O que é Endpoint? Garanta proteção de dispositivos com essa solução

O que é Endpoint? Garanta proteção de dispositivos com essa solução

Entenda o que é endpoint e conheça as funcionalidades que podem ser agregadas à segurança do seu negócio!

O mundo digital está em constante evolução, proporcionando inúmeros  benefícios para a sociedade, como melhoria da comunicação, integração entre sistemas e aplicativos, além dos inúmeros recursos para o ambiente corporativo. 

No mesmo passo do crescimento tecnológico, surgem também os ataques cibernéticos, como ransomware, phishing e malware, causando danos financeiros e de reputação às empresas.

Por conta disso, a segurança se tornou um dos pilares de qualquer organização,  impedindo que pessoas não autorizadas acessem dados sensíveis e confidenciais. 

Para isso, uma das estratégias utilizadas é o endpoint, um serviço de proteção que oferece segurança de última geração para qualquer tipo e tamanho de negócio.

Mas o que é o Endpoint?

Para entender o que é o Endpoint, é preciso saber que o termo se refere a qualquer recurso final que se conecta a uma rede, como computadores, laptops, smartphones, tablets e até mesmo dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Ou seja, endpoints são considerados pontos de entrada e saída para dados. E, com o aumento do número de dispositivos conectados e a crescente complexidade das ameaças cibernéticas, garantir a proteção tornou-se prioritário.

E é aqui que entram os endpoints.

Endpoints são um conjunto de tecnologias e práticas que tem como objetivo proteger os dispositivos finais contra os ataques de hackers.

A solução oferece uma camada adicional de segurança, detectando e bloqueando ameaças em tempo real, antes que elas possam comprometer a integridade e segurança dos dispositivos e os dados armazenados neles.

Quais as funcionalidades do endpoint?

O serviço de endpoint ajuda a proteger dispositivos como notebooks, telefones celulares e PC´s contra atividades maliciosas, monitorando todas as superfícies  de ataques e detectando malware e outras ameaças que possam propagar em sua rede.

Assim, cada arquivo inserido em qualquer terminal é analisado, fornecendo um painel de controle em que os gestores possam monitorar e reagir a cada ataque aos dispositivos.

Para combater as intrusões nas redes, existem várias funcionalidades e recursos que um serviço de endpoints pode oferecer. Entre os mais comuns estão:

Antivírus e Antimalware

Essas ferramentas são responsáveis por detectar e eliminar vírus, malwares e outras ameaças que podem infectar os dispositivos.

Assim, elas executam varreduras regulares nos sistemas em busca de arquivos maliciosos, removendo-os de forma eficaz.

Firewall

O firewall de endpoint monitora o tráfego de rede e impede que as ameaças externas acessem os dispositivos, atuando como uma barreira de proteção.

Dessa forma, ele age filtrando pacotes de dados infecciosos e evitando que hackers e malwares explorem as vulnerabilidades dos sistemas.

Controle de Aplicativos

Essa funcionalidade permite que os usuários definam quais aplicativos podem ser executados em seus dispositivos.

De modo geral, isso previne a instalação de softwares maliciosos e garante que  apenas pessoas autorizadas pela empresa permaneçam na rede corporativa.

Atualizações e Patches Automáticos

Manter os sistemas operacionais e softwares atualizados é crucial para garantir a segurança dos dispositivos.

Uma solução de proteção de endpoints pode automatizar o processo de instalação de atualizações de patches, garantindo que os dispositivos estejam sempre protegidos contra as últimas ameaças.

Monitoramento e Análise de Comportamento

Essa funcionalidade permite que a solução de proteção de endpoints monitore o comportamento dos dispositivos, buscando atividades suspeitas.

Assim, são identificadas possíveis ameaças, além de ser possível tomar medidas preventivas antes que elas causem algum tipo de dano.

Se você ainda não utiliza o serviço de proteção endpoint, é preciso que saiba dos riscos em relação à integridade de suas informações.

Por isso, agora que você já sabe o que é endpoint e conhece seus benefícios, é hora de considerar essa opção e manter seu negócio mais seguro e competitivo.

O mais importante é que a 4Infra pode te ajudar nesse processo: entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores!



Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
27 de setembro de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down