(031) 3195-0580
4infra

Mitos e verdades sobre cloud computing

Mitos e verdades sobre cloud computing

O cloud computing é uma inovação que mudou completamente a interação das empresas com a infraestrutura computacional. E isso já é realidade no Brasil e no mundo.

Atualmente, cerca de 80% das organizações já utilizam serviços em nuvem para executar algumas ou todas as atividades do negócio. No Brasil, mais de 50% das operações de TI são gerenciados a partir dessa tecnologia.

Em outras palavras, a computação em nuvem é um “caminho sem volta”. A tecnologia atende não só as grandes empresas, mas gera vários benefícios para os pequenos e médios empreendimentos.

Contudo, há quem acredite que a computação em nuvem não é isso tudo que falam dela... Essas pessoas argumentam que o serviço é ineficiente, além de caro e complexo. Será?

Decifrando a computação em nuvem

Computação em nuvem nada mais do que o uso de servidores remotos e máquinas virtuais em substituição à infraestrutura física que ocupava espaço considerável na empresa. Isso quer dizer que todos os equipamentos e servidores utilizados para armazenar e processar dados foram transferidos para um fornecedor de sistema em nuvem.

Sendo assim, a empresa pode comprar o serviço com inúmeras opções de uso, podendo adquirir banco de dados, máquinas virtuais, softwares, aplicativos e instâncias, entre outros.

Com isso, as PMEs podem adicionar e reduzir equipamentos, aumentar velocidade, inserir outros programas conforme demanda. A cobrança pelo serviço varia de acordo com o espaço utilizado em nuvem.

Contudo, ainda existem muita contradição em torno dos benefícios do cloud computing. Abaixo apresentamos alguns mitos e verdades sobre a adoção dessa tecnologia em PMEs.

Somente as grandes empresas podem usufruir do cloud computing?

Esse é o mito que mais se ouve no mundo corporativo: empresas menores não podem se servir da tecnologia. Nada disso!

Por ter uma estrutura escalável, o cloud computing se molda a todos os tamanhos de empresa, proporcionando, inclusive, crescimento ágil da organização. Existem empreendimentos, como as startups, que já nascem com aplicações em cloud. O ponto em comum a todas elas é o crescimento exponencial a partir da adoção da ferramenta.

A tecnologia cloud exige muito investimento?

Mito! As aplicações em nuvem promovem justamente o contrário, maior economia de recurso e redução de custo.

No modo convencional, o negócio teria que arcar com os custos do equipamento, mão de obra para instalação, manutenção e profissionais especializados para ficar por conta das atualizações do sistema.

Com a cloud computing isso muda: você paga apenas pelo serviço e equipamentos contratados e por eventuais manutenções na segurança da rede. Além disso, não é necessário onerar a folha de pagamento com a contratação de técnicos especializados. Tudo está incluso no contrato da terceirizada que vai fornecer o serviço em nuvem.

Cloud computing melhora a segurança dos dados

Verdade.

O que mais preocupa os gestores das empresas é o quão seguro está seu banco de dados. A verdade é que, por distribuir o armazenamento de informações em diversos servidores, o cloud computing é focado na questão de segurança de sistemas.

A tecnologia auxilia na redução de ataques ou paradas repentinas na plataforma que prejudicam a produção ou a venda de seus produtos. Além disso, mesmo que haja algum desastre, a nuvem mantém backups remotos que podem ser recuperados a qualquer momento.

A tecnologia é difícil de operar?

Mito! O sistema em nuvem é muito mais simples do que muita gente pensa. As soluções oferecidas já vêm configuradas para determinadas atividades, como interfaces gráficas, executando ações com poucos comandos.

Cloud computing é ideal para dados críticos

Verdade! Em virtude das opções avançadas de segurança, a nuvem é o ambiente mais recomendado para armazenar dados críticos.

Ainda vemos organizações arquivando seus dados mais importantes nas máquinas locais, pen drives e hd externos, o que é um erro. O sistema em cloud oferece mais segurança, podendo trabalhar de forma híbrida, conectando servidores de nuvem a servidores locais. Tudo para que o usuário tenha mais opções de acesso de seus dados.

 

Esperamos que esse texto tenha clareado o conceito de cloud computing – e, mais que isso, que ele pode ser, sim, uma realidade nas PMEs.

Se você tem interesse em iniciar um projeto para instalação do cloud computing, pode contar com a gente. Nós da 4Infra estamos à disposição para esclarecer a tecnologia e colocá-la no coração da sua empresa.

Entre em contato e converse com nossos especialistas!


6 de novembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down