(031) 3195-0580
4infra

Onde adotar a terceirização de TI em uma PME

Onde adotar a terceirização de TI em uma PME

Você quer utilizar sua equipe interna de TI para fazer a diferença nas estratégias de crescimento e inovações de sua empresa? Se sua resposta é sim, é preciso adotar a terceirização de TI nas funções recorrentes em uma PME. As tarefas mais burocráticas, mas igualmente importantes, não podem ocupar o tempo dos profissionais que conhecem melhor seu negócio. Veja onde adotar o outsourcing de TI na sua empresa!

Backup

Um dos pontos mais importantes na política de segurança de dados de uma empresa é a rotina de backup.

É preciso identificar as ameaças e ter consciência de que não são apenas os ransomwares e malwares que preocupam o gestor de TI. A falha humana é também uma grande fraqueza na segurança de dados, assim como as falhas de hardware ou software. Diante desse cenário, o backup surge como prática obrigatória para diminuir os riscos.

Entretanto, sabe-se que, dada a velocidade e o volume de dados na rotina empresarial, pode ser muito trabalhoso configurar o backup, bem como escolher as melhores soluções para o serviço (apesar de o Cloud Backup ser o mais utilizado atualmente). Na hora de escolher, é preciso considerar:

  • Versionamento de dados;
  • Emissão de relatórios diários;
  • Sistema de backup;
  • Existência de rotinas automáticas de execução;
  • Criptografia;
  • Imunidade a acidentes;
  • Restauração de dados imediata;
  • Escalabilidade.

Com esse vasto checklist para segurança em backup e com a necessidade de configurá-lo conforme a demanda da empresa, um profissional interno de TI poderia perder grande parte do seu tempo para essa tarefa burocrática. Por isso, o backup é uma boa função para adotar a terceirização de TI em uma PME.

Suporte presencial e remoto

Já imaginou utilizar um profissional de TI da empresa para realizar a manutenção periódica dos equipamentos da infraestrutura? Ou para resolver problemas complexos que demandam uma atenção dedicada por vários dias? É desastroso pensar que esse profissional, que detém vasto conhecimento sobre os negócios e as estratégias da empresa, é utilizado para prestar um suporte.

Por isso, uma das áreas em que se pode adotar a terceirização de TI em uma PME é o suporte presencial e remoto.

O suporte remoto vem sendo utilizado com sucesso por grandes empresas que desejam se beneficiar da redução de custos, da escalabilidade da equipe remota, da diminuição no tempo de atendimento e de entrega de serviços.

O suporte presencial terceirizado também é utilizado para casos mais complexos, e é comum que uma mesma empresa preste os dois serviços.

Desenvolvimento de projetos paralelos

Alguns projetos de TI são pontuais, mas demandam bastante conhecimento técnico. Para essas funções, adotar a terceirização de TI pode ser uma prática muito eficiente, com ótimo custo-benefício.

Imagine que sua empresa precise de uma análise de redes corporativas para entender melhor onde estão os gargalos e as vulnerabilidades que colocam em risco o desempenho das aplicações. Porém, uma análise aprofundada envolve o diagnóstico da infraestrutura de TI, a análise dos relatórios de tráfego da rede e a criação de um plano estratégico. É uma função complexa, que demandaria muito tempo dos profissionais internos.

Por isso, a terceirização de TI em uma PME para desenvolver projetos paralelos, mas complementares e fundamentais à atividade, é uma ótima prática.

Os negócios que aderem ao outsourcing de TI tem a garantia de uma gestão eficiente de seus sistemas, já que existe uma equipe qualificada e dedicada somente às funções para as quais foi contratada. Segurança, eficiência e funcionalidade são características intrínsecas à uma empresa confiável que presta esses serviços e soluções em Tecnologia da Informação.

A principal preocupação do gestor é encontrar essa empresa, uma vez que ela participará da estrutura organizacional, lidando com dados estratégicos do negócio. Se você não possui um prestador de serviços com profissionais competentes e qualificados para trabalhar com sua infraestrutura, a 4infra pode te ajudar.

Entre em contato conosco e veja todos os serviços que oferecemos para contribuir para o sucesso de seu negócio!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down