(031) 3195-0580
4infra

Mitos e verdades do backup em nuvem

Mitos e verdades do backup em nuvem

O backup em nuvem é uma das grandes inovações da tecnologia da informação. Com ele, a empresa diminui custo, tempo e espaço. O recurso de computação em nuvem permite que todos os dados da organização sejam armazenados e processados em um servidor (ou vários servidores) online.

Essa tecnologia é bastante popular por conseguir, finalmente, eliminar dispositivos físicos para guardar informações, como pendrives, CDs, HDs externos e até equipamentos mais robustos, que ocupavam espaços consideráveis nas empresas e nas casas.

Contudo, ainda existem dúvidas sobre a ferramenta e muita informação sendo divulgada de maneira errônea. Para que você não caia em fake news, separamos alguns mitos e verdades sobre o backup em nuvem.

Acompanhe:

Os custos são mais altos

Mito!

Por ser uma tecnologia mais recente, muitos gestores pensam que o investimento é alto, com instalação e manutenção do sistema. Mas não é nada disso!

Uma das características dos serviços baseados em nuvem é sua escalabilidade, que garante o uso do recurso de TI conforme a necessidade do negócio. O bom efeito dessa funcionalidade é caber no orçamento da maioria das empresas, incluindo as micro.

O backup em nuvem não é seguro

Mito!

Alguns podem sentir certo receio ao utilizar a tecnologia, por não entenderem como os dados ficarão seguros na nuvem. Afinal, as informações são muito valiosas e merecem ser resguardadas.

Mas a verdade é que armazenar os dados remotamente é muito mais seguro do que fazer isso de forma “tradicional”.  No backup em nuvem, as informações e aplicações são distribuídas em vários servidores virtuais, assegurando disponibilidade em caso haja falha ou interrupção do sistema.

Backup em nuvem aumenta a produtividade

Verdade!

No armazenamento convencional, os usuários só podem acessar as informações quando têm em mãos o dispositivo que as guarda, seja um computador ou pendrive. Nesse contexto, acessar arquivos pode ser uma dificuldade, principalmente se a pessoa que precisa das informações está fora do alcance dos hardwares necessários para tanto.

Com a migração dos dados para o backup em nuvem, a empresa ganha mais autonomia e mobilidade. Ou seja, as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora, bastando ter acesso à internet.

Além disso, o backup em nuvem é uma ferramenta estratégica para o trabalho em home office. Já que os dados são acessados de maneira remota, essa pode ser uma boa saída para novos formatos de trabalho.

É mais uma moda criada pelo mercado, e logo vai embora...

Mito!

O backup em nuvem não é uma moda que logo as pessoas vão esquecer. Ele é uma tendência com cada vez mais adesão dos empresários.

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, o crescimento dos serviços de backup em nuvem acontece de forma exponencial em todo o mundo. As empresas que não aderirem à tecnologia serão consideradas tão raras e obsoletas quanto as que não usam a internet em pleno século XXI.

Backup em nuvem também serve para pequenas empresas

Verdade!

Os serviços em nuvem favorecem empresas de todos os portes, em especial os pequenos empreendimentos que, na maioria das vezes, têm receio em investir em tecnologia.

Muitas PMEs já utilizam o cloud computing em sua rotina diária, principalmente as redes sociais para fazer a divulgação e venda dos seus produtos e serviços.

 

Os serviços baseados em nuvem trazem grandes benefícios para as organizações, mas eles precisam ser estratégicos e pensados para atender de forma eficiente cada tipo de negócio.

Por isso, antes de implementar o backup em nuvem ou qualquer outro serviço de TI, entre em contato com uma consultoria especializada, como a 4Infra, para analisar as possibilidades que melhor se adequem à sua empresa.


7 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down