O que acontece em uma auditoria de TI?

O que acontece em uma auditoria de TI?

Com certeza você já ouviu falar em auditoria de TI e pode até ter alguma dúvida sobre isso. Trata-se de uma prática necessária que tem como objetivo garantir que todos os procedimentos tecnológicos estão sendo cumpridos, identificando possíveis melhorias nos processos.

Se você pensa que auditoria de TI é para as multinacionais e grandes empresas, esse texto pode ser surpreendente: pequenas e médias empresas também precisam dispor desse recurso. O assunto vem ganhando força em todos os tipos e tamanhos de empreendimentos, pois é um esforço que pode resultar em muitos benefícios para o negócio.

Afinal, o que é uma auditoria de TI?

De maneira geral, fazer uma auditoria consiste em analisar determinada área ou processo da empresa, a fim de entender como funciona a atividade, quais os problemas que geram gargalos e as melhorias que podem ser realizadas.

Em se tratando de TI, a auditoria vai verificar, de forma minuciosa, as várias frentes da governança da tecnologia da informação de uma empresa, procurando entender como são realizadas as atividades do setor.

Nesse sentido, o auditor pode avaliar, por exemplo, as conformidades de aquisição de bens e serviços e se o processo foi feito conforme as normas da empresa e da legislação vigente.

Em outras palavras, a auditoria de TI é um caminho para avaliar qualidade, eficácia e efetividade do departamento de TI.

Na prática, como isso funciona?

Existem duas formas de fazer auditoria em TI: a primeira é quando um colaborador interno, com experiência em auditagem, realiza o processo a pedido da gerência. A outra é a contratação de uma auditoria externa.

Quando se chama uma consultoria de fora para realizar auditoria de TI, ela vai se responsabilizar por tudo, desde o mapeamento do processo, cronograma de execução e diagnóstico até os planos de ação e possíveis correções na área.

Esse processo tem o objetivo de adequar o setor de TI às novas demandas e conceitos do mercado, por ser a tecnologia uma área dinâmica, inovadora e responsável pelo desenvolvimento da organização. Por isso, estar alinhado às melhores práticas já corroboradas por outras empresas pode colocar a sua em vantagem competitiva.

Vantagens da auditoria de TI para as organizações

A auditoria de TI não só mapeia as oportunidades de melhoria como também oferece vários benefícios para o negócio. Alguns exemplos são:

Redução de risco

Ao fazer auditoria, a empresa vai avaliar os riscos em relação aos pilares de TI que são confidencialidade, integridade e disponibilidade da infraestrutura, fatores que podem impactar o desempenho do setor.

Com esse mapeamento, fica mais fácil identificar as ameaças e tomar decisões assertivas para mitigá-las, melhorando a segurança e o desenvolvimento de estratégias.

Segurança da informação

Segurança é um dos itens que mais chama a atenção dos gestores, por sua absoluta necessidade. Os ataques cibernéticos são mais comuns do que a gente pensa, e incluem roubo de dados e sequestro de informações primordiais para o planejamento do semestre ou ano.

Os ataques de hackers estão cada dia mais sofisticados, fazendo com que as empresas precisem estar atentas às novas soluções de combate às ameaças digitais.

A auditoria de TI consegue identificar as falhas e avaliar em que ponto as ações de segurança da informação foram mal projetadas e executadas. Com base nesse laudo é possível reforçar programas de segurança e agir preventivamente para evitar danos.

Cumprimentos legais e contratuais

A auditoria de TI verifica se os requisitos específicos da tecnologia da informação estão sendo cumpridos conforme as regulamentações legislativas.

Esses acompanhamentos são de extrema importância, principalmente pelas boas práticas que são avaliadas por órgãos que concedem certificações, tipo a ISO. Mas isso só é possível se a empresa for analisada por uma auditoria.

As auditorias de TI, essenciais nesse processo, evitam que a organização seja multada ou perca a certificação, que é bastante exigida como prova de expertise e qualidade – e pode colocar a empresa em destaque nacional e internacional.

Outro ponto importante das auditorias é verificar os licenciamentos dos softwares. De nada adianta implantar processos que melhorem a interface da TI com as outras áreas e utilizar programas piratas, que são versões perigosas e que não garantem a operação de todas as suas funcionalidades.

Assim sendo, a auditoria de TI identifica o problema e propõe ações para resolver, evitando danos às empresas.

 

As informações e os dados levantados pela auditoria de TI são fundamentais para que a gestão tenha um cenário claro do que está acontecendo no setor e quais são os pontos de melhorias, aumentando assim sua visibilidade e competitividade no mercado.

Se a sua organização vai passar por uma auditoria e ainda não sabe como proceder, a 4Infra pode te ajudar. Somos uma consultoria de TI que, dentre outras atividades, auxilia as empresas na preparação para esse processo. Além disso, atuamos no atendimento dos requisitos propostos pelos auditores.

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Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
28 de dezembro de 2020

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