(031) 3195-0580
4infra

Mitos e verdades sobre virtualização de servidores

Mitos e verdades sobre virtualização de servidores

Quando pensamos em tecnologia, logo vem aquela sensação brusca de mudança, tirando todo mundo da zona de conforto e fazendo com que as empresas operem basicamente os mesmos equipamentos, só que de formas diferentes entre si, com mais ou menos funcionalidades à disposição.

Lembra da mudança do telefone analógico para o digital? Muita gente reclamou, muitas coisas foram publicadas sobre a tecnologia, mas, ao final, todo mundo saiu ganhando.

Podemos dizer que, salvas as proporções, o mesmo acontece com a virtualização de servidores, que nada mais é que uma forma mais ágil e eficiente de executar muitos sistemas operacionais a partir de um mesmo hardware.

Mas, como tudo que é inovação chega ao mercado com certa desconfiança por parte do público, a virtualização de servidores também é “vítima” de mitos que acabam impedindo sua necessária implementação. Por isso, resolvemos desvendar de uma vez por todas o que está por trás da engenhoca chamada “virtualização de servidores”.

A virtualização de servidores cabe no orçamento de todas as empresas

Verdade.

A virtualização de servidores traz benefícios para empresas de todos os portes, já que oferece maior disponibilidade de recursos, tolerância nas falhas e recuperação de desastres. Sua implementação ajuda a reduzir custos de infraestrutura e simplifica questões relacionadas a gerenciamento e manutenção de servidores.

Muitos gestores pensam que o custo com essa tecnologia é alto, não sendo viável para os pequenos e médios empreendimentos. Mas o fato é que ela foi desenvolvida para qualquer tamanho de negócio que consolida servidores, representando uma boa economia nos gastos operacionais, como energia, manutenção, troca de equipamentos e administração.

Embora haja a necessidade de investimento na implementação, a virtualização de servidores por si só gera uma economia gradativa, capaz de cobrir esse custo.

A tecnologia oferece pouca segurança

Mito.

Um servidor virtual é tão seguro quanto um físico, pois tem a mesma configuração. É claro que cada empresa desenvolve as suas próprias normas de segurança, mas todas devem cumprir os critérios que gerenciam e protegem seus dados.

Em certos níveis, a virtualização de servidores é ainda mais segura do que a manutenção de servidores próprios, que exigem ambientes com temperatura específica e muitos cuidados no dia a dia para que funcionem plenamente.

A virtualização requer habilidades específicas

Mito.

Implantar um projeto de virtualização de servidores requer as mesmas competências e habilidades necessárias à implementação de um servidor físico, já que o conhecimento para operar hardware pode ser aplicado no ambiente remoto.

Além disso, os sistemas operacionais e as soluções instaladas virtualmente se comportam do mesmo modo que em um computador físico. Dessa maneira, o especialista em TI está capacitado para gerenciar, também, os servidores virtuais.

Virtualização de servidores garante economia de espaço físico

Verdade.

Há algum tempo, era comum às empresas reservar parte do ambiente do escritório para instalar o servidor, que não era pequeno. Com a virtualização, isso passa a não ser necessário, já que a tecnologia funciona de forma remota, o que gera economia de espaço físico.

Os servidores virtuais oferecem desempenho inferior aos físicos

Mito.

O que acontece na realidade é que os recursos do servidor físico não são utilizados em sua totalidade, passando a maior parte do tempo ociosos e gerando desperdício.

Com a virtualização de servidores, as soluções são otimizadas de acordo com a demanda. Isso quer dizer que a tecnologia permite a criação de novos servidores, conforme o aumento da necessidade.

A instalação é bem mais simples

Verdade.

A instalação de servidores físicos é bem mais complexa, já que inclui mais pessoas no trabalho para a correta ambientação de hardwares e softwares. Na virtualização de servidores o processo é mais simples, sendo necessária apenas uma pessoa para realizar o serviço.

O backup não é totalmente seguro

Mito.

Muito pelo contrário. O backup em um servidor virtualizado tem rápida restauração e é muito eficiente na recuperação de dados em situação de desastre. Afinal, as informações são enviadas para a nuvem.

Em contrapartida, no ambiente físico isso não acontece, já que o próprio equipamento pode estar em perigo.

 

Quer começar o ano com um projeto inovador para a sua empresa? A 4Infra pode te ajudar a promover a virtualização do seu servidor de forma segura, com eficácia, profissionais competentes e com preço que cabe no seu orçamento. Entre em contato com a gente!


13 de janeiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down