(031) 3195-0580
4infra

O que é – e como utilizar – o e-mail cloud

O que é – e como utilizar – o e-mail cloud

A tecnologia da computação em nuvem, considerada por muitos anos uma “tendência bem futurista”, já é realidade. Ela permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da internet, sem que seja necessário instalar softwares nas máquinas.

A expansão dessa modalidade não para, tanto para uso pessoal quanto sendo adotada por empresas de diferentes tipos e tamanhos. E, entre as soluções na nuvem que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, está o e-mail cloud.

O e-mail em nuvem traz inúmeros benéficos para o negócio, sendo os principais uma economia maior de recursos e agilidade nos processos através do envio de mensagens eletrônicas.

Diferenciais do e-mail cloud

Há muito tempo o e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo corporativo – e não apenas pela troca de informações, mas pelo registro e arquivamento de resoluções importantes para a empresa. Atualmente, um e-mail pode servir até como prova jurídica, já que conversas armazenadas no correio eletrônico são consideradas válidas para decisões judiciais.

 Acontece que a ferramenta tradicional, embora cumpra a função de enviar e receber mensagem, possui desvantagens que são facilmente supridas pela modalidade na nuvem.

Por exemplo: o e-mail cloud corporativo atua sem a necessidade de servidores e equipamentos físicos, instalação de softwares ou sistemas nos computadores dos usuários. O que ocorre é que tudo que, antes, tomava muito espaço, hoje fica hospedado em servidores remotos, mantidos por um provedor, precisando apenas de internet para logar.

Um dos pontos chaves do e-mail cloud é não utilizar um servidor físico, mas essa é apenas uma das diversas vantagens que esse recurso oferece. 

Veja algumas outras razões pelas quais a sua empresa pode adotar sem medo o e-mail cloud ainda hoje:

Redução de custos

Como a ferramenta é utilizada em uma base virtual, a companhia vai deixar de investir em hardwares e softwares. Isso gera economia, já que o e-mail cloud elimina do orçamento os gastos com aquisições, atualizações de máquinas e manutenções.

Ainda que as contas do e-mail cloud sejam pagas, os custos desse serviço são bem mais acessíveis do que um servidor dedicado dentro da empresa para essa finalidade, valendo a pena o investimento.

Mobilidade

Quando a empresa passa a usar o e-mail cloud, ela começa a ganhar mobilidade. Isso significa que o usuário não precisa ficar preso a um dispositivo ou local para acessar sua conta: ele pode realizar a tarefa de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet. 

Um bom exemplo disso é quando o colaborador está fora da organização e precisa voltar correndo para o escritório para checar os e-mails, ou pedir a um colega que verifique se chegou a mensagem que estava aguardando, já que sua caixa de entrada é acessível apenas de sua máquina. 

Com o cloud e-mail, essa situação deixa de existir. De qualquer aparelho e lugar é possível acessar a caixa de mensagem, estimulando o aumento da produtividade da equipe e aumentando o dinamismo nas tomadas de decisão.

Disponibilidade

No e-mail tradicional, é muito comum o sistema parar por completo e ficar indisponível minutos (ou horas) a fio. Você tenta enviar uma mensagem importante para um cliente e não consegue. O tempo vai passando e as chances de fechar um negócio ficam cada vez menores.

Os servidores do e-mail na nuvem oferecem altos níveis de disponibilidade. Por serem ultramodernos, as manutenções e atualizações são feitas constantemente, possibilitando um nível mínimo de problemas técnicos.

Pode aparecer algum problema de disponibilidade no e-mail cloud? Pode. No entanto, a estrutura é formada por servidores auxiliares, que criam redundância e aumentam a confiabilidade operacional. Assim, no pior cenário possível, mantem-se reduzido o tempo de inoperabilidade.

Segurança

Quem nunca abriu a caixa de entrada e se deparou com mensagens de bancos cobrando dívidas que nunca existiram, ou de príncipes sauditas que querem dar dinheiro para quem passar uma mensagem para frente, que atire o primeiro clique no cursor. 

Todos já passamos por esse tipo de situação, que é um ponto sensível quando se fala em uso de dados pela internet.  A contaminação por vírus, ataques de hackers e ameaças de spywares e ransomwares infectam servidores, invadindo e-mails com arquivos corrompidos.

Os servidores do e-mail cloud são protegidos com tecnologia avançada e os sistemas são criptografados. Através dessa solução, há automatização de backup e um excelente firewall – além de, claro, uma política clara de controle de acesso às informações.

Se você não utiliza uma solução como o e-mail cloud na sua organização, aqui vai uma verdade que pode doer: você está perdendo tempo e dinheiro. A 4Infra é uma consultoria em TI que auxilia empresas a melhorar suas performances operacionais a partir dessa e de outras soluções modernas para aplicação imediata e resultados garantidos.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

.


22 de janeiro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down