O cloud computing é uma inovação que mudou completamente a interação das empresas com a infraestrutura computacional. E isso já é realidade no Brasil e no mundo.
Atualmente, cerca de 80% das organizações já utilizam serviços em nuvem para executar algumas ou todas as atividades do negócio. No Brasil, mais de 50% das operações de TI são gerenciados a partir dessa tecnologia.
Em outras palavras, a computação em nuvem é um “caminho sem volta”. A tecnologia atende não só as grandes empresas, mas gera vários benefícios para os pequenos e médios empreendimentos.
Contudo, há quem acredite que a computação em nuvem não é isso tudo que falam dela… Essas pessoas argumentam que o serviço é ineficiente, além de caro e complexo. Será?
Decifrando a computação em nuvem
Computação em nuvem nada mais do que o uso de servidores remotos e máquinas virtuais em substituição à infraestrutura física que ocupava espaço considerável na empresa. Isso quer dizer que todos os equipamentos e servidores utilizados para armazenar e processar dados foram transferidos para um fornecedor de sistema em nuvem.
Sendo assim, a empresa pode comprar o serviço com inúmeras opções de uso, podendo adquirir banco de dados, máquinas virtuais, softwares, aplicativos e instâncias, entre outros.
Com isso, as PMEs podem adicionar e reduzir equipamentos, aumentar velocidade, inserir outros programas conforme demanda. A cobrança pelo serviço varia de acordo com o espaço utilizado em nuvem.
Contudo, ainda existem muita contradição em torno dos benefícios do cloud computing. Abaixo apresentamos alguns mitos e verdades sobre a adoção dessa tecnologia em PMEs.
Somente as grandes empresas podem usufruir do cloud computing?
Esse é o mito que mais se ouve no mundo corporativo: empresas menores não podem se servir da tecnologia. Nada disso!
Por ter uma estrutura escalável, o cloud computing se molda a todos os tamanhos de empresa, proporcionando, inclusive, crescimento ágil da organização. Existem empreendimentos, como as startups, que já nascem com aplicações em cloud. O ponto em comum a todas elas é o crescimento exponencial a partir da adoção da ferramenta.
A tecnologia cloud exige muito investimento?
Mito! As aplicações em nuvem promovem justamente o contrário, maior economia de recurso e redução de custo.
No modo convencional, o negócio teria que arcar com os custos do equipamento, mão de obra para instalação, manutenção e profissionais especializados para ficar por conta das atualizações do sistema.
Com a cloud computing isso muda: você paga apenas pelo serviço e equipamentos contratados e por eventuais manutenções na segurança da rede. Além disso, não é necessário onerar a folha de pagamento com a contratação de técnicos especializados. Tudo está incluso no contrato da terceirizada que vai fornecer o serviço em nuvem.
Cloud computing melhora a segurança dos dados
Verdade.
O que mais preocupa os gestores das empresas é o quão seguro está seu banco de dados. A verdade é que, por distribuir o armazenamento de informações em diversos servidores, o cloud computing é focado na questão de segurança de sistemas.
A tecnologia auxilia na redução de ataques ou paradas repentinas na plataforma que prejudicam a produção ou a venda de seus produtos. Além disso, mesmo que haja algum desastre, a nuvem mantém backups remotos que podem ser recuperados a qualquer momento.
A tecnologia é difícil de operar?
Mito! O sistema em nuvem é muito mais simples do que muita gente pensa. As soluções oferecidas já vêm configuradas para determinadas atividades, como interfaces gráficas, executando ações com poucos comandos.
Cloud computing é ideal para dados críticos
Verdade! Em virtude das opções avançadas de segurança, a nuvem é o ambiente mais recomendado para armazenar dados críticos.
Ainda vemos organizações arquivando seus dados mais importantes nas máquinas locais, pen drives e hd externos, o que é um erro. O sistema em cloud oferece mais segurança, podendo trabalhar de forma híbrida, conectando servidores de nuvem a servidores locais. Tudo para que o usuário tenha mais opções de acesso de seus dados.
Esperamos que esse texto tenha clareado o conceito de cloud computing – e, mais que isso, que ele pode ser, sim, uma realidade nas PMEs.
Se você tem interesse em iniciar um projeto para instalação do cloud computing, pode contar com a gente. Nós da 4Infra estamos à disposição para esclarecer a tecnologia e colocá-la no coração da sua empresa.
Entre em contato e converse com nossos especialistas!