(031) 3195-0580
4infra

Nuvem pública: saiba o que e conheça as inovações da área 

Nuvem pública: saiba o que e conheça as inovações da área 

Tecnologia que tem conquistado cada vez mais espaço, a computação em nuvem, também conhecida como cloud computing é uma inovação que veio para ficar. No dia a dia do trabalho, você provavelmente já lidou com essa inovação. 

Presente em tecnologias como o Google Documentos, a nuvem é um tipo de tecnologia que usa a grande escala da internet para a hospedagem de arquivos. Um dos tipos que tem ganhado espaço é a nuvem pública. 

De acordo com a Gartner, a estimativa é que, nos próximos anos, o investimento em serviços de nuvem pública tenha um crescimento de até 21,7% em 20221. A empresa de consultoria ainda estima que o setor movimentará 396 bilhões de dólares em 2021. 

Afinal, como funciona a nuvem pública?

Opção mais comum quando o assunto é cloud computing, a nuvem pública  é um conjunto de serviços oferecidos a outros indivíduos e instituições na internet pública. A partir dele, qualquer pessoa consegue usar esse serviço de forma gratuita ou até mesmo comprá-lo.

Usado por empresas em várias partes do mundo, a nuvem pública possui servidores próprios que atuam de forma independente. De maneira isolada, o provedor atua na alocação de sistemas, dados, softwares. 

Cada um dos servidores ligados à nuvem pública são usados por provedores de maneira terceirizada e, após esse processo, eles são entregues à internet. Nesse sentido, a nuvem pública é um modelo compartilhado, que é dividido com outras empresas. 

Por conta dessas características, o sistema público oferece mais escalabilidade se comparado com as nuvens privadas. Além disso, outras vantagens para as empresas são a economia de gastos ligados às compras que o sistema privado exige. 

Além do mais, a redução de gastos com o uso da nuvem pública também envolve a infraestrutura, gerenciamento e instalação de hardwares e aplicativos. Isso ocorre porque, essas demandas que a nuvem exige serão feitas pelo provedor de serviços. 

Vale a pena investir na nuvem pública?

Além da economia de recursos, que envolve a escolha da nuvem pública, outras características são mais vantajosas que a nuvem privada.  Com inúmeras etapas, a plataforma desse serviço é mais rápida de ser implantada em uma empresa. 

Além disso, a tecnologia cloud computing está em algumas tendências e inovações. O sistema 5G, por exemplo, é uma das novidades da telecomunicação que conta com a computação de nuvem. Isso graças à velocidade, escalabilidade e flexibilidade do sistema.

Outra vantagem é a acessibilidade da nuvem pública. Isso porque, por ser uma tecnologia compartilhada, seus custos são menores. Dessa forma, pequenas empresas conseguem usá-la. 

Além do mais, os empreendimentos possuem a liberdade de selecionar pacotes que atendam as necessidades do negócio .Ou seja, podem investir em serviços que façam mais sentido para a realidade da empresa. 

Com acesso a internet, todos os colaboradores da empresa conseguem acessar informações do empreendimento. Entretanto, nem tudo é perfeito na nuvem pública. Por conta dessa facilidade em relação ao acesso, podem existir problemas ligados à segurança. 

Entretanto, é possível contornar o problema caso a sua implantação aconteça dentro de padrões de segurança. Se bem utilizada, sua segurança pode ser tão boa quanto a nuvem privada. 

A partir de um provedor que siga esses padrões de segurança, como um sistema que detecta possíveis invasões, por exemplo,essa questão não será um grande problema

Para isso, sua empresa pode contratar um serviço para auxiliá-lo nesse processo. Com uma equipe de especialistas, a 4infra oferece suporte técnico na área de tecnologia da informação. Entre em contato no nosso site!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down