremos sobre o que é o Kanban e como você pode utilizá-lo em sua equipe.

O que é Kanban?

O Kanban foi criado na década de 60, por executivos japoneses da Toyota. O objetivo era simples: controlar o estoque de materiais da empresa, evitando a falta e o excesso de produtos.

O método é bastante visual: consiste em um quadro com colunas e cartões coloridos, onde as colunas representam o status de urgência da atividade e os cartões coloridos, as tarefas necessárias. 

À medida em que as tarefas vão sendo desenvolvidas, os cartões se movem entre “A fazer”, “Em execução” e “Concluído”. 

O Kanban pode ser dividido em dois tipos: o tipo de produção, que consiste em gerenciar os fluxos de trabalho, e o de movimentação (o utilizado pelo Sistema de Produção da Toyota). 

Para que serve o Kanban?

O método tem três principais objetivos. São eles:

#1. Gerenciamento do fluxo de trabalho

Com o Kanban, as equipes conseguem visualizar as tarefas e entender a dimensão e a agilidade do que está sendo produzido.

#2. Equilibrar processos

Por ser um quadro de ampla visualização, o Kanban permite equilibrar os processos em desenvolvimento, mantendo as atividades na ordem correta.

#3. Limitar a produção

Por fim, o Kanban também serve para limitar a capacidade produtiva das equipes. Ou seja, se há ali muitas tarefas ainda em execução, os gestores conseguem compreender que não há como adicionar mais outra.

Além disso, também podem analisar quais as tarefas demandam mais tempo e equipe, além de verificar possíveis dificuldades do time.

Apesar de possuírem esses três principais objetivos, as vantagens que o método oferece são várias e ele pode ser utilizado de forma física e virtual. Confira os benefícios para o seu negócio!

Vantagens do Kanban

O Kanban pode ser utilizado por negócios de diversos setores. Marketing, gestão, administração e TI são exemplos de empresas que podem se beneficiar do Kanban, mas o método pode ser adaptado para diferentes necessidades.

#1. Aumenta a produtividade

O sistema Kanban aumenta a clareza dos processos e de quais atividades devem ser desenvolvidas. Isso acaba tendo como consequência o aumento da produtividade das equipes.

#2. Melhora a comunicação

Por aumentar a clareza, o Kanban melhora a comunicação e o alinhamento entre as equipes. O trabalho em grupo sai beneficiado, e os mal entendidos diminuem à medida que o sistema é instalado com sucesso.

#3. Aumenta a autonomia

O Kanban é um método visual que facilita o entendimento das tarefas. Isso garante a autonomia dos funcionários, já que é só visualizar o quadro para entender qual o próximo serviço a ser desenvolvido.

#4. Aumenta a agilidade

Essa não poderia faltar! O método é um sistema ágil, e como tal, tem como grande benefício o aumento da agilidade no desenvolvimento das tarefas. O aumento da agilidade ainda traz junto com ele outro grande benefício: a redução de custos! 

Quer saber mais sobre metodologias ágeis e como otimizar os processos de sua infraestrutura de TI? Continue lendo o blog da 4infra e saiba mais!


23 de julho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down