(031) 3195-0580
4infra

O que é WiFi 6E - e como ele muda sua empresa

O que é WiFi 6E - e como ele muda sua empresa

É impossível entender como o mundo passou tanto tempo sem internet. Ela tem sido uma das responsáveis pelo crescimento dos negócios, principalmente das PMEs. Uma das grandes inovações é o WiFi, que permite a computadores e dispositivos móveis conexão à rede sem a necessidade de cabo.

Quando a gente pensa que não há mais nada para ser criado nessa seara, chega a notícia de algo que promete ainda mais rapidez e redes estáveis. Estamos falando do WiFi 6E, um novo padrão de redes sem fio, com frequência de 6GHz, que garante conexões mais estáveis a dispositivos adaptados ao novo conceito.

A internet sem fio hoje oferece dois tipos de bandas, de 2,4 e 5 Ghz, que atendem às demandas dos usuários, mas com algumas reclamações, principalmente no que diz respeito à oscilação e queda constante do serviço.

O WiFi 6E chega, nesse primeiro momento, não como uma substituição das bandas já existentes, mas como o mais novo padrão sem fio. A nova tecnologia promete reduzir problemas de congestionamento e melhorar a performance das redes WiFi em situações de alta demanda, como jogos e vídeos.

Impactos do WiFi 6E nos negócios

Sem dúvida a chegada do WiFi 6E vai trazer uma melhoria no desempenho dos sistemas corporativos, já que aumenta a capacidade da rede, permitindo que mais dispositivos sejam conectados simultaneamente. Isso tudo sem reduzir a velocidade de conexão, além de proporcionar economia de energia.

O fato é que a nova tecnologia traz todos esses benefícios ao mesmo tempo que oferece melhoria na operação da frequência 6GHz, aumentando mais 1.200 MHz de largura de banda.

Hoje, com a pandemia e o modelo de trabalho em casa, os relatos com dificuldades de conexão e estabilidade da rede são praticamente unânimes: sons e imagens que travam no meio de uma videoconferência, lentidão da internet, sistemas que demoram para processar a informação, vídeos que não abrem de imediato e downloads que precisam ser interrompidos.

Para garantir a excelência das atividades é preciso ter uma ótima conexão de internet. Só assim evita-se qualquer problema de ineficiência no trabalho. A proposta do WiFi 6E é justamente resolver os obstáculos que afetam a qualidade do modelo home office, cuja tendência é permanecer mesmo após a pandemia.

O que esperar da conexão WiFi 6E?

A nova versão do WiFi oferece inúmeras vantagens em relação ao padrão antigo, permitindo que o usuário perceba claramente a diferença entre as duas modalidades. Veja quais são elas:

Rapidez

Essa é, sem dúvida, a grande vantagem prometida pelo modelo WiFi 6E. A expectativa é que a velocidade da internet aumente 40% em relação ao padrão anterior.

Consumo de energia reduzido

Esse item representa maior vida útil da bateria do seu equipamento, implementando um recurso chamado Target Wake Time. Trata-se de um ponto de acesso que entende qual dispositivo está conectado, capaz de colocá-lo no modo hibernação sempre que necessário.

Ao ligá-lo novamente, a transmissão volta a ser acionada.

Melhor qualidade em videoconferências

Com a pandemia, viajar ou se locomover para fazer reuniões e tratar de assuntos de negócios é algo inconcebível. É por isso que as videoconferências vêm ganhando mais adeptos a cada dia. Os problemas ficam por conta dos travamentos de imagem e dos sons entrecortados, que acabam afetando a qualidade dos trabalhos.

Com o WiFi 6E a realidade vai ser outra, já que o modelo fornecerá velocidade e potência necessárias para permitir videoconferências contínuas em resoluções 4k.

 

O novo modelo de conexão WiFi 6E ainda não está disponível na América Latina. Existem uma série de protocolos que devem ser analisados por especialistas e aprovação da Anatel, mas tudo indica que sua implantação por aqui deve ocorrer em 2022.

Quer saber mais sobre essa nova tecnologia? A 4Infra se coloca à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Caso queira, entre em contato com a gente ou acompanhe as informações pelo nosso blog.


7 de abril de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down